terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Impressiona a falta de providências da Secretaria de Meio Ambiente do Município, do Inea, além de outros órgãos ambientais, em relação a esta estupidez do esgoto "a céu aberto" no orla dos quiosques. O maior cartão postal da cidade relegado ao desleixo. É mais um ponto negativo associado a esta obra de estética horrorosa, de funcionalidade precária, perdulária e não prioritária. É também mais uma situação de omissão de nossos vereadores, incapazes de fazer qualquer crítica contundente ao executivo.

* Como a transparência não é forte destes "caras" fica impossível saber o real montante gasto nesta famigerada obra. Algumas observações dão conta de cerca de 35 milhões de reais. Entretanto, com os visíveis desgastes dos equipamentos instalados, pisos rachando, desgaste no madeiramento, vidraçarias quebrando, tinta descascando, plantas morrendo, etc, logo logo, virão os tais aditivos que vão colocar estes custos "nas alturas". O pior de tudo isso é que vem mais obras nesta área do metro quadrado mais caro da cidade. Remodelação do Canto do Forte e da área sequencial dos quiosques na direção do Algodoal. Enquanto isso na periferia..............................."seja o que Deus ou o Diabo quiser" !!!!!


* O "novo" velho governo contrariado com a decisão da 2º Vara Cível de Cabo Frio que determinou a convocação dos professores concursados de 2009 e disciplinou a forma de contratação no município, já recorreu da decisão em 2º Instância para derrubar a sentença que foi favorável ao Sepe Lagos. É grande a dificuldade destes velhos caciques, leia-se, Alair Correa e Marcos Mendes, de se adaptar aos novos tempos e governar dentro da legalidade. Criador e criatura, mestre e pupilo, gostam de governar de "cima para baixo", submetendo a todos, inclusive o funcionalismo, a este sistema de empregabilidade, baseados em contratos, visando exercer desta forma uma dominação política sobre as famílias envolvidas e assim se perpetuarem no poder.

* Tem dado certo, a prova é que governam a cidade há quase vinte anos. O Modelo é concentrador de renda, dividiu a cidade entre "centro e periferia", faz a cooptação do poder legislativo as custas de cargos, benesses e outras práticas fisiológicas, não tem nenhuma transparência no trato com o dinheiro público e se utiliza do seu poder econômico, graças ao excepcional orçamento, para ser o principal empregador da cidade. Mas quer ser empregador nestes moldes: contratos feitos com grande influência política do QI, associados com dominação política. Na outra ponta mantém a "máquina inchada" com um número absurdo de cargos comissionados, com posições sobrepostas na estrutura organizacional, visando acomodar uma infinidade de aliados dos acordos pré-eleitorais. E para fechar, um nepotismo escancarado.
Mas tem gente que defende, apoia, participa e vota. Viva a democracia !!!!!!!!!!!!


* Esta semana recebi a alcunha de "eterno candidato a tudo", dada por um certo blogueiro governista, que gosta de criticar outros governos, mas não tem a humildade de "olhar o próprio umbigo". O governo dele não erra, só acerta (sic). Em primeiro lugar não fui candidato a tudo. Fui candidato duas vezes a deputado estadual e duas vezes a prefeito, sempre pelo mesmo partido, o PSOL, que ajudei a fundar no Estado e no Município. Não me elegi, é certo, mas não me omiti como alguns que ficam criticando em frente a tela do computador ou sentado nas macias poltronas da sala de estar. Me propus a enfrentar de frente e a participar do processo político por não concordar com o que ocorre na cidade há 17 anos. Foram sempre candidaturas corajosas e independentes e que nunca se apequenaram diante do poder econômico exibido pelos meus adversários, bancados financeiramente pelos "mesmos de sempre", que são aqueles que querem que nada mude.

* As minhas candidaturas "fogem" a compreensão que o blogueiro tem da política. Não seguem os padrões conservadores do pragmatismo político oportunista, bancadas por alianças estapafúrdias e pelo dinheiro dos que vão nos explorar e oprimir depois. As minhas candidaturas e as demais que virão ( para alegria de uns e desespero de outros) são de enfrentamento a este modelo de gestão e a esta estrutura sóciopolítica que implantaram há décadas neste estado e neste município, e que hoje, após todos estes anos, mostram claramente que não resolveram adequadamente as demandas da população. É só olhar o baixo nível das políticas públicas essenciais na cidade: educação, saúde, transporte, emprego e renda, habitação popular, segurança pública, lazer e cultura, etc e etc.

* São candidaturas movidas por questões ideológicas, com outro olhar na forma de organizar os bens coletivos, além de servir também a um processo de construção partidária. Faço e continuarei fazendo o meu papel, colocando meu nome e as ideias defendidas pelo meu partido para apreciação da população. Ela sim, é a responsável por determinar vitórias e derrotas. Temos hoje um processo político-eleitoral dominado pelo poder econômico. Verdadeiros pilantras e ladrões do dinheiro público, que exibem suas evoluções patrimoniais na "cara da população", apoiados por este sistema de financiamento privado de campanhas, comprando votos e a consciência de grande parte da população pobre, se elegem com uma facilidade impressionante. A vitória eleitoral não está relacionada a capacidade e ao preparo do candidato. Muita gente também sabe disso, por isso continua votando, tentando mudar e construir novas alternativas.

* As jornadas de junho de 2013 mostraram que informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016. Estarei nesta luta e mais uma vez colocarei meu nome a disposição, isso se o partido e o conjunto de nossa militância assim o aprovarem. A vitória me fará feliz, pois vou pode participar de forma mais ativa e atuante de um conjunto de mudanças sem dar obediência servil a este domínio do grande capital. Entretanto, a derrota não vai me envergonhar e nem me abater para o prosseguimento das lutas. Não vejo cargo público eletivo como obsessão e nem sou carreirista político. Se fosse assim não militaria no PSOL. Não dependo da política para sobreviver e nem tenho ambições patrimoniais. Norteio-me por outros valores, onde os ideais socialistas, a solidariedade e os interesses coletivos tem papel preponderante.

* Um processo de renovação política tem sido pedido pelas ruas, mas é importante cuidar que esta renovação não seja apenas de nomes, pois vai aparecer um sem número de "novas caras", mas que representam os interesses dos "velhos caciques de sempre". É fácil perceber, basta prestar atenção em quem apoia e banca. A renovação precisa ser um processo mais amplo, novos nomes, novos projetos e novas ideias. Não adianta votar nas "caras novas" envelhecidas pela velha política, pois aí será trocar "seis por meia dúzia" !!!!!!!!!!
Antes que eu esqueça, o tal blogueiro defende isso, daí os ataques em quem quer romper com este "esquemão !!!!!!


* Alias por falar em "pragmatismo político", Janio Mendes e Marcos Mendes, acompanhados de vários assessores, se encontraram num café no centro da cidade para falar de política. Tudo indica, se a justiça deixar, não por causa de Janio, mas por causa do ex-prefeito com suas contas reprovadas pelo TCE e inúmeros processos, que vem aí uma dobradinha "suprapartidária". Janio(PDT) na reeleição para deputado estadual e Marcos Mendes(PMDB) para deputado federal. É assim que funciona, não importa que foram adversários de ocasião no passado e se acusaram mutuamente neste período. São os "interesses maiores" e o "amor por Cabo Frio" que levam a estas "parcerias estranhas".
Depois querem que a gente faça parte disso. Me poupem !!!
Prefiro perder sozinho do que ganhar com estes "caras" !!!!!!!!


* O TRE-RJ, esta semana, emitiu um comunicado "interessante" visando coibir a propaganda eleitoral antecipada e colocando a disposição da população algumas alternativas de denúncias. É hilário porque quase todo dia assistimos abusos e atropelamentos desta lei em todos os planos de disputa. A campanha presidencial é uma festa de abusos. Idem na sucessão estadual. Tudo isso acontece nas barbas do Tribunal e ele nada faz. Nas disputas parlamentares aqui em nossa cidade já vemos candidatos bancando eventos e outras "coisitas" mais. A justiça eleitoral não vê e ninguém denuncia. Mas é importante divulgar o comunicado. Segue abaixo:

"Propaganda antecipada pode ser denunciada no site do TRE-RJ.
É proibida a propaganda eleitoral antes de 6 de julho: iniciativas de políticos ou partidos visando angariar votos antes dessa data podem ser denunciadas no site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br) pelo sistema e-Denúncia. No ar desde sexta (14), ele permite ao cidadão comunicar irregularidades na propaganda eleitoral e acompanhar o andamento da denúncia no próprio site. A notícia será submetida à apreciação do juiz eleitoral responsável pela fiscalização, que poderá determinar a realização de diligências ou enviar ao Ministério Público Eleitoral."

* Daqui a pouco as rapidinhas .......................

3 comentários :

  1. Claudio Leitão,
    Sou um leitor atento de quase todos os blogs da cidade. Sou engenheiro aposentado, nascido como você em Niterói, mas já radicado aqui a cerca de 15 anos. Apesar de ler, não costumo fazer comentários. Observo apenas e vou percebendo o estilo e tipo de visão de cada um. A esta altura da minha idade não quero me envolver em polêmicas e debates. Desta vez estou me manifestando, desculpe mas vou fazer como anônimo por questões particulares, pois li o seu tópico sobre renovação e me sensibilizei. O meu voto e da minha esposa e filha foi para você em 2012. Se você for candidato a deputado será de novo, mesmo tendo discordancias com seu partido. Não desista, você tem muito valor e as pessoas vão perceber. Paciência e perseverança.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo,
    Agradeço de coração a sua confiança e as palavras de incentivo.
    Valeu.
    Claudio.

    ResponderExcluir
  3. Longe de mim, causar "detrito" entre as partes, mas segundo o "diagnóstico comportamental" de um "redator " do melhor tabloide Alairzista , o Cláudio vai ter que deitar em um divã, porque está em conflito na escolha da candidatura. Ou seja, é candidato a tudo, segundo o "redator"

    ResponderExcluir