quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A "teima" do prefeito Alair Correa em não cumprir a decisão judicial da 2º Vara Cível de Cabo Frio que determina a chamada dos concursados de 2009 da educação e disciplina as possíveis novas contratações, estão parecendo cenas de um filme de humor. As desculpas e argumentos esfarrapados não estão colando. A única desculpa razoável do prefeito é a que o ex-prefeito Marcos Mendes também poderia ter chamado os aprovados, já que o déficit é antigo e o procedimento do "contrato" era recorrente. Mais uma vez mostra que ambos "são farinhas do mesmo saco" e tratam a educação com o mesmo desrespeito e descaso.

* Os debates "tomaram conta" das redes sociais e provocaram inúmeras postagens do prefeito e de internautas sobre o fato. Vamos replicar algumas e atribuir "títulos" aos seus respectivos "filmes". Tem hora que só rindo mesmo:

- SINCERAMENTE.......... ESTÃO DE SACANAGEM !
"É isso mesmo, nós alunos da rede municipal vamos ficar sem aula até a próxima segunda porque a Prefeitura não convocou os concursados de 2009 ??? Além de perseguir profissionais da educação, que mesmo remanejados/concursados estão sendo impedidos de trabalharem nas suas escolas pelo jogo político que o Prefeito faz. E ainda tem gente querendo os shows de janeiro... Realmente é isso que é prioridade ? Se for, eu tenho vergonha dessa cidade. ''Verão Inesquecível'', to vendo mesmo..."(Ruan Vidal)

- SINCERAMENTE.......... ESTÃO DE SACANAGEM 2 - A MISSÃO !
"Falta de professores faz prefeitura de Cabo Frio, no RJ, adiar volta às aulas
Professores contratados não apareceram nas escolas nesta segunda-feira.
Decisão judicial obriga a prefeitura a convocar aprovados em concurso.
A prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, decidiu suspender a volta às aulas na rede municipal de ensino. As atividades haviam sido retomadas na manhã desta segunda-feira (10), mas em várias escolas faltaram professores. Com a decisão, as atividades só vão recomeçar na próxima segunda-feira (17).
O principal motivo do adiamento, segundo a prefeitura, é a decisão judicial que obriga o executivo a convocar os concursados aprovados em 2009. A prefeitura alega que só foi comunicada nesta segunda-feira sobre a decisão da justiça, mas muitos professores contratados já não compareceram às escolas neste primeiro dia de ano letivo." (Portal G1 da Globo)

- SINCERAMENTE...........ESTÃO DE SACANAGEM 3 - A REVOLUÇÃO !
"A falta hoje de 3500 professores não se deu pq eles não quiseram aparecer.... Ai...ai...ai... melhor ser surdo!
(Denize Alvarenga)

- SINCERAMENTE...........ESTÃO DE SACANAGEM 4 - A RENOVAÇÃO !
"ATENÇÃO
A volta às aulas da Rede Municipal de Ensino foi adiada para o dia 17/02.
Por quê ?
Há cinco anos os profissionais da educação concursados aprovados para a educação do município aguardam convocação. Neste período, professores contratados ajudaram a formar cerca de 60% do quadro da secretaria de municipal de Educação. O prazo para convocação dos concursados termina em março. Mesmo que a prefeitura convoque todos os mais de 1.200 educadores até o final de março, eles somente poderão tomar posse em julho deste ano, após o término dos contratos temporários que serão renovados até julho.
Será mesmo que EDUCAÇÃO é PRIORIDADE? (GELEL - Grêmio Estudantil do Colégio Rui Barbosa)

- SINCERAMENTE..........ESTÃO DE SACANAGEM 5 - A BOLAÇÃO !
“Nenhum sindicato vai atrapalhar a nossa programação” e “São uns bobos falando o que não sabem, não conhecem”.
(Alair Correa)

- SINCERAMENTE..........ESTÃO DE SACANAGEM 6 - A RESPOSTA !
"Prefeito Alair Correa Cabo Frio disse no programa de rádio que não pode chamar concursados pq as vagas não existem e que a Câmara precisa criar, disse com todas as letras "que não depende dele".
Ora, ora, prefeito... primeiro, sabemos que a câmara não pode encaminhar projeto de lei que gere custos ao município. Quem deve encaminhar o projeto de lei é o executivo. E, segundo, todos nós cidadã(o)s desse município não somos "bobinhos" (pra usar adjetivos recorrente à sua fala) e sabemos que QUALQUER, repito, QUALQUER projeto que o sr. precise é APROVADO sem discussão pela câmara do amém.
Portanto, deixemos os argumentos perdidos de lado e cuidemos da educação desse município.
Se 1230 concursados são chamados, 1230 contratados deixarão de permanecer nessa condição. Sim, muitos dos que são contratados serão convocados, sr prefeito.
O orçamento, com uma boa enxugada, poderá receber esses servidores. Na verdade a necessidade é de metade do montante, pois 1230 deixarão de ser contratados, não é mesmo?
Boa vontade com a seriedade administrativa e justiça é o que esperamos."(Denize Alvarenga)

- SINCERAMENTE...........ESTÃO DE SACANAGEM 7 - A CONCLUSÃO !
"AOS PROFESSORES:
Este embate na questão da educação no município precisa ser objeto de reflexão por parte dos professores. Criticar a educação no governo Alair e "esquecer" a gestão do ex-prefeito é uma incoerência brutal. Atacar a educação no governo Alair e poupar a gestão Cabral é de uma demagogia vergonhosa. Portanto, é importante os professores ficarem atentos em ano eleitoral. Tem gente que quer apenas voto, sem se preocupar de verdade com a questão educacional."
(Claudio Leitão)


* Já no quesito obras faraônicas e perdulárias o "novo" velho governo está sempre muito ligado. Entretanto, a demora na conclusão da nova orla da Praia do Forte começa a trazer problemas de desgastes na estrutura material da obra. Pisos rachando, vazamentos no "piscinão", rachaduras no madeiramento, plantas "morrendo" pelo calor e sujeira na praia. Será que vem "aditivo" por aí para consertar tudo isso.
A Praia do Forte é belíssima e é o maior cartão postal da cidade. A artificialidade da paisagem provocada por esta "obra monstrenga" que usa ferro e vidro, descaracterizando o padrão arquitetônico da cidade, era inteiramente dispensável. Mas como diz aquele velho dito popular, "gosto não se discute". Cada um que faça seu julgamento.


* Foi preso ontem na Bahia, Caio Silva de Souza, acusado de jogar o rojão que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes.
Foi um ato irresponsável, onde ele assumiu o risco que poderia trazer danos para os participantes do ato de protesto, mas é óbvio que o rapaz deliberadamente não visava matar ninguém. A "sanha" punitiva da mídia e de grande parte da população se dá por motivos diferentes. A população por estar "cansada" da impunidade que "acalenta" a violência policial e de alguns que participam das manifestações. Já a grande mídia, principalmente a Rede Globo, faz uma cobertura gigantesca, tentando criminalizar as manifestações e os movimentos sociais organizados, tentando colocar de forma subliminar todo manifestante na vala comum para que no futuro aja uma redução dos protestos, principalmente contra a a Copa.
Este rapaz, ao contrário do vinha sendo dito, não tem antecedentes criminais, conforme declarou o delegado do caso, é de família pobre e não pertence ao segmento "Black Bloc". Nota-se neste caso uma ação isolada, a não ser que novas provas venham a mudar o caso.

* A violência de qualquer natureza é uma anomia de nossa sociedade desigual. É dever de todos dar a sua parcela de contribuição para tentarmos estabelecer novos padrões de comportamento. O cotidiano é o palco deste esforço, mesmo que seja nas pequenas ações, como por exemplo, evitar aquelas recorrentes brigas no trânsito.
Vale a pena citar Ernest Hemingway: "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade."


* A Globo, tanto no jornal quanto pela TV acusou de forma leviana e irresponsável o Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL-RJ) de ter alguma vinculação com o ato. O PSOL está ao lado das manifestações, está ao lado das lutas populares, mas querer responsabilizar o partido e seus parlamentares por incitarem a violência é fazer o jogo sujo da política de seus aliados, Sergio Cabral e Eduardo Paes. Marcelo Freixo, através de nota pública esclarece sua posição:

"Nota de esclarecimento e repúdio:

Primeiramente, quero voltar a lamentar a morte do cinegrafista da Band Santiago Andrade. Sou totalmente contra a violência, como método e como princípio. É fundamental para a democracia o fim da escalada de violência, do lado dos manifestantes e da polícia. Dito isto, quero esclarecer as informações publicadas hoje pela imprensa.
A minha equipe é formada por pessoas ligadas aos movimentos sociais. Orgulho-me disso. Um deles é Tiago Melo, que, como eu, é um militante histórico da defesa dos Direitos Humanos. No meu gabinete, Tiago é responsável por estudar as pautas de votação, avaliar comigo os projetos propostos e me acompanhar diariamente no plenário. Fora da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em sua atuação particular como
advogado, ele colabora com o Instituto dos Defensores dos Direitos Humanos (DDH).
O instituto existe desde 2007, foi criado após a chacina do Alemão, quando 19 pessoas foram assassinadas por Policiais Militares. O DDH atua em casos onde há violações de direitos humanos e presta assistência jurídica a pessoas que não podem pagar pelo serviço. O trabalho é belíssimo e de extrema importância para a democracia, mas não tem vinculação comigo ou com meu gabinete.
Desde junho de 2013, quando houve centenas de detenções em massa - muitas realizadas sem a apresentação de qualquer prova - várias entidades da sociedade civil, como o DDH, o grupo Habeas Corpus e a Ordem dos Advogados do Brasil prestaram auxílio aos detidos e atuaram para evitar prisões arbitrárias. Membros de todas essas entidades estiveram nas delegacias.
O direito de defesa é constitucional e fundamental para a cidadania. Ao advogado cabe a defesa do acusado e, à Justiça, libertá-lo ou não. Se muitos detidos foram posteriormente liberados, é porque os magistrados entenderam que não havia provas contra eles. Entretanto, é evidente que acho a tragédia que vitimou Santiago uma barbaridade abominável. Os responsáveis tem que ser punidos.
Apesar de o vínculo do advogado Tiago Melo ao DDH ser legítimo e legal, ele serve ao jornal O Globo como arma da campanha difamatória que começou após a apresentação de Fábio Raposo à 17ª DP (São Cristóvão), no domingo (09/02).
Vamos por partes. Ontem (10/02), o jornal publicou manchete tentando me vincular aos dois acusados. Segundo a reportagem, eu os conheceria. Forçaram a barra e usaram uma ligação telefônica ouvida exclusivamente pelo advogado Jonas Tadeu Nunes, mas estranhamente registrada e assinada na delegacia pelo seu estagiário, como prova dos supostos vínculos. Um indício extremamente frágil para sustentar uma acusação grave e irresponsável.
A suspeita, claro, não se confirmou. Fábio e o rapaz que teria deflagrado o rojão, Caio Silva de Souza, não têm qualquer ligação comigo ou com o PSOL. O Globo, em vez de se retratar, publicou hoje (11/02) uma nota pela qual a mãe do tatuador diz "achar que o filho conhecia o deputado Marcelo Freixo (PSOL)". Acha que conhecia? Eu acho que isso não é jornalismo.
Como o caminho adotado inicialmente pelo jornal se mostrou um beco sem saída e sem provas, O Globo usa linguagem sensacionalista para induzir os leitores a acreditar que há conflito na atuação de Tiago no DDH e que há ligações minhas com a violência nos protestos.
Não há problema nem do ponto de vista legal nem do ponto de vista ético. A legislação permite que qualquer assessor de qualquer gabinete exerça atividades fora da Assembleia Legislativa, desde que isso não atrapalhe suas atividades na Casa. Tiago é um excelente profissional e tem todo o direitos de exercer a advocacia onde achar justo.
Reitero meu repúdio à violência de parte dos manifestantes e do estado. A democracia não ganha com isso. O que precisamos é retomar as pautas dos protestos, que são justas e não foram atendidas." (Marcelo Freixo)


* Ainda sobre manifestações, ontem as lideranças do Senado, num gesto de raro bom senso, retiraram de pauta a "monstrenga" Lei Antiterror que o governo do PT e um grande número de deputados e senadores da base aliada querem aprovar, em servil obediência a FIFA, visando caracterizar atos de protestos de manifestantes durante a realização da Copa como ato terrorista. É surpreendente como um "governo dos trabalhadores" pode compactuar com este "protótipo mal acabado de AI-5", depois de "surfar" durante décadas nos movimentos populares. A lei tem como objetivo claro a criminalização dos movimentos sociais e tentar inibir com o terror a participação de manifestantes nos atos de protesto.
EH PT, quem te viu e quem te vê !!!!!!!!!!!!!


* Conforme matéria veiculada no Blog Iniciativa Popular Búzios, o Conselho de Ética da ALERJ "prepara as turbinas" para julgar a Deputada Estadual do PSOL Janira Rocha.
"CONSELHO DE ÉTICA INICIA JULGAMENTO DE JANIRA ROCHA.
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro se reunirá nesta quarta-feira (12/02), às 15h, para iniciar o julgamento do processo de cassação do mandato da deputada Janira Rocha (PSol). A parlamentar é acusada de supostas cobranças de parte do salário de funcionários de seu gabinete. O caso será o primeiro a ser analisado pelo novo presidente do Conselho de Ética, Jânio Mendes (PDT). Ao ser eleito para o cargo, no último dia 6, o deputado resumiu o foco de seu trabalho: "Fazer justiça".
"O Conselho de Ética é o que torna esta Casa mais transparente e firme", completou o vice-presidente do grupo, Bernardo Rossi (PMDB).
Os demais membros do Conselho de Ética são André Ceciliano (PT), André Corrêa (PSD), Luiz Martins (PDT) e Marcelo Simão (PMDB) como membros efetivos, além de Aspásia Camargo (PV), Claise Maria (PSD), Coronel Jairo (PMDB), Flávio Bolsonaro (PP), Rosângela Gomes (PRB) e Zaqueu Teixeira (PT) como suplentes.
A reunião acontecerá na sala 316, no Palácio Tiradentes."

* Algumas considerações de cunho pessoal:
Este julgamento é baseado num procedimento imoral e antiético da deputada, pois praticou uma "velha mania" daquela casa: fazer compartilhamento dos salários dos assessores. Tirar de alguns e distribuir para outros para aumentar o quadro. No caso da Janira, segundo investigações do partido, também foi para "instrumentalizar" sua corrente interna, não o partido. Por incrível que possa parecer não é ilegal. Há denúncias de que vários outros parlamentares da casa também se utilizam deste procedimento. Esclareço: Apesar de fazer esta ressalva, não concordo com o procedimento da deputada do meu partido, por isso, internamente, me posicionei a favor de sua expulsão. Se criticávamos este procedimento não poderia ter sido imitado, apesar de reconhecer a história de lutas e o mandato correto que ela realizava. Ela foi afastada da presidência do partido no RJ, teve sua filiação suspensa pela executiva estadual por unanimidade e seu caso foi encaminhado ao Conselho de Ética do partido, solicitando sua expulsão. Não dá para dizer que nenhuma providência foi tomada. O caso está para ser julgado pela Instância Nacional.
Especulações de bastidores da ALERJ "dizem" que ela não será cassada. Receberá uma outra punição severa, mas não vai perder o mandato. Vamos ver !!!!

* A outra acusação que a Deputada sofre é de crime eleitoral, conduzida pelo MPE, por ter usado a estrutura do Sindsprev, sindicato do qual era diretora, durante a campanha eleitoral em 2010. Entretanto, é importante ressaltar que o Sindsprev não recebe nenhum recurso público, nem mesmo do FAT. A contribuição dos associados é também voluntária e não compulsória. Portanto, é crime eleitoral porque sindicatos não podem participar de nenhuma forma contributiva para campanha eleitoral, mas não tem conotação de desvio de dinheiro público. Os fatos estão sendo apurados e ainda não há um parecer conclusivo.

* Nós não temos nenhum problema de discutir isso e nem escondemos irregularidades "debaixo do pano" como fazem os partidos conservadores e seus respectivos seguidores e membros, alguns "mais sujos do que pau de galinheiro". Se comparar, e eu não gosto deste tipo de comparação, pois não agrega nada, vai parecer que ela está no "jardim de infância" em relação a eles. Tanto que o Prof. Luiz do PSOL noticiou no Iniciativa Popular Búzios e eu também publiquei aqui.

* Daqui a pouco a gente volta.......................

2 comentários :

  1. Leitão,
    Tá demorando. A solução para a dep. janira está demorando.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está. A instância nacional do partido está demorando a resolver esta situação, apesar da pressão exercida pela Regional do Estado do Rio.

      Excluir