quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Este encontro entre Pezão e Alair sob o ponto de vista político é positivo, pois trata-se de verbas que podem ser investidas em prol da cidade. Porém, como "gatos escaldados" que somos devemos ficar atentos para quando, de fato, a promessa virar realidade, verificarmos se estas verbas vão ser realmente investidas na periferia da cidade, pois o "apetite" do prefeito para a Orla da Praia é insaciável.

* Outra questão é que esta "união de objetivos", invariavelmente, acontece próximo das eleições e o faturamento político é alto junto a população. Tem municípios que apesar de precisarem muito, caso de Itaocara, ainda não foram contemplados por não terem o porte eleitoral de Cabo Frio e toda a Região dos Lagos. O jogo político em cima do "pragmatismo eleitoral" é sempre muito preciso neste período.


* Fonte especializada nos bastidores da política local, dá conta que até o fim desta semana tem um "porradão" previsto neste imbróglio interno que é o "novo" velho governo municipal. É briga de cacique e não de índio. Vamos aguardar os desdobramentos!!!!!!!!

* Construir maiorias para vencer eleições em cima de acordos pouco claros, baseados em distribuir cargos e fatiar o poder acaba sempre assim. São os vícios da velha política. Vide o exemplo do PT no Governo Federal. Não podemos nos conformar que seja sempre assim, que política seja a representação equivocada e deturpada de um princípio de São Francisco de Assis que diz: "É dando que se recebe". Se não mudarmos esta convicção o jogo político também não muda. Os acordos políticos são legítimos, mas precisam ser pautados na transparência das ações e intenções e baseados em programas e projetos para a cidade.
Já dizia Gramsci: "Pessimismo da razão, otimismo da vontade".


* O processo relativo a fraudulenta licitação do transporte coletivo da cidade "dorme um sono profundo" nas gavetas da justiça. Foi concedido pelo governo anterior (MM), teve a licitação cassada e depois revogada por obra do atual governo (AC). Ambos "rezam fervorosamente" na cartilha da empresa concessionária que "deita e rola" com as subvenções pagas pela prefeitura, sem nenhuma preocupação de auditar esta farsesca planilha de custos. Em 2013, foram mais de 30 milhões de reais. Esta valor daria para comprar uma frota de ônibus. O serviço continua péssimo e as reclamações dos usuários não cessam.
A comissão municipal prometida pelo atual prefeito para discutir a questão jamais saiu do papel. Participação popular na gestão nunca foi o forte destes caras !!!!!!!!!!!!!!!

* Não custa lembrar que esta pauta de radicalização na mudança dos parâmetros que regulam o transporte coletivo na cidade foi levantada na campanha política pelo PSOL, tanto em 2008 quanto em 2012. Fomos o único partido que falamos de forma clara que romperíamos este esquema nebuloso, que vem sendo alimentado há décadas pelos últimos governantes. Alair e Janio se omitiram e não iam mudar nada. Janio ia manter o esquema a 1,00 real, de Marquinhos, e Alair, para ser diferente, prometeu 0,50 centavos, ambos sem mexer na planilha. Tá tudo gravado!


* Com este trânsito caótico, fruto do crescimento desordenado da cidade e um choque de ordem para "inglês ver", está mais do que na hora de nossos "brilhantes administradores" pensarem numa Rede Integrada de Ciclovias para a cidade. Começar a pensar a cidade e planejá-la para se tornar ambientalmente mais sustentável. Você concorda que este projeto deveria fazer parte da agenda do governo municipal?
Por isso, nosso blog promove a campanha "CICLOVIAS JÁ", chamando a atenção dos governantes para esta alternativa de transporte ecologicamente mais sustentável. A cidade é plana e favorece esta iniciativa. Os "caras" adoram asfalto e concreto, logo, porque não uma rede de ciclovias integrada. Participe com notícias, ideias e sugestões enviando para nosso e-mail: cidadaniaesocialismo@hotmail.com


* Li esta semana no facebook, num post de um cidadão ligado, "unha e carne", a um político da cidade, que é normal e de "praxe" o político que exerceu mandatos ter alguns processos. Respeito e sei que a opinião é livre, principalmente, nas redes sociais, mas os processos que o tal "político" responde são de improbidade administrativa, peculato, apropriação indébita, fraude em licitações, alguns de natureza eleitoral como, compra de votos, abuso de poder econômico e por aí vai. Pergunto a você, meu caro cidadão: Isso é de praxe?
Pois é, vivemos uma total inversão de valores no campo político. Eles chamam de "relativização da ética".
Por isso nada muda !!!!!!!!!!!!!


* O afastamento do prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, por fraudes em licitação na merenda escolar, apesar de fortes indícios de influências políticas de adversários, tem também contornos probatórios robustos de irregularidades. Tem comprovação de empresas "laranjas" no processo licitatório e já começam a vazar dados de valores superfaturados em vários itens. Por exemplo: pão comprado a 10,99 quando o preço de mercado gira em torno de 3,90. Tudo deve ser investigado com o maior rigor possível, pois não existe nada mais vil do que roubar da merenda escolar das crianças. Se ele cassar a liminar e voltar ao poder tem ainda mais obrigação de esclarecer os fatos !!!!!

* Isto mais uma vez revela o "jogo sujo" da política nos municípios da Região dos Lagos. Pipocam denúncias de corrupção em todos os governos. Alguns prefeitos mostram uma evolução patrimonial incompatível com os rendimentos da função pública. Tudo isso acontece com a cumplicidade de parte da população que apesar de suas extensas listas de processos de desvios do dinheiro público, reelege os mesmos para mandatos sucessivos. Depois querem reclamar da "política". Tem pessoas que defendem estes corruptos por "migalhas".
Isto não é política, que tem um sentido muito mais nobre e abrangente. É apenas picaretagem política que beneficia grupos em detrimento da maioria da população. A justiça na outra ponta também não pune adequadamente estes desvios.

* A depuração dos quadros políticos tem que ser feita pelos eleitores, pois o voto não tem preço, tem consequências e elas se expressam da forma mais daninha possível em situações como esta.
Ghandi, já dizia no século passado: "Seja você a mudança que quer para o Mundo."
Brecht também: Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
Informação e renovação precisam ser "palavras chaves" para 2014 e 2016 !!!!!!!!!!


* A matéria da Revista Época retratando a corrupção na liberação de certidões sindicais no MTE e comprometendo novamente o ex-ministro Carlos Lupi e o atual Manoel Dias, ambos do PDT, mostram um lado obscuro do sindicalismo brasileiro.
Fui presidente de sindicato e também presidente da Federação Nacional de minha categoria profissional e desde aquela época já ouvíamos falar de situações semelhantes.

* Sempre defendi o fim do Imposto Sindical obrigatório, visando desatrelar os sindicatos do Estado. Este modelo atual vem da Era Vargas e quase nada mudou. Os sindicatos precisam ter autonomia e arrecadar apenas as contribuições voluntárias de seus associados. Isso permitiria verificar quais sindicatos, de fato, possuem representação e base de trabalhadores. O mesmo ocorre com as entidades patronais, que inclusive são as mais corruptas. Idem com relação as Centrais Sindicais, que por conta deste modelo vivem "mamando nas tetas" do governo, servindo muitas vezes de correia de transmissão do partido que está no poder.

* A peleguice, por exemplo, nas Centrais Sindicais anda "em alta". Nada do que reivindicam é aceito. Entregaram uma pauta ao Governo Dilma em março do ano passado, onde pediam o fim do fator previdenciário, fim da demissão imotivada, redução da jornada de trabalho, etc... Mesmo assim, a CUT e a CTB já anunciam apoio a Dilma e a Força Sindical (sic) acena apoiar Aécio.
Vão defender o interesse do trabalhador na p...................riu !!!!!!!!!!!


* E segue a preocupação no Governo Dilma com os possíveis protestos contra a realização da Copa. As medidas sugeridas na reunião efetuada entre a presidente e seus principais ministros, apontou soluções que beiram o ridículo e envergonham a história do PT, outrora partido de massas, que estimulava de forma democrática as manifestações populares. Vejam o que diz o jornalista Ilmar Franco em seu blog, a respeito de uma das medidas estudadas:

"Os espaços “Fan Protest”.
O governo pode criar áreas delimitadas para a realização de protestos na Copa. A proposta foi levada à presidente Dilma pelo Ministério da Defesa. E será um dos temas da reunião de amanhã no Planalto. Integrantes do governo justificam: não há tempo para suprir o despreparo da polícia nem há espaço para dissuadir os manifestantes. O “Fan Protest” não terá telão nem o glamour das “Fan Fest".
Eles querem criar um "manifestródomo". Resta saber se vai ter transmissão ao vivo pela Globo, quem serão os comentaristas e qual o prêmio para a "manifestação mais comportada".
Black Blocs e mascarados serão barrados no baile. É para rir ou para chorar !!!!!!!!!!

*

* Ainda com relação aos protestos, as medidas legais que estão sendo implementadas são dignas dos períodos sombrios da ditadura civil militar, conforme registra o post do companheiro socialista Moacir de Sousa, via face:

"Camaradas, vejam o que está escrito na página 63 da portaria que regula o uso da milicada nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – famigerado termo que especifica situações em que as Forças Armadas poderão atuar como as polícias nas manifestações contra a Copa. Esse AI-6 da ex-guerrilheira Dilma incluiu os "movimentos ou organizações" na lista de "forças oponentes", ao lado de "organizações criminosas, quadrilhas de traficantes de drogas, contrabandistas de armas e grupos armados".
3.2. Caráter episódico
(a) elevar e manter o moral dos militares empregados na Op GLO;
....
x) Ideias força/ ”slogans” para as campanhas:
SITUAÇÃO IDEIA FORÇA “SLOGAN” (alguns exemplos)
“Você integra uma das instituições de maior credibilidade do Brasil - Orgulhe-se disso."
Confiança da nação no êxito de operações militares
“Militar! A nação confia em você.”
Profissionalismo “...fizemos ontem, faremos sempre...”
( Todos sabem o que os milicos fizeram ontem e o governo de uma ex-guerrilheira concorda com esse slogan?!?!)
O PT está jogando no lixo seu histórico de lutas, inclusive contra a ditadura."


* A FIFA espera lucrar perto de 10 bilhões com a Copa do Mundo e trabalha politicamente para passar por cima, se preciso for, da soberania nacional, impondo regras, mudando leis, e mesmo assim, 30 mil brasileiros se inscreveram para trabalhar como voluntários no evento. Isso mesmo, "de grátis". Vai entender !!!!!!!!!!!


* Muito se fala em "desenvolvimento", principalmente nos discursos de políticos e economistas ligados ao governo, entretanto qual o preço pago pelo Planeta por este modelo de crescimento desenfreado? Desenvolver, gerar riquezas e não distribuir de forma mais igualitária é justo socialmente?
Penso que esse trecho de um texto do filósofo e professor da USP, Vladimir Saflatle, nos ajuda a refletir um pouco mais sobre o tema:

"Esse modelo que retira todo o sentido da noção de “bem comum”, que leva populações a acreditar que crescimento é aumento de posses individuais, que desqualifica como arcaísmo a recusa a uma relação meramente produtivista com a natureza é radicalmente contrário a uma preocupação realmente ecológica. Da mesma forma, essa instrumentalização produtivista ocasionou as piores catástrofes nas antigas burocracias comunistas e ainda pulsa na nova burocracia dos comunistas chineses. Contra todos eles, talvez esteja na hora de dizer que devemos parar de crescer.
Alguns dirão que tudo isso é um “discurso classe média ressentido” que, no Brasil, nada quer saber a respeito da importância da integração recente das classes populares a padrões de consumo até então restritos a poucos. No fundo, reclamaríamos, pois agora há muita gente com carro, viajando, construindo, comendo carne.
Essa crítica possível é profundamente desonesta. Desenvolvimento não deveria simplesmente significar “mais pessoas comprando carros”, mas “menos necessidade de usar carros”. Não “mais pessoas trabalhando”, mas “menos necessidade de trabalhar”, principalmente em um país onde a jornada de trabalho ainda são as medievais 44 horas por semana. Ou seja, “parar de crescer” significa descobrir que o verdadeiro desenvolvimento não é algo que você descreve usando uma palavra como “mais”, mas sim, em larga medida, “menos”. É a partir dessa lógica que o desenvolvimento econômico precisa ser pensado."

* Daqui a pouco as rapidinhas ..................

3 comentários :

  1. Cláudio Leitão, faz uma enquete: "TROFÉU BOA NOITE, BOA MADRUGADA , BOM DIA, E BOA TARDE CINDERELA", ONDE ESTÁ O "PRÍNCIPE"?

    Qual o processo vai "dormir" por mais tempo :
    a) da concessão da era Alair em 1999
    b) da concessão da era MM em 2012.

    Ao vencedores ingressos para assistir o maravilhoso desfiles das escolas de samba de Cabo Frio, após o carnaval na companhia do comentarista Igor Kanellas. Acho que nem os morcegos vão querer assistir esses desfiles.

    ResponderExcluir
  2. Mas Cláudio Leitão, 2 e 2 são 22 ? Dois patinhos na lagoa? Ou é um dois atrás do outro? E onde estão os 22 "ônibus novos" da Salineira que foram prometidos, após a "manifestação dos R$0,20"? Parece que além de fazer das ruas da cidade o seu (dela) quintal, a Dona Salineira, fez das ruas esburacadas da cidade de passarela, para o desfile de exibição dos 22 "ônibus novos".. Era o Dona Salineira Fashion Week ? Cau no esquecimento mesmo. O que uma moeda de R$0,50 não faz, hein? Se a Dona Salineira pegar uma cama de faquir., colocar rodas, pintar de branco e desenhar uns coqueiros, sentam e nem sentem o prego furando os traseiros. Sentir sente, mas calados.

    Felix da novela Amor à vida, nos tempo que ficou pobre, era para ter feito um comercial para essa renomada empresa. no verão. Imagine o Félix gritando: Olhaaaaaaa, o "Hot Bus " daaa Dooonaaaaa Salineiiiiraaaa!

    ResponderExcluir
  3. Leitão, este caso dos voluntários não tem nada a ver. As pessoas querem oportunidades enão importa o lucro da Fifa. Concordo com voce nas outras, nesta não.
    Mauro.

    ResponderExcluir