quarta-feira, 19 de março de 2014

RAPIDINHAS.................................




* Um estranho "fenômeno político" ocorre na Região dos Lagos. Em Araruama, o prefeito Miguel Jeovani(PR) está afastado pela justica por fraude na merenda escolar. Em Rio das Ostras, o prefeito Alcebíades Sabino(PSC) também foi afastado pela justiça por fraude em licitações. Em Búzios, o prefeito André Granado(PSC), enrolado em denúncias de licitação fraudulenta, suspendeu uma CPI com uma liminar, sem contar que o ex-prefeito Mirinho(PDT) também saiu da prefeitura todo"enrolado". Em Arraial do Cabo, o prefeito Andinho(PMDB) também sofre acusações de irregularidades. Em Cabo Frio, o ex-prefeito Marcos Mendes deixou a prefeitura "rifado" de processos judiciais de quase todos os "cardápios". O atual prefeito Alair Correa também tem uma "ficha corrida" considerável, e já já, aparece alguma.....

* Sabe qual o nome desse sucesso: "Poder econômico". Ele tem definido as eleições na região com a passividade e a cumplicidade de uma parte considerável da população. O voto para essas pessoas virou apenas "moeda de troca".
Como sair desta armadilha ????

* O poder econômico dos doadores de campanha é o pano de fundo para todo tipo de alianças. Adversários viram aliados da noite para o dia. Alianças estapafúrdias entre partidos e candidatos sem nenhuma identidade política-ideológica. Estas situações criam um arco de alianças tão grande que não cabe no governo, daí a criação de uma imensidão de cargos de confiança para abrigar todo mundo, em prejuízo da população que sofre com uma máquina pública inchada, ineficiente e perdulária. Logo, faltam recursos para as áreas mais essenciais. Sem contar que "os eleitos" tem que atender prioritariamente os interesses destes doadores, e aí, toma obra faraônica para lá e para cá. Toma empreiteiras para quase tudo, terceirizações diversas e outras "coisitas" mais.

* Daí a necessidade de uma reforma política e eleitoral que pelo menos termine com o financiamento privado de campanhas políticas ( a maior fonte de corrupção na política) e proíba as coligações partidárias nas eleições proporcionais para evitar os inúmeros casuísmos políticos motivados por estas alianças.

* Talvez o voto da renovação esteja na mãos dos jovens.
O TRE determina o prazo final até o dia 07 de maio para o jovem de mais de 16 anos tirar seu título eleitoral.
Vamos lá moçada, a força está com vocês !!!!!!!!!!

* Em Itaocara, cidade governada pelo PSOL, o prefeito Gelsimar Gonzaga sofre ferrenha oposição na Câmara, exatamente por se recusar a "jogar o tal jogo" da governabilidade. Quer ter uma relação republicana com o legislativo, respeitando seu espaço e abrindo as contas públicas para a devida fiscalização. Mas os vereadores não querem isso. Querem a volta dos cargos e das benesses que tinham com o governo anterior do PMDB e tentam o tempo todo, em retaliação aos privilégios perdidos, "cassar" o mandato do prefeito eleito.

* Como não encontram nenhuma irregularidade na administração, que é limpa e transparente, inclusive com prestação pública das contas municipais, inventam motivos inverossímeis para a tal cassação, sempre barrados pela justiça por inépcia no pedido.
É luta. Não se enfrenta o "esquema da governabilidade viciada" que toma conta do país, que gera vários escândalos de corrupção, sem que aconteça percalços durante o mandato. Apesar disso, a administração segue avançando nas causas sociais, embora de forma lenta e gradual, até porque Itaocara é uma cidade pobre com parcos 42 milhões anuais de orçamento.
Não podemos nos conformar que as relações políticas entre os poderes sejam resumidas a este "jogo sujo", que foi devidamente repudiado nas grandes manifestações de junho do ano passado, mas que ainda trazem repercussões até hoje.

* Até que enfim o nosso nobre Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo(PCdoB), deu uma "bola dentro" ao dar uma resposta impecável a chatice das reclamações dos ingleses por jogar no calor de Manaus durante a Copa:

"O clima de Manaus não é tão estranho assim aos ingleses, afinal, quando o império de sua majestade era tão grande que o sol nunca se punha, durante séculos os ingleses estavam lá na Guiana inglesa, em Georgetow, clima da mesma região do norte do Brasil."

* Mas como no PCdoB é uma no cravo outra na ferradura, o partido não se entende sobre quem vai apoiar na disputa eleitoral para governador no Estado do Rio de Janeiro, conforme publica o Blog do Noblat:
"Rasga coração.
Divisão no PCdoB do Rio. A líder na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, defende o apoio à candidatura de Lindbergh Farias (PT) ao governo. O ex-deputado Edmilson Valentim está fechado com o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB)."
O partido tem cargos ainda no governo Cabral.

* Participe e vote na nossa ENQUETE: Como você vai votar em 2014?
Expresse sua intenção. A pesquisa está logo a direita do blog como o primeiro quadro !!

* Para fechar as rapidinhas uma "piadinha" futebolística, rodando na net:
" O Menguinho perdeu para o fraco Bolivar, agora só falta o "É meleca" acabar de cortar as asas do Urubu."

* Daqui a pouco humor e poesia, se não ninguém aguenta !!!

Um comentário :

  1. Relaxa, Cláudio Leitão! Tá nervoso, porque em Itaocara tem "monopólio" no transporte coletivo e Cabo Frio não tem? Fiquei sabendo do " debate". Essa é boa não é? Só rindo solitariamente nos asfaltos da minha querida terra pagode.

    ResponderExcluir