sábado, 29 de março de 2014

AS RECENTES CRÍTICAS AO PSOL




O PSOL está sofrendo pesados ataques em todas as esferas da mídia, inclusive na mídia local e redes sociais. Não se iludam, isso reflete o crescimento do partido que está sempre ao lado das lutas populares e das demandas dos trabalhadores das mais diferentes áreas. Isso incomoda e muito, daí os ataques com mentiras, falácias, calúnias e notícias tendenciosas.

Nunca ninguém do PSOL disse que o partido é formado por "vestais e anjos de sacristia". Temos e teremos nossos problemas e pessoas que vão cometer atos ilícitos. Um partido político é formado por pessoas e pessoas cometem erros e irregularidades, mas nesta "geleia geral" que se tornou a política brasileira com verdadeiras quadrilhas políticas instaladas no poder, o PSOL é uma alternativa de práticas políticas corretas e de enfrentamento ao "establishment".
Tem críticas corretas contra o PSOL, como no caso da deputada Janira Rocha, que efetuou "cotização" dos salários de assessores contra a orientação do partido e que cometeu um ato antiético, mas não ilegal sob o ponto de vista jurídico brasileiro. Não atenua, mas não pode ser comparado ao verdadeiro roubo de dinheiro público efetuado pelos grandes partidos conservadores que querem colocar todo mundo na "vala comum". Um grande parte do partido, inclusive nosso diretório e o diretório estadual RJ, pediram sua expulsão, mas a Direção Nacional não entendeu como caso de expulsão, pois a deputada alegou em sua defesa que as contribuições foram voluntárias e os funcionários não tiveram elementos para provar que eram compulsórias.

O partido é plural e composto por várias correntes políticas que divergem em alguns aspectos. O ato cometido pela Janira, como frisei, errado e antiético na minha modesta opinião, parece coisa de "jardim da infância" perto das falcatruas que vemos nesta cidade, neste estado e neste país, onde se enriquece da noite para o dia de forma escancarada, sob o silencio de grande parte da população.
Tivemos a coragem e a independência de condenar o erro da deputada Janira Rocha.
Quem aqui nesta cidade tem a coragem de "bater de frente" com o cacique político que apóia quando ele comete uma irregularidade e um desvio de dinheiro público. E olha que não são poucos os desvios e irregularidades !!

É uma questão para você refletir quando for criticar o PSOL.

O partido na cidade é formado por trabalhadores e pessoas da classe média, de vida reta e postura cidadã e que participam das mais variadas lutas populares que são travadas na cidade. Temos sim, problemas de estrutura e falta de recursos que dificultam muitas vezes uma luta mais ativa, mas fomos o único partido através das minhas candidaturas a prefeito em 2008 e 2012 a ter a coragem de enfrentar estas "oligarquias" que se revezam no poder "fingindo serem diferentes", apontando os descasos históricos cometidos contra a população ao longo dos últimos 20 anos, onde tiveram a disposição mais de 6 bilhões de reais que não contemplam a realidade que vivemos hoje.

Nada vai nos intimidar e a luta vai seguir.

Sou novamente pré-candidato a Deputado Estadual. Me considero preparado tanto técnica quanto politicamente para exercer qualquer mandato público. Sou economista e um cara que trabalhou honestamente a vida inteira, e neste momento, estou cursando História para trabalhar ainda mais, agora como professor. Desafio aqueles que me caluniam a provarem algo contra mim. Por que aqui em Cabo Frio é assim, estes grupos governantes quando não conseguem desqualificar a crítica política por falta de argumentos, tentam apelar para questões pessoais, visando desqualificar o crítico.
Em outras situações tentar desviar o foco para outras cidades e outros políticos do partido, abordando situações sem nenhuma ilegalidade, tentando jogar todo mundo na “vala comum da política”. É uma tática antiga.
Triste é ver gente séria e honesta, de bons princípios, aliados a verdadeiros quadrilheiros da política local, alguns notórios desviadores de dinheiro público, cuja evolução patrimonial está diretamente ligada ao exercício do poder ou mandato público.
Outros são mais sujos do que pau de galinheiro !!

A população que faça as suas escolhas !!




Claudio Leitão é economista e membro da Executiva Municipal do PSOL Cabo Frio/RJ

4 comentários :

  1. MUITO BEM COLOCADO. LEITÃO MERECE REALMENTE OCUPAR UMA CADEIRA NO PODER LEGISLATIVO ESTADUAL.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir
  2. Claudio Leitão, não me leve a mal, mas o psol não é tudo isso. Já tem vários casos de práticas e condutas iguais aos demais partidos. Reconheço que ainda é em número pequeno. O partido não vem tendo muito critério nas filiações. Procure saber sobre Nilópolis. Aqui em Cabo Frio, concordo com você, me parecem pessoas sérias e que merecem uma oportunidade.
    Leio quase todos os blogs e dificilmente faço comentários, mas gosto de você e resolvi te dar este toque.
    Meu nome é Rodrigo Paiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, reconheço suas críticas como construtivas. De fato, temos tido muitos problemas com novos filiados. Conheço o caso de Nilópolis e o tal militar será convidado a se desfiliar do partido. Mas os erros e desvios acontecidos não são comparáveis ao que acontece largamente no quadro político. Precisamos fazer uma correção de rumos. Agradeço pelos companheiros de Cabo Frio as suas palavras.
      Abraço.e continue comentando sempre que quiser.

      Excluir