domingo, 2 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Este post nos faz pensar e reflete de forma muito real e consciente a relação entre pais e filhos. É fundamental passar os seus valores para os filhos, mas o caminho e a decisão na grande maioria dos casos serão sempre deles. Lembra também um velho ditado da sabedoria popular: "Você pode tentar proporcionar para seus filhos tudo aquilo que você nunca teve, porém não esqueça de dar o que você teve."


* Lutar contra a corrupção, transparência e ética na política não é bandeira de um só partido ou movimento social. É tarefa de toda a sociedade. O PSOL tem buscado estas práticas e tem tido o reconhecimento de vários setores desta mesma sociedade, mas não está livre de desvios de conduta por parte de seus membros. O partido nunca se assumiu como formados por "vestais" ou "anjos de sacristia", mas nesta "geleia geral" em que se tornou a política brasileira, tem se caracterizado por ter em seus quadros políticos honestos e estar sempre ao lado das demandas dos trabalhadores e na defesa dos interesses públicos e coletivos.
Críticas políticas são sempre bem vindas, pois ajudam a corrigir rumos e estratégias, entretanto, toda generalização é injusta, em qualquer campo, inclusive na política.
Buscar mudanças, estabelecer rupturas e impor derrotas "ao sistema" gera desgastes e atrasos no propósito de estabelecer um novo padrão de governabilidade. Querer comparar administrações de prefeitura que estão no seu "primeiro ano real de governo", onde o partido não tem nenhuma responsabilidade com os desmandos anteriores, com velhos caciques e partidos conservadores, viciados nas práticas da velha política e com vários anos de mandatos anteriores, na minha humilde opinião não é sensato. Estas gestões precisam ainda receber dos críticos o benefício da dúvida e um resguardo maior que o tempo irá mostrar.


* Alias, por falar em lutas e causas dos trabalhadores, segue o calendário de atividades do Sepe-Lagos para que todos possam compartilhar e ver que a luta de classes ainda não acabou, apenas mudou a forma e o contexto. Destaque especial para o Ato do dia 05 de fevereiro, próxima quarta, as 13 horas, em frente ao Fórum, onde será discutida em audiência a questão da Ação Popular do MP que obriga a prefeitura a fazer "o chamado" dos concursados da educação. Força a todos os profissionais da Educação. Sigo neste caminho e em breve estarei ainda mais dentro desta luta.
Luta que segue !!!!!!


* Esta Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação, que será realizada em Cabo Frio, entre 05 e 07 de fevereiro, foi bastante elogiada pela qualificação dos palestrantes convidados, porém não está aberta aos professores contratados. Como a maior parte das atividades será realizada no Ginásio Poliesportivo, a SEME poderia criar uma alternativa administrativa para a participação dos contratados, já que "todo mundo" sabe que vários destes contratos serão renovados.
Uma outra questão que chamou a atenção foi o alto custo do evento. Sobre este fato, vale a pena analisar o que o postou nas redes sociais o Blog Pó de Giz, especializado nas questões ligadas a educação:

"Pelas contas que fizemos, a Prefeitura pagou os R$ 510,00 de cada efetivo para o Instituo Conhecer. Pagando no bolo poderia ter feito um BELO desconto! Elogiamos o evento, a agora retiramos o elogio! É CARO... muito CARO! Poderíamos fazer, sem o "atravessador" a contratação dos palestrantes. Sairia MUITO mais em conta e não teríamos a limitação para a participação dos contratados. Também não entendemos a inexigibilidade de licitação, uma vez que trata-se de empresa privada, mas não temos conhecimento da lei de licitação. O convênio com universidades públicas dão ao executivo a inexigibilidade por reconhecido valor, mas a este Instituto Conhecer?? Se existe essa prerrogativa, na nossa avaliação, não deveria..."


* Seguem fortes os boatos nos bastidores da política cabofriense que o "novo" velho governo pretende privatizar a gestão na saúde do município. O "troca troca" na pasta segue sem dar uma solução estruturante a área. Será um erro ainda maior. Há 16 anos que a saúde pública na cidade pede socorro por falta de investimento, planejamento e gestão. Insistem em focar na emergência e no improviso, em detrimento do óbvio, que é o foco na saúde preventiva. Neste período, a Saúde já elegeu e enriqueceu muita gente !!!!

* Os exemplos de privatização no Estado e na cidade do Rio de Janeiro, adotados pelos governos do PMDB, utilizando Cooperativas e OS's ( Organizações Sociais) tem gerado muitos desvios e escândalos de corrupção, sem apresentar de forma prática nenhuma melhora na "prestação dos serviços". Este é o detalhe, a privatização entende a saúde pública como prestação de serviços e não como direito inalienável do cidadão. Este tipo de gestão também impede a fiscalização por parte do legislativo, facilitando a reprodução de fraudes. Tem secretário estadual que roubou muito e depois foi estudar em Harvard. Alguém lembra?

* Sobre o fato, vale lembrar matéria recentemente publicada no Blog do jornalista Ancelmo Góis que trata do combate aos desvios de recursos públicos por parte de MP. Confira a matéria e reflita se é isso que você quer ver no município. É só um exemplo, existem muitos outros:

"MP do Rio investiga Iabas e outras 11 OS's da saúde.
O Ministério Público do Rio está investigando, desde o início do ano passado, os contratos que o poder público do Rio firmou para ceder a gestão de unidades públicas de saúde a Organizações Sociais (OSs). Ao todo, 12 OSs estão sob a mira do MP, entre elas, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), que administra a UPA de Madureira.
A investigação está com o Grupo de Atuação Integrada da Saúde (Gais) do MP.
Além do Iabas, são investigadas as seguintes OSs, que atuam em unidades estaduais e municipais, na capital e em outras cidades da Região Metropolitana do Rio: Biotech, Viva Comunidade, Centro de Estudos João Amorim, Unir Saúde, Sociedade Espanhola de Beneficência, Lagos Rio, Instituto Data Rio, Inase, Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, Hospital-Maternidade Terezinha de Jesus e CEP 28."


* O Caso do "vai e volta" do prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, não é para comemorar e sim "pra lamentar". Reflete mais uma vez o "fundo do poço" da política em nossa região, onde "mandatários" e seus respectivos "apoiadores" vibram com suas vitórias e sofrem com derrotas no enfrentamento com a justiça. Só o fato do político estar enfrentando a justiça deveria funcionar como "sinal de alerta" para futuras eleições, mas aqui, como também em várias outras regiões do país, os interesses individuais de alguns se sobrepõem aos interesses coletivos, os quais, esses políticos contrariam, daí sua admoestação pelas "garras da lei". Mas tem sempre os bons advogados, as brechas da lei, a cumplicidade de parte da população, os cargos, a grana farta.........................


* O comportamento do brasileiro em relação ao voto pouco mudou nos últimos anos. Ele reflete o caráter conservador da sociedade brasileira, embrião de nossa representatividade política. As manifestações de junho de ano passado e seus consequentes reflexos criaram alguma expectativa de mudança para 2014 e 2016. Esta insatisfação pode desembocar para duas vertentes:
1 - O aumento dos votos brancos e nulos, dando um caráter de negatividade às eleições.
2 - A possibilidade de renovação dos quadros políticos, principalmente no legislativo.
Uma resposta precisa ser dada ao caos instalado no ambiente político. As escolhas vão depender da vontade e visão de mundo de cada um. Não podemos ficar apenas no terreno das lamentações !!!!!!!!!!!!!!!!


* A direita brasileira segue "batendo forte" na Ilha Caribenha, mas os resultados alcançados pelo regime, volta e meia deixam seus críticos embasbacados. A falta de liberdade democrática é a única crítica pertinente na minha opinião. Este trecho de uma matéria da revista Carta Capital coloca mais "lenha na fogueira":

"CartaCapital
"Na ditadura dos Castro todo mundo come. E não são criancinhas. Dezesseis países cumpriram a meta estipulada pela FAO, em 1996, de erradicar a fome. Cuba foi um deles. Apesar do embargo norte-americano e dos editoriais em nossas folhas e telas cotidianas.
O embargo dos EUA a Cuba vem desde 1962. Em março de 2015, no Panamá, será realizada uma nova Cúpula das Américas. Não será a hora, presidente Obama?"

Vamos levantar o embargo, Obama?
Eu gostaria que os críticos também abordassem esta questão.


* O artigo publicado aqui no blog da cientista política e antropóloga, Rosana Pinheiro Machado, intitulado "Sobre a esquerda caviar e outras alucinações" teve grande acesso nas redes sociais. Rosana aborda com uma clareza impressionante "as alucinações doentias" de determinados membros e grupos representantes da extrema direita brasileira. Confira um trecho. O artigo está disponível em sua íntegra, logo abaixo:

"Nesse contexto ameaçador, é preciso requentar a mitologia anti-comunista, reproduzida sem qualquer conexão com a realidade. Comer criancinha não cola mais. Colava durante a ditadura militar, quando jovens “fanáticos” davam a sua vida pela liberdade. Aquelas meninos barbudos e meninas de sandália hippie tinham apelo social. Mas perderam seu apelo após a hegemonia do american way of life dos anos 1990. Os barbudos se transformaram num ícone da derrota e do passado para a direita bem enfeitada das colunas sociais. Mas as coisas mudaram, pois os padrões hegemônicos tem se mostrado um modelo falho, raso e insustentável.
O ano de 2013 se mostrou um marco de indignações e revoltas. 2014 promete muito mais. Portanto, como em 1964, é preciso desesperadamente recriar mitos para proteger o castelo. Enquanto milhões de pessoas irão para as ruas no ano da “Copa para todos” (heim?), só resta à direita torcer para que um comuna tome champanhe e poste no facebook."


* Aos bravos professores, alguns grandes amigos, deixo os meus votos de um ótimo início de ano letivo. É tarefa continuar levando adiante a luta por uma educação de qualidade, apesar das dificuldades que se apresentam no cotidiano. Em breve estarei também dentro de uma sala de aula.

2 comentários :

  1. Leitão, menos. Cuba tem alguns índices bons, mas tem muita pobreza.
    Esse valor pago pela prefeitura tem que ser verificado. É muito dinheiro.
    Mauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mauro, o mundo tem 193 países e em 90% deles tem pobreza e miséria. Cuba tem pobreza sim , mas não tem miséria.
      Abraço.

      Excluir