domingo, 23 de março de 2014

RAPIDINHAS............................




* Nosso blog tinha conhecimento das irregularidades com a aplicação dos recursos do Fundeb, mas a pedido de companheiros do Sepe Lagos não divulgamos, já que uma reunião com o Prefeito e a Procuradoria estava marcada. Como agora o assunto se tornou público e as irregularidades provadas, podemos emitir opinião. O próprio prefeito reconheceu o desvio e prometeu fazer "as devidas correções", inclusive com a reposição dos valores utilizados em outras rubricas.

* Não nos causa surpresa a destinação de recursos do Fundeb, ligados a educação, sendo utilizados para "pagamentos dobrados" e também utilizados fora de sua área de destinação. Não é novidade para este governo e nem para o anterior.
Revela um histórico de falta de zelo e transparência com as contas públicas. Eles tem a "sensação" quando vencem a eleição que o dinheiro público e o "estado" em geral pertencem a eles. É a prática de um velho vício da política brasileira: O patrimonialismo.

* O Conselho de Fiscalização do Fundeb tem a obrigação de dar um parecer desaprovador, apesar da promessa do prefeito em corrigir. Se os desvios não fossem descobertos pelos bravos companheiros que fiscalizaram, aí sim, com zelo as contas públicas, o governo teria se calado e nada seria corrigido. Em breve, daremos mais detalhes específicos de como aconteceram os desvios, respeitando neste momento o trabalho da Comissão. O assunto tem que ser de domínio público, pois é o nosso dinheiro que está em jogo e nada pode ser escondido da população.

* Fatos como esse e a volta de várias notícias de condenação em processos judiciais, tanto de Marcos Mendes quanto de Alair Correa, publicados recentemente pela mídia local, mas principalmente pelas mídias das redes sociais, já não deveriam causar surpresas em ninguém. Revelam a semelhança da forma de gestão, baseadas no clientelismo, no fisiologismo, no nepotismo e na falta de transparência no trato com a coisa pública, que tanto denunciamos aqui no blog e no meu Programa Cidadania e Socialismo, que no momento, infelizmente, está fora do ar. Para confessar, falta de recursos mesmo.

* Como satirizamos aqui no blog há algum tempo atrás, através de uma enquete, Marcos Mendes e Alair Correa, seguem travando um intenso "campeonato de processos" que parece que o "empate" é o resultado mais provável. Aliás, a enquete perguntava qual o tipo de troféu seria adequado entregar ao ganhador. Venceu o nome "MInha Cobertura Minha Vida" e apenas por coincidência ambos moram em coberturas na Praia do Forte. Lindo né !!!!!!!!
O problema é que eles também "empatam" a nossa vida, pois a cidade não se desenvolve na medida das necessidades e expectativas da população e permanece com problemas crônicos em áreas essenciais, como saúde e educação, apesar de todo este tempo em que estão no poder e de todo o potencial orçamentário que desfrutaram.
Fazendo um trocadilho, foi de fato, um "desfrute" de verdade para estes "probos admini$$tradores !!

* Ambos possuem grande histórico de irregularidades no trato como o dinheiro público. É notório e a população sabe disso, mas como também já disse, os reelege para mandatos sucessivos com uma "estranha" naturalidade e cumplicidade. As "fichas corridas" dos dois não deixam dúvidas a razão. A evolução patrimonial que ostentam, sempre diretamente proporcional a exercício de mandatos é escancarada na cara da população que assiste a isso há décadas de forma inerte. Alguns até acham normal e elogiam esta "esperteza".

* Só aqui você vê a crítica independente a qualquer um dos dois. Nesta cidade há jornais e blogs criados para atacar um e defender o outro. Estimulam este embuste e esta empulhação, alimentando uma falsa polarização que não existe, porque suas condutas e práticas políticas se resumem a "mesma farinha armazenada no mesmo saco".
Sempre é bom lembrar que nos últimos 17 anos passaram pelos cofres públicos municipais a "bagatela" de 6 bilhões de reais, e ao olharmos para as realizações efetuadas na cidade não é possível identificar nada que possa corresponder a este incrível montante de recursos. Nem em obras realizadas e nem em políticas públicas essenciais implementadas.
O que foi realizado na cidade nestes últimos 17 anos está muito aquém das nossas possibilidades e expectativas. A própria população quando questionada reconhece isso.

* Enquanto tudo isso a nossa "valorosa" Câmara de Vereadores permanece em seu silêncio sepulcral, dentro do papel de subalternidade que lhe foi atribuído pelo prefeito. No governo anterior era rigorosamente a mesma coisa. Mas parece que a população gosta, pois vários ali presentes são eleitos e reeleitos defendendo os interesses dos mesmos !!

* Disse aqui no blog há algumas postagens atrás que esta "Marcha da Família" seria uma verdadeira "bagaça" e que temer estes "reacionários de meia pataca" era uma grande bobagem. O retumbante fracasso do movimento realizado ontem deixa isso muito claro.
Não vale mais comentários !!!

* Tem vários "reacinhas" fazendo comentários ofensivos em meu blog contestando algumas postagens. Alguns publiquei, alguns até respondi, outros não, dado ao caráter de insultos grosseiros que contém e que não vale a pena responder.
Aviso: Vou continuar escrevendo o quero e o que penso. Ninguém é obrigado a ler. Criem suas páginas e blogs e defendam suas posições políticas e visão de mundo.
O espaço da blogosfera é democrático e aceita quase tudo. É simples assim !!!!

* E a Dilma, hem. Se enrolou nesta compra "estranha" efetuada pela Petrobrás da refinaria em Pasadena, EUA, por valores bem maiores que o mercado estabelecia. Está fazendo uma "mea culpa" dizendo que foi vítima de um parecer equivocado dos especialistas "espertalhões", alguns que ganharam uma grana no processo. Na época, Dilma era Presidente do Conselho da Estatal.
A reeleição está quase garantida, mas não pode dar mole para o imponderável !!
Comentei isso aqui ontem, analisando a recente pesquisa do IBOPE.

* Por falar em Dilma, os bastidores em Brasília deixam transparecer que Lula não "está morto", pelo contrário, está atento a todos os fatos políticos, atuando "por baixos dos panos" e cogita voltar em 2018 !!!
E o homem é ainda muito forte politicamente. Não se pode negar isso !!!!

* Para fechar as rapidinhas, uma frase inspiradora:

“Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar ao contrário.”
Albert Einstein

3 comentários :

  1. Procure ver no nome de quem estão registradas as coberturas e aparecerão surpresas.

    ResponderExcluir
  2. Bem, o nome do troféu já foi escolhido através de votação. mas perguntar não ofende: quando e onde será feita a entrega do troféu do "campeonato de processos "? Daqui a vários anos, as minhas sobrinhas de 03 anos entram na melhor idade e nada de resultado. O que aconteceu? Deu "empate"? Divide o troféu. Será que o atual prefeito vai querer dividir o troféu com o ex- prefeito? Ele gosta de se sentir a única gota d'agua em um cantil no deserto do Saara. Só sabe conjugar na primeira pessoa do singular: Eu faço! Eu fiz! Eu seu fazer! Quanta modéstia. Imagine um puxando o troféu das mãos do outro.
    Tá feia a coisa! O povo escolheu e votou, o povo tem o que merece. Uma pena que merecemos juntos!




    ResponderExcluir
  3. O matemático endoidou com tantos cálculos, devido ao tamanho da grana que eles terão que devolver aos cofres públicos após as condenações definitivas, que infelizmente sempre demoram muito. Como não pára de aparecer novos processos está difícil estabelecer o vencedor. Vamos esperar mais um pouco. Foi a decisão do Conselho Fiscal do blog, rs

    ResponderExcluir