terça-feira, 18 de março de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* E o vice-prefeito Silas Bento falou, após mais de um ano de silêncio profundo. Deu uma entrevista polêmica numa rádio evangélica e num blog local, fazendo críticas ao governo Alair. A análise do fato permite várias nuances. Existe a insatisfação de Silas e seu grupo que estão visivelmente sem espaço na administração do município. O silêncio anterior era justificado pela manutenção de cargos e benesses que tem no governo. A "rebeldia" pode estar associada a perda de alguns desses "mimos". Silas nunca fez oposição a ninguém nesta cidade. Está sempre "amarrado" a quem está no poder.

* Mas a grande questão é aquela que temos abordado insistentemente aqui no blog. A forma como se definem as alianças para a tal "governabilidade". Nenhuma discussão de projetos para a cidade. Discute-se apenas ocupação de cargos e espaços políticos, inclusive com adversários de ocasião, que assim são cooptados. Na hora de governar, este "jogo sujo" da política começa a mostrar as suas "cartas". A população, pelo menos uma grande parte dela, percebe isso, e aceita os fatos com uma "estranha" passividade e cumplicidade.

* Só para refrescar algumas memórias, antes da campanha, Alair e Silas protagonizaram cenas lastimáveis na política local, com acusações mútuas, inclusive no plano pessoal, que devem ser sempre evitadas. Quem não lembra Silas dizer que Alair gostava tanto de família que tinha mais de uma, e na outra ponta, Alair dizer que Silas era um "crente enganador" e o vereador "mais caro da cidade". Mesmo com uma "relação política" neste nível firmaram aliança para a campanha.
Pergunta para você responder: Esta aliança era para o "bem de Cabo Frio" ou para atender interesses pessoais?

* Enquanto continuarmos votando e endossando este tipo de "política rasa e rasteira" nada vai mudar. Vamos continuar apenas reclamando nos cafés, nos bares, nas filas do banco e nas conversas de coxias. Parodiando Marx, a história sempre se repete na cidade, na primeira vez como tragédia, mas em todas as outras como farsa.
Repudiar esta "velha política", inclusive no voto, é o único caminho que nos resta. O contrário disso é a mesmice política de que todos reclamam, que saqueia os cofres públicos e empobrece a maioria da população.


* É impressionante a quantidade de processos que está respondendo o ex-prefeito Marcos Mendes ao deixar o governo municipal. São multas, fraudes em licitação, improbidade administrativa, fraudes eleitorais, etc. São desvios e irregularidades de todo o tipo. Está conseguindo realizar a "proeza" de superar a também quilométrica "ficha corrida" de Alair Correa, seu "mestre" em mandatos anteriores.

* O engraçado de tudo isso é que tem "um monte de gente" defendendo sua volta ao poder, em função do péssimo início da "nova" gestão Alair. Seria cômico se não fosse trágico. Como defender a volta ao poder de alguém com uma ficha dessa?
Novamente te pergunto: Você acha que é para "o bem da população" ou para a volta dos privilégios daqueles que ficaram sem "as bocas e migalhas"?
Porque a "parte do leão" sempre ficou com os dois "visionários admini$$$tradores" !!!!!

* E olha que tem muita gente que se diz a favor da " moralidade e transparência na política" também defendendo a volta do ex-prefeito, estimulando este embuste e esta falsa polarização. Fazendo um balanço dos últimos 17 anos, vale a pena parodiar o brilhante escritor gaúcho, Luiz Fernando Veríssimo:
" A diferença entre a República Tcheca e Cabo Frio é que o governo deles fica em Praga e a gente tem esta praga de governos"


* Outra coisa que impressiona é a falta de capacidade deste "novo" velho governo de gerir as coisas mais simples na educação pública. Este caso da "cobrança de uniformes" é um erro de gestão bobo que provoca um desgaste político inteiramente desnecessário. Um completo e total absurdo. Um governo que gasta "rios de dinheiro público" em obras caras e perdulárias para embelezar um orla de praia e não contempla com a gratuidade o uniforme das crianças das escolas do município.
Sinceramente, não dá nem para comentar mais !!!!!!!!!


* Reafirmando o viés autoritário do governo, a Secretaria de Transportes e o secretário Vitor Moreira, além da Procuradoria Geral do Município, seguem sem querer dar satisfações a respeito da promessa feita pelo prefeito, da criação de uma Comissão Municipal para discutir de forma mais democrática os problemas do transporte público no município. Pelo face, Victor Davidovich, um dos membros da comissão, representando os estudantes, atualiza como está esta "tratativa" não cumprida, durante reunião ocorrida no Tamoios, no ano passado:

"O governo ALAIR CORRÊA mais uma vez mostra suas principais características: autoritarismo, centralização e ignorância da soberania popular e da opinião pública.
Por pior que pareça, as frases assinaladas com o sinal verde (não estão transcritas exatamente, mas preservam o sentido, a agressividade e as palavras usadas) foram ditas pelo secretário de transportes de Cabo Frio, VICTOR MOREIRA DOS SANTOS, quando o GRÊMIO SÍNTESE foi mais uma vez atrás da engavetada Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana. O outro grande responsável pelo engavetamento da Comissão é o procurador geral do município, MARCOS MENEZES."


* O caso da violência policial que vitimou a mãe e dona de casa, Claudia Ferreira, moradora do Morro da Congonha, em Madureira, ficará por muito tempo na memória dos cariocas e também de todo o Brasil. Foi estarrecedora a forma como os PMs entraram na comunidade atirando, atingindo a moradora e depois a forma como ela foi socorrida, sem zelo e respeito pela vida humana.
Revela o caráter discriminatório da política de segurança pública do Estado que permite que policiais despreparados entrem com extrema violência nas comunidades mais pobres como "leões" e como "cordeirinhos" nos ricos condomínios da alta classe média carioca.
É para isso que servem os direitos humanos e não para "defender bandidos" como costumam deturpar aqueles que defendem as ações violentas de policiais.
E agora, vão também pedir a pena de morte e o "justiciamento" para os PMs envolvidos?
Outro detalhe que chama a atenção: Nenhuma autoridade pública teve a coragem de comparecer ao enterro.
COVARDES !!!!!!


* A mídia, principalmente a Rede Globo, cobriu o evento com a parcialidade e a tendenciosidade de sempre, conforme mostra o jornalista Milton Temer, que foi preciso na análise, via facebook:

"A GloboNews sempre se refere à morte de policiais em ação repressiva como "assassinato" embora seja uma contingência da função. No caso desse trucidamento de uma mulher inocente, ficou limitada ao anúncio frio de "morte", a despeito de ser fato com decido que dois dos monstros da viatura policial já terem sido anteriormente acusados de homicídio. O que comprova como os meios de comunicação comprometidos com os desprezíveis podres poderes operam para gerar ideologia e senso comum a favor do status quo que os privilegia. Limitar-se a noticiar a eliminação de uma favelada, sem nenhum toque de dramaticidade daqueles empregados no anúncio da morte de uma miss Venezuela em confronto de rua em Caracas, esse é o preço previsto para proteger em impunidade a operação de guerra permanente do Estado contra as comunidades desfavorecidas, exigida pela "maioria silenciosa" conservadora, fundamentalista, reacionária que o grande capital faz questão de manter desligada, numa permanente e supostamente confortável alienação social.
É a bestializarão coletiva trabalhada cientificamente. Goebbels já tinha posto isso em prática na década de 30, na construção do mito Hitler, e na produção dos seus milhões de seguidores em todo o mundo. E que estão aí, por seus descendentes, se reproduzindo em toda parte.
A desconstrução do regime capitalista não resulta obrigatoriamente em algo progressista; em uma sociedade melhor. Dependendo dos agentes hegemônicos do processo, pode se transformar numa auto-liquidação pela barbárie."


* Aliás, por falar em "justiciamento" um caso ocorrido em Minas Gerais, onde um homem foi espancado em "nome da justiça", mostra o perigo deste tipo de procedimento. O homem não tinha feito nada demais e foi agredido injustamente por esta "sanha justiceira" que tomou conta das pessoas, que não percebem que o caminho para a barbárie fica logo ali adiante disso. Observe o post, via face do Antonio Claret, narrando a situação:

"Há 40 minutos, quando saia de casa para o trabalho, deparei-me como uma situação absolutamente perturbadora, mas que se tornou rotina no Brasil. Um grupo de justiceiros aplicando a pena capital a um suposto criminoso.
Era um homem, em seus 40 anos, deitado no chão e com as mãos amarradas para trás. Muita gente o cercava e foi possível notar, imediatamente, que se tratava de mais um episódio de linchamento público. O homem apanhava, apanhava muito! Principalmente eram chutes no rosto, com o intuito de fazer com que a sua cabeça se chocasse com a parede. O sangue jorrava e a pancadaria continuava.
Quem eram os justiceiros? O justiceiros eram as pessoas que passava pela MG10 na manhã de hoje. O mundo parou ali, naquele momento. Os carros, motos, vans, bicicletas, tudo parou. As pessoas se aproximavam primeiro por curiosidade, mas, em seguida, era só ouvirem a senha “estuprador” para darem a sua parcela de contribuição (um chute, um soco, uma pesada, um cusparada) com a “justiça” que estava sendo realizada, ao vivo e a cores. Bizarro como as pessoas paravam, desciam, batiam e voltavam para sua rota e sua rotina, em uma espécie de drive through da vingança. E a pergunta permanece: quem eram os justiceiros? Eram padeiros, motoristas, entregadores de materiais de construção, pais de família, funcionários públicos, desempregados, empresários...
Chamei a polícia e ela chegou rapidamente. Com a aproximação da viatura, os vingadores residuais foram embora e o linchamento cessou. Os policiais desamarraram o espancado - a essa altura já completamente desfigurado - e chamaram o Samu. Para todos os que sobraram na cena não restava dúvida: apanhou porque mereceu.
Pronto. Só restava agora entender o que exatamente havia acontecido. O espancado, com o que lhe restou de dentes na boca, argumentava: “eu só estava fazendo xixi”. A versão não convencia. Foi quando chegou uma testemunha ocular do fato e o confrontou: “deixa de ser mentiroso, você não estava só fazendo xixi, você estava fazendo xixi virado de frente para uma moça”. Agora sim, depois da pena aplicada, o caso solucionado.
A Alemanha hitlerista é aqui e agora. É o fim do mundo todo dia da semana."


* A propaganda do Governo petista que a Copa do Mundo é um evento para o povo é desmentida facilmente quando se observa os valores dos ingressos para os jogos. É uma Copa elitizada como queria a FIFA e só será assistida de dentro dos estádios pelas camadas mais altas da sociedade. O povão vai ver a Copa pela televisão, como veria também se fosse realizada em outro país. Os interesses para a realização da Copa no Brasil são outros e estão "recheados" de irregularidades, conforme a boa análise do companheiro socialista Moacyr de Souza, via face:

"Remoções forçadas , indenizações injustas, falta de transparência e participação popular, desrespeito às leis trabalhistas, legislação de exceção, elitização do espaço urbano, repressão a ambulantes, maquiagem de favelas, truculência policial, remapeamento imobiliário, superfaturamento, indícios de corrupção, leis de segurança, leis de isenção fiscal, leis de restrição territorial, leis de potencial construtivo, lei antiterrorismo, apoio do arbítrio das polícias estaduais, federalização da repressão às manifestações... Para fechar o pacote de maldades, o Ministério da Defesa editou portaria que regula o uso da milicada nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – famigerado termo que especifica situações em que as Forças Armadas poderão atuar como a truculenta poliçada nas manifestações contra a Copa. Esse novo AI-5 da ex-guerrilheria Dilma incluiu os "movimentos ou organizações" na lista de "forças oponentes", ao lado de "organizações criminosas, quadrilhas de traficantes de drogas, contrabandistas de armas e grupos armados".
Quase todos celebraremos a seleção, evidentemente. Mas poderia ser totalmente diferente."


* Por falar em necessidade de transparência, aí vai uma boa dica para você que quer estar a par dos repasses de recursos federais que são destinados ao seu município. Entre no site da CGU - Controladoria Geral da União, se cadastre e receba as informações do seu interesse.
Lembrem-se, o dinheiro é nosso e não "deles", logo, é importante também fazermos nossa própria fiscalização.
Aqui em Cabo Frio se esperarmos pela nossa "ativa e participante" Câmara de Vereadores e seu trabalho fiscalizador, estamos na M................... !!

* Daqui a pouco as rapidinhas...................

4 comentários :

  1. É mto comum a "oposição" oportunista!!!! Exatamente isso, bate pesado no prefeito atual por estar fora da bocada, ou simplemente das migalhas que tinha acesso no governo anterior! Combatem as velhas práticas defendendo as mesmas velhas e odiosas práticas!!! Merecem portanto, nenhuma credibilidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Katia Agura, precisa "bater pesado" no atual prefeito? Ele mesmo está se "batendo". A atual administração é uma piada.

    ResponderExcluir
  3. Já falei e não me canso: Até as minhas sobrinhas de 03 anos podem ser secretárias de transportes em PAGODE CITY. Afinal de contas, quem MANDA e quem OBEDECE? E por quê? A secretaria de transportes de PAGODE CITY, nada mais é do que um "Castelo DE Farsas".Até nas reclamações da população e da "otoridades" são direcionadas para a PÉSSIMA prestadora de "serviços". É a cultura da cidade. Passa de geração para geração.
    Se o transporte publico no Brasil é horroroso, em Cabo Frio é um LIXO!

    ResponderExcluir
  4. "* Daqui a pouco as rapidinhas..................." na terça-feira. Hoje quarta-feira e nada. Que falha! Parece ônibus em PAGODE CITY.

    ResponderExcluir