domingo, 30 de março de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Os representantes do Conselho do Fundeb no município, cumprindo seu papel constitucional, após minuciosa verificação das contas e utilização das verbas repassadas pelo governo federal que são "carimbadas", ou seja, devem ser usadas estritamente na educação e em rubricas específicas, detectaram uma série de irregularidades que mostram mais uma vez o despreparo e o descalabro administrativo deste "novo" velho governo com uma questão fundamental para a cidade que é a Educação. Confira:

- Inúmeras horas-extras pagas na folha que não constam nos pontos das escolas.
- Muitas divergências entre a/o função/cargo contratado e a/o função/cargo em que realmente estão atuando alguns servidores.
- Alguns servidores foram contratados e são pagos com salários abaixo do que determina suas entidades de classe.
- Servidores com pagamento de remuneração (e cargo comissionados) que NÃO estão atuando em escolas ou na rede municipal de ensino.
- Servidores com pagamento de comissão incompatível com a função que exercem.
- Servidores contratados com cargo inexistente (extinto) da PMCF.
- Mais de 500 servidores pagos com verba do FUNDEB e não constantes em nenhum dos pontos apresentados.

* O parecer do Conselho ainda não é conclusivo, já que o prefeito, diante de fatos tão graves, que podem levar a improbidade administrativa, "reconheceu" as irregularidades e "prometeu" repor as verbas que foram erradamente direcionadas para outras áreas e pagamentos indevidos.
O Conselho realizará nova reunião no dia 02 de abril, próxima quarta, as 14:30 horas, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi.
Seria interessante a presença dos vereadores, "fiscais da aplicação do dinheiro público" na cidade para tomarem conhecimento deste fato. Já foram convidados pelos conselheiros.
Será que vão aparecer ?

* Uma irregularidade chama a atenção: "Mais de 500 servidores pagos com verba do Fundeb e não constantes em nenhum dos pontos apresentados".
Ou seja, "bocas", gente que não é funcionário da Educação mamando nesta "teta" a mando de alguém !!!
As outras falam por si, não precisa nem comentar.
A dita "experiência" que eles exaltam nas campanhas eleitorais é um grande falácia diante de fatos escabrosos como este. Aliás, a grande "experiência" destes "probos administradores" é bem outra e muita gente sabe qual é !!!

*

* Esta foto tirada ontem por ocasião da inauguração da Estrada da Integração é simbólica e deixa algumas indagações no ar:

- Num primeiro momento estão unidos devido a um ganho para a cidade com a inauguração de uma estrada bastante prometida em campanhas anteriores e que foi realizada pelo governo do Estado.

- Percebe-se no ar constrangimentos para alguns e "riso frouxo" para outros. Sinceridade é uma palavra que não estava presente no palanque.

- Pode se repetir na campanha eleitoral para governador, já que todos os partidos e seus respectivos representantes poderão estar no mesmo palanque neste ano. O PMDB de Pezão ( O Candidato), de Sergio Cabral, Paulo Melo e Marquinhos, O PDT de Jânio Mendes e o PP de Alair Correa integram a coalizão acertada.

- Os discursos foram vazios para alguns e eloquentes com certa agressividade para outros.

- Retrata fielmente a falta de renovação política no município e na região. Ali estavam os que se revezam no poder há quase 20 anos, ora como aliados, ora como adversários, segundo interesses pessoais ou de grupos.

- Baixa presença de público. Parece que estes "atores políticos" sem aquela "ajudazinha" já não conseguem atrair tanto a atenção da população.

* Agora cabe ao governo municipal finalizar as obras da estrada com sinalização, placas, acostamento, etc...
Porém, a comunidade local quer saber porque esta estrada não foi contemplada com uma ciclovia, tendo em vista que a grande maioria dos moradores daquele local usam diariamente a bicicleta como meio de transporte para o trabalho e a escola.

* Mas aí atender a comunidade já era pedir demais. Devem ser uns mal agradecidos !!


* A cidade passa por um péssimo momento no que se refere ao Ordenamento Urbano.
O trânsito está caótico na cidade, sem qualquer planejamento ou projeto de mudanças viárias que possam dar um pouco mais de organização e conforto aos motoristas.
Ruas estreitas com estacionamento permitido em ambos os lados o que congestiona o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade, São Cristovão e Jardim Esperança.
Os guardas municipais sumiram das ruas.
As ruas estão sem sinalização eficiente e com poucas placas de identificação.

* Não se houve falar em nenhum projeto novo de mobilidade urbana.
Nenhum projeto que contemple uma rede integrada de ciclovias que seria uma ótima opção numa cidade plana como Cabo Frio e de pequenas distâncias entre os principais bairros, além de garantir um ambiente de maior sustentabilidade.
A empresa concessionária de transporte coletivo "reina em berço esplêndido".

* As ruas estão sem sinalização eficiente e com poucas placas de identificação.

* Nenhum projeto novo ligado a acessibilidade na cidade. Os deficientes físicos e visuais continuam não sendo contemplados em suas demandas.

* Nenhum projeto voltado a construção de um parque parque público com amplas atividades de lazer, cultura e esportes que fazem parte de um estilo de vida mais saudável para a cidade.
Aquela orla e os quiosques são "verdadeiras brincadeiras" para os turistas de massa.

* A limpeza urbana funciona razoavelmente no Centrão da cidade, mas precariamente nos outros bairros antes da ponte e terrivelmente deficiente nos bairros de periferia, além da ponte.

* O patrimônio cultural da cidade carece de ações e interfaces com órgãos federais para manutenção e recuperação.

* As construções irregulares seguem seu ritmo na cidade, principalmente nas áreas periféricas. Em muitas, as autoridades incentivam ou são coniventes.
A iluminação pública nos bairros periféricos praticamente inexistem, apesar das repetidas queixas dos moradores. É fator agravante na falta de segurança pública.

* Segue sem fiscalização a ocupação indevida de calçadas e espaços públicos pelos estabelecimentos comerciais. Basta ser "amigo do homem".

* Por fim, é necessário fazer uma revisão do Plano Diretor do Município e adequá-lo aos novos tempos.
Para isso precisa da participação da Câmara dos Vereadores. Aí está um grande problema !!!!!


* A ocupação da Favela da Maré e comunidades paralelas. Um visão ou um lado desta história:

MARÉ: MORADOR NÃO É SUSPEITO NEM CRIMINOSO
Tá no jornal: um Juiz autorizou que a polícia civil invada e reviste TODAS as casas do Parque União e da Nova Holanda, duas das mais importantes áreas da Maré.
Sim, é isso mesmo que você acaba de ler.
Diz a matéria que o juiz - Ricardo Coronha Pinheiro, juiz da 39ª Vara Criminal da capital do Rio de Janeiro - concedeu um mandado "coletivo" de busca e apreensão. Diz também que se baseou em ações de inteligência da própria polícia.
É assunto, no mínimo, complicado. Primeiro porque, na questão jurídica, analistas afirmam que esse instrumento é uma invenção. Esperamos, inclusive, que a decisão do juiz seja publicizada, para que possa ser melhor analisada e avaliada.
Segundo, porque se a Justiça afirma que TODAS as casas de uma região podem ser invadidas e revistadas, parte do pressuposto que todas as famílias (centenas? milhares?) que ali moram são suspeitas de CRIME. Aquela história de presunção de inocência vai pras cucuias.
Isso é o que há muito se convencionou chamar de CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA. Um olhar que vê o pobre, o morador de rua, o favelado, o negro... como criminoso, ou suspeito de crime. E que, por extensão, vê a favela como território inimigo.
Quando esse olhar está nas pessoas 'comuns', costuma se traduzir simplesmente no ruim e velho "preconceito".
Quando contamina as instituições, os governantes, os parlamentos, os tribunais e, por consequência, as políticas públicas que regem a ação dos agentes públicos - quando contamina, enfim, o ESTADO - a coisa complica.
A formulação de políticas de (in)segurança pública que se baseiam de forma exclusiva e obcecada em soluções militares é um dos principais reflexos.
No Brasil, os policiais matam e morrem mais que em qualquer lugar do mundo. E nossa sensação de insegurança ainda assim é cada vez maior. Algo está errado, não?
MAS ATENÇÃO!
Levantar estas questões não significa defender que nada seja feito!
Há várias organizações e especialistas que debatem segurança pública que defendem, entre muitas outras coisas, que a criminalidade seja combatida de forma eficiente, cotidiana, inteligente, em todos os espaços da cidade.
Que defendem que o tráfico de armas - que possibilita a presença de armamento letal em comunidades pobres do Rio e de outros grandes centros - deve ser desmantelado através de especial atenção das forças de inteligência policial estaduais e federal.
Que defendem também que a presença do Estado em áreas historicamente desassistidas não pode ser uma presença militar, mas uma presença que garanta direitos e serviços públicos de qualidade.
Por que essas perspectivas nunca se refletem em nossas políticas públicas?
Esta pergunta nunca é respondida.


* Uma pesquisa realizada pelo Jornal Tribuna da Imprensa On Line esta semana apresentou resultados desanimadores.
PESQUISA

1 - Quem votaria para Presidente ?
Dilma(PT) 37%, Aécio(PSDB) 13%, Campos(PSB) 7%, Randolfe(PSOL) 1%, Ninguém 42%.

2 - 83% não têm de memória candidato ao senado. 78% não têm de memória candidato a governador. 71% não têm de cabeça candidato a presidente.

3 - Quem votaria para governador?
Garotinho(PR) 18%, Crivella(PRB) 16%, Lindberg(PT) 10%, Cesar Maia(DEM) 8%, Pezão(PMDB) 5%, Jandira(PCdoB) 4%, Bernardinho(PSDB) 3%, Miro(PROS) 1%, Sírkis(PV) 1%. Ninguém 32%.

4 - Quem votaria para senador?
Wagner Montes(PDS) 18%, Benedita(PT) 12%, Cabral(PMDB) 12%, Romário(PSB) 11%, Jandira(PCdoB) 7%, Dornelles(PP) 6%.

* No item 1, Ninguém com 42%, lidera para presidente.
O item 2 revela o voto sem convicção e inconsciente. O eleitor tem enorme dificuldade de lembrar quem são os candidatos. Na eleição para deputado estadual e federal estes números se assemelham, embora não estejam nesta publicação. Descolamento claro entre o político e a população.
No item 3, Ninguém com 32%, lidera para governador.

* Por isso muitos analistas e cientistas políticos acham que esta Eleição 2014 pode ser a eleição da Negatividade.
Entretanto, você pode mudar esta realidade transformando esta disputa na Eleição da Renovação Ampla e Irrestrita !!!


* Daqui a pouco mais informações tenebrosas sobre os recursos do FUNDEB !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário