sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A Saúde em Cabo Frio continua pedindo socorro. Aliás, pede socorro há 17 anos. Nada foi investido na estrutura preventiva para aumentar os postos do programa ESF's. Só se pensa na emergência da UPA. O HCE não foi reaberto conforme promessa de campanha. Continua faltando remédios na Farmácia Básica do Município e nos hospitais, e nem as decisões judiciais para fornecimento de remédios especiais vêm sendo cumpridas.

* Não adianta ficar trocando nomes. Tem que trocar o projeto e fazer da saúde uma das políticas públicas prioritárias. Privatizar a gestão, como vem sendo articulado nos bastidores, não vai solucionar o atual estado de caos e de insatisfação popular. Vai apenas tornar menos transparente a execução orçamentária e a fiscalização dos recursos públicos. A Saúde nesta cidade já elegeu e continua elegendo muita gente e também já enriqueceu e continua enriquecendo muita gente.

* Ambas as administrações, Marquinhos e Alair, tratam a saúde como prestação de serviços e não como direito inalienável da população. Mas deve ter muita gente satisfeita, pois ambos são eleitos e reeleitos !!!!!!!!!!!


* VAI SER ENGRAÇADO !!

Com o anúncio de que o PP, partido do atual prefeito Alair Correa, aderiu a coligação formada para eleger Pezão(PMDB), como fica a promessa do prefeito de apoiar Garotinho?
Será que Garotinho é mesmo candidato a governador?
Alair vai subir no mesmo palanque de Cabral, Marquinhos, Paulo Melo e Janio?

Tenho dito: Muita coisa ainda vai "rolar debaixo da ponte". Estas pesquisas de intenção de votos são prematuras, tendo em vista a grande indefinição política. Servem para "turbinar" o nome e buscar "uma graninha" de algum incauto empresário doador.

Outra coisa: Mostra mais uma vez aquilo que estamos repetindo a muitos anos. Estes "caras" são ora aliados, ora adversários, dependendo da ocasião, dependendo de seus interesses pessoais e conveniência política de grupos. Política não é isso. Isso tem outro nome que não preciso citar. Os interesses da população "passam longe" destes acordos.
Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016 !
Só se engana quem quer !!!


* A população e os movimentos sociais organizados continuam aguardando o "prefeito cumpridor de promessas" convocar a tal Comissão Municipal de Transporte para discutir soluções e as demandas populares sobre o tema, diante da inoperância do transporte coletivo na cidade. O objetivo do governo parece que foi atingido. Conseguiu "engavetar" na justiça a ação popular impetrada pelo Movimento Ecoar que questiona a licitação fraudulenta, efetivada no governo passado de Marcos Mendes e defendida "ferozmente" pelo "novo" governo Alair Correa. Conseguiu viabilizar o subsídio sem auditar a planilha de custos da empresa concessionária que cobra uma das tarifas mais caras do Brasil, transferindo quase 3 milhões de reais por mês de recursos públicos para a empresa.
A nossa digníssima Câmara de Vereadores que não fiscaliza nada, neste caso também, exibe o tradicional "silêncio sepulcral". Por que será?
Oh pergunta difícil !!!!!!!!!!!


* O governo Alair, apesar de todo o esforço midiático, manobrando programas de rádios, programas de TVs e jornais, tentando passar a imagem que a administração avança e realiza, não consegue convencer. As redes sociais resistem e apontam a inação em várias áreas de políticas públicas essenciais. A Saúde segue agonizando em seus problemas, a Educação tem mais um início de ano letivo confuso e mal planejado. A coleta de lixo é apenas razoável no centro e péssima na periferia. As ruas e calçadas seguem esburacadas sem a devida atenção da Secretaria de Obras que é tocada por um veterinário, e pasmem, tem outro veterinário como subsecretário. Não há um política estruturada de ordenamento urbano, com carros em calçadas e falta de ação dos guardas municipais para ajudar no controle do transito. A violência urbana atinge níveis nunca vistos sem que haja nenhuma ação do poder municipal para pressionar as autoridades estaduais. Nenhuma política pública voltada para a periferia, visando ajudar a combater este índices de violência e promover mais justiça social, com consequente redução da desigualdade existente na cidade.

* Nenhuma ação efetiva de geração de empregos e qualificação profissional, a não ser os empregos sazonais proporcionados naturalmente pela alta temporada. Nada realizado em termos de política habitacional, a exceção de 03 casas que foram entregues com pompa e circunstância midiáticas para iludir incautos. Nada produzido em termos de asfaltamento e saneamento básico, salvo algumas ruas no distrito de Tamoios. Valores exagerados e sem sentido para promover shows de artistas da mídia que trazem um turismo de massa que na maioria das vezes transtornam a vida dos moradores. Nenhuma ação efetiva para dar maior transparência as contas públicas.

* Nem as obras faraônicas e perdulárias da orla da Praia do Forte e do alargamento da Av. Joaquim Nogueira, as meninas dos olhos do prefeito, conseguem cumprir o seu cronograma de entrega. São inauguradas ao modo "Casas Bahia", ou seja, em suaves prestações. Esta demora já promove desgaste nos equipamentos e nas construções, que provavelmente precisarão de reparos, fazendo aumentar ainda mais seus custos com os já tradicionais aditivos.

* Entretanto, ressalto boas iniciativas nas áreas de esporte e cultura, com bons projetos que podem avançar ainda mais, além do cumprimento do PCCR, apesar dos erros cometidos no pagamento de algumas categorias.


* Num mundo dominado pelos valores neoliberais e globalizantes, onde o individualismo e a competitividade se sobrepõem aos valores da solidariedade, é fundamentar lutar e defender nossos direitos, além de mantermos a dignidade e o senso de justiça, que são coisas inegociáveis ou deveriam ser. A injustiça deve ser combatida por todos. Este post do Anonymous Rio nos leva a refletir sobre isso:

"Primeiro dia de aula, o professor de 'Introdução ao Direito' entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Qual é o seu nome?
- Chamo-me Nelson, Senhor.
- Saia de minha aula e não volte nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Nelson estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.
Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
- Agora sim! - vamos começar .
- Para que servem as leis? Perguntou o professor - Seguiam assustados ainda os alunos, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso, para que haja justiça.
E agora, para que serve a justiça?
Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor .
- Para diferençar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém respondam a esta pergunta:
Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não! - responderam todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais! Vá buscar o Nelson - Disse.
Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período."


* Passados mais de 15 dias do ato de protesto contra o aumento das passagens que vitimou o cinegrafista da Band e deu início a uma série de ataques ao PSOL, e principalmente, ao Deputado Estadual Marcelo Freixo, com todos os tipos de ilações possíveis, embora sem qualquer fundamento fático, segue a "sanha" acusatória da grande mídia, principalmente, das Organizações Globo e seus veículos de comunicação, da revista Veja, do Jornal o Dia, de sites de extrema direita e até de alguns sites governistas.
Fica uma pergunta : A quem interessa atacar de forma tão frontal um deputado de um partido pequeno, de esquerda e socialista, de vida reta e que tem um mandato inteiramente voltado para as demandas populares e da classe trabalhadora ?
Qual o interesse em atingir um parlamentar fiscalizador ferrenho da utilização do dinheiro público na ALERJ, cumprindo seu papel constitucional, que não tem nenhum processo e nenhum desvio de função no exercício do mandato ?
Não é difícil de saber as respostas !!

* Marcelo Freixo é um político em clara ascensão, que teve 28%( 1 milhão de votos) dos votos para prefeito do Rio de Janeiro, praticamente sem estrutura, sem recursos dos donos do capital e dos "donos do Rio" que estavam na campanha de Eduardo Paes(PMDB). Uma candidatura independente, com a campanha "tocada" pela militância socialista e movimentos sociais que fez "tremer" a máquina eleitoral do PMDB. Uma candidatura que assustou a grande mídia que é parceira do PMDB no município e no Estado e é regiamente "paga" por isso, através da veiculação da publicidade oficial.

* Análises preliminares e pesquisas eleitorais projetam para Freixo uma votação em torno de 500 a 600 mil votos na reeleição para Deputado Estadual. Isso significa que ele arrastará mais 4 ou 5 deputados, fora os outros companheiros de bancada, que podem levar o PSOL a ter a maior bancada da Alerj na próxima legislatura. Os "caras" tremem de medo deste quadro. E tem muitos outros motivos.............

* Um recado: Continuem batendo com estes "fracos argumentos" e com estas "ilações risíveis" que o tiro vai sair pela culatra. Vão fazer o Marcelo Freixo crescer ainda mais. Vale a pena lembrar daquele velho ditado:
" Não se chuta cachorro morto".

* Ainda sofre o tema, vale registrar o post efetuado no face pelo Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ) sobre os recentes ataques a Freixo:
"PELA CULATRA

A tentativa de vincular o PSOL e Marcelo Freixo à trágica morte do cinegrafista Santiago Andrade foi tão absurda e arbitrária que imediatamente gerou uma enxurrada de análises sensatas e manifestações de apoio que se contrapõem à campanha difamatória feita por parte da imprensa.
'Formadores de opinião' respeitados e de diferentes linhas de pensamento encheram as páginas do próprio jornal O Globo e de outros jornais de grande circulação. O Mandato Chico Alencar fez uma seleção de alguns dos melhores textos sobre o episódio. Está em ordem alfabética.
Compartilhe! E coloque o link de outros textos nos comentários.

PS: Não vale textos da Veja!
Acabou a baderna, por Gregório Duvivier
http://bit.ly/1hzHtGu
O bloco dos desobedientes, por Pablo Ortellado
http://bit.ly/1eZPBIj
Carta de apoio, por Leonardo Boff
http://on.fb.me/1ebLqsV
A exaltação de um factóide, por Marcelo Freixo
http://glo.bo/1h2MjY5
Freixo outra vez, por Caetano Veloso
http://glo.bo/1jTpOcY
Frutos indigestos, por Janio de Freitas
http://bit.ly/1fl8olT
A gota de sangue, por Luiz Eduardo Soares
http://bit.ly/1d6ZLXZ
História, por Francisco Bosco
http://glo.bo/1gmmEJ3
O jogo dos “7 erros” do advogado do chefe das milícias, por Juntos
http://bit.ly/MFC9TP
Liberdade corre riscos quando não se sabe o que fazer com ela, por Alberto Dines
http://bit.ly/1fDzMrP
Mais política, menos amor, por Marcus Faustini
http://glo.bo/1jTpYkv"
‘Modus in rebus’, por Daniel Aarão Reis
http://glo.bo/1bPUlpA
O Perigo White Bloc, por José Murilo de Carvalho
http://glo.bo/1d707Ol
O troco de Marcelo Freixo nas Organizações Globo, por Fabio Nassif
http://bit.ly/OgbGxg
Urubus na carniça, por Cátia Guimarães
http://bit.ly/1jTq6jU
Os vivos e os mortos, por Vladimir Safatle
http://bit.ly/1mfxmVP


* Daqui a pouco as rapidinhas ......................

Nenhum comentário :

Postar um comentário