terça-feira, 7 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Este nosso posicionamento de oposição aqui no blog e no Programa Cidadania e Socialismo incomoda algumas pessoas. Primeiro porque não usamos linguagem chula e nem fazemos ataques pessoais. Segundo porque não fazemos oposição apenas a Alair Correa e poupamos Marcos Mendes e seus "novos aliados" de críticas. Não fazemos oposição "pela metade" ou para defender interesses pessoais ou de grupos. Fazemos oposição a este modelo, ou esquema, como prefere alguns, que foi implantado nesta cidade por estas duas "figuras públicas" há 16 anos e que vem saqueando os cofres públicos e a esperança de dias melhores para a população cabofriense. O descalabro administrativo, a falta de prioridades nos investimentos públicos (Vide a "fortuna" gasta em shows pelo atual governo) e o caos de hoje em várias áreas da administração pública, particularmente na saúde, educação e habitação popular fazem os argumentos transbordarem de razão.
Enfrentamos ambos em duas campanhas políticas, 2008 e 2012, onde nosso posicionamento político ficou muito claro. Só não vê quem não quer ou quando se tem motivos inconfessáveis para não ver. Pretendemos continuar assim para agrado de uns e desespero de outros.


* A Saúde em Cabo Frio está em crise há 16 anos. Não houve nenhuma política estruturante durante todo este período que priorizasse a atenção básica de saúde, área que tem que receber os maiores investimentos. O foco deve ser o cuidado preventivo da saúde da população e não tratar apenas as doenças, já em situações de emergência em todas as suas fases de complexidades. Um sucessão de equívocos, falta de planejamento, baixo investimento e má gestão, desembocou no estado crítico de hoje. Faltou sobretudo vontade política para romper terceirizações fraudulentas que enriqueceu muita gente e assistencialismo barato que elegeu muita gente.
O novo capítulo com o novo "velho" governo é só mais uma etapa. Não adianta trocar o gestor se não mudar a mentalidade e o projeto. O negócio destes "caras" sempre foi asfalto e concreto. As trocas ou substituições de nomes não irão trazer as mudanças desejadas, pois ficarão submetidas a um projeto de governo comprometido, em primeiro lugar, com os interesses do capital, empreiteiros, agentes privados de saúde, concessionárias de serviços públicos, etc...
A saúde em Cabo Frio enriqueceu muita gente e elegeu muita gente !!!!!!!!!!


* Os moradores dos bairros periféricos seguem denunciando o caótico quadro da segurança pública em nossa cidade. Monte Alegre, Boca do Mato, Rainha da Sucata, Cantinho do Céu, Morro do Limão, Vila do Ar, Pq Eldorado, Manoel Correa e outros são áreas críticas, onde os moradores estão sendo vítimas da opressão dos criminosos. Isto é do conhecimento das autoridades municipais que nada fazem a respeito. Sabemos das limitações do município nesta área, mas a omissão completa em defesa dessas pessoas começa a causar indignação e desgaste ao "novo" velho governo. Isto também acontecia no governo anterior, o que mostra que o descaso é antigo. Estão esperando o que para tomar providências? Alguma tragédia anunciada?


* Quem lembra da polêmica sobre o que fazer com o Marlim de Fibra do Canal que custou uma bela grana e está todo "lascado". Alguns querem que se pinte de novo o descascado peixe, outros querem sua retirada. Tenho uma sugestão: Retire o desgastado Marlim do local e vamos colocar lá outro tipo de peixe que tem mais a ver com os dois últimos administradores públicos da cidade : Um Robalo de Ouro.!!!!!!!!


* Quando será a data da próxima inauguração "Casas Bahia" das obras da nova orla da Praia do Forte ? Será em 12 ou 24 meses ? Um obra desnecessária neste momento, onde a cidade passa por uma terrível crise na saúde, por problemas estruturais na educação, por uma crise séria na geração de empregos e omissão total na política habitacional. Os quase 30 milhões orçados nesta "megalomania" poderiam ser usados nestas áreas tão fundamentais de políticas públicas. Este tipo de escolha orçamentária dos gastos públicos indica para quem "estes caras" governam prioritariamente. Só não ver quem não quer !!!!


* 2013 findou, 2014 está iniciando e tudo indica que continuaremos com a "tradicional" subalternidade da Câmara de Vereadores ao Executivo, fato que ocorre agora de forma muita clara no atual governo, mas que também ocorria com o governo anterior do ex-prefeito. Ambos, "mestre" e "pupilo", através de vantagens e benesses fazem e fizeram de forma pouco republicana (eles desconhecem estes conceitos) a cooptação dos vereadores com extrema facilidade. Todo mundo sabe na cidade como funciona este esquema: portarias para cabos eleitorais, empreiteiras amigas, apoio político em futuras eleições, e por aí vai. Uma grande parte da população assiste e participa disso com passiva cumplicidade, já que "estes caras" são eleitos e reeleitos, alguns com enorme facilidade. E ainda depois querem reclamar da nossa representação parlamentar.
Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016!!!!!

* Em recente entrevista na TV Litoral News o ex-prefeito Marcos Mendes declarou "em alto e bom tom" que "MANDOU" os vereadores aprovarem as contas reprovadas pelo TCE de uma gestão passada de Alair Correa. Cobrou no ar que o atual prefeito também "MANDE" aprovar suas contas referentes a gestão passada também com parecer contrário do TCE.
Tá bom para vocês ou querem mais !!!!!!!!!!!!!!!


* A CUT, a Força Sindical, a CTB, a CGTB, a NCST e a UGT ameaçam sair do "marasmo militante" e pressionar a presidente Dilma com relação ao fim do Fator Previdenciário. Ficaram quietinhas todo este tempo e agora aproveitando o ano eleitoral querem fazer pressão. O Fator Previdenciário instituído por FHC e mantido vergonhosamente pelo "governo dos trabalhadores" é umas das maiores covardias já feitas contra o trabalhador brasileiro. Quebraram contratos e a regra do jogo com o mesmo em andamento para beneficiar o grande capital e as empresas de previdência privada. É um fator redutor que diminui o valor da aposentadoria do trabalhador, mesmo ele tendo cumprido sua jornada legal de 35 anos de serviço. Ao final do governo Lula, o congresso aprovou o seu fim e "presidente operário" vergonhosamente vetou.
Tem um artigo bem lá atrás no blog, onde abordamos o caráter social da Previdência, intitulado : A Previdência Social é um direito da cidadania. Vale a pena dar uma lida, se discordar, comente e dê sua visão.


* O Brasil pede mudanças já para 2014. As grandes manifestações à partir de junho do ano passado mostraram isso com clareza. Assine agora o projeto de reforma política do mesmo movimento que fez o Ficha Limpa. Sua assinatura na petição pública pode ajudar a mudar o Brasil: www.eleicoeslimpas.org.br.
Site interessante para quem pensa em renovação dos quadros políticos.


O planeta possui cerca de 7 bilhões de pessoas. Pequeno resumo: Dados espantosos sobre a distribuição da riqueza:

1 - Qualquer pessoa que possua bens em valor total superior a R$ 8.600,00 (uma moto usada) possui mais riqueza do que 3 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo inteiro. Está na metade superior da posse de riquezas.
2- Quem possui bens em valor superior a 162 mil reais (uma casa simples em São Gonçalo, RJ) possui mais riqueza do que 6 bilhões e 300 milhões de pessoas. Pertence aos dez porcento mais ricos do mundo.
3- Quem tem bens em valor superior a um milhão e seiscentos mil reais (uma boa casa em Camboinhas, Niterói, RJ), possui mais riqueza do que 6 bilhões e 930 milhões de pessoas. Faz parte da fatia correspondente a um porcento da população mundial, mais rica do que os 99% restantes.
Conclusão: num planeta extremamente injusto, até as classe média e média alta são consideradas ricas. Apenas trinta e dois milhões de pessoas podem ser consideradas, de fato, ricas, sendo que 161 delas controlam cerca de 140 corporações que, por sua vez, dominam praticamente todo o sistema econômico e político do mundo. Esse é o sistema que defendemos com unhas e dentes?
COMENTÁRIO DO BLOG: Uma nova forma de organizar a sociedade precisa ser pensada.

8 comentários :

  1. Claudio Leitão, te faço a seguinte pergunta. A CF/88 determina que as contas do Prefeito sejam analizadas por um orgao técnico, nesse caso o TCE. O parecer será avaliado pela camara de vereadores que tem a competência para decidir se aprova ou não e nesse caso um julgamento meramente político. Qual mudança em sua opinião deveria ser feita na legislação para mudar modelo.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que a Câmara não deveria julgar as contas do prefeito, exatamente por fazer apenas um julgamento político. Não há estrutura técnica para fazer esta análise de forma imparcial. Os vereadores em sua maioria votam o que o prefeito manda.
    O TCE deveria ter o poder de fazer este julgamento, mas com outra estrutura. Os ministros ou conselheiros tem indicação política e as vezes se sobrepõem aos técnicos. Acaba também virando um órgão político. O TCE deveria ser uma estrutura de Estado com os seus técnicos admitidos por competência e concurso público. Não haveria uma garantia de 100% para acho que a sociedade ficaria mais protegida dos desvios. É lógico que o prefeito reprovado teria o direito da ampla defesa como manda a Constituição.

    ResponderExcluir
  3. É por aí, e vc tocou nessa questão das indicações políticas desses orgaos tecnicos. O problema é que qd as demandas chegam nos tribunais o julgamento é pelo aspecto juridico ou pelo menos deveria ser. Ficamos de maos atadas, mas uma coisa nai tenho duvida, a palavra final nao pode ser dis verezdores. Me desculpe, estou num tablet, alem do teclado ser peq, eu já nao estou enxergando mt bem. Largeui de mao alguns acentos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vergonha de ser cabofriense.
    Por anos o cidadão é tratado como lixo. A cidade é divida em dois grupos, os que amam Marcos Mendes e os que idolatram Alair Corrêa. Lembrando que todos que assumiram a prefeitura só governaram em interesse próprio, ajudando os seus "amiguinhos" financiadores e partidários, colocando os interesses da população em segundo plano.
    É deprimente ler pessoas ligados a qualquer um dos políticos acima, discutindo e esbravejando pelo Facebook, é cada coisa que se lê, que custamos a acreditar que é verdade. É sempre a mesma história, um não fez, o outro vai fazer. Um fez, o outro vai refazer "mais melhor" e assim por diante. Nesta cidade não existe política, existe politicagem, e a culpa é nossa, cidadãos cabofrienses, que fazemos parte desse circo, geralmente "transvestidos" de PALHAÇOS (com todo respeito a estes profissionais). Vive-se as custas de portarias, vive-se a beira de um turismo de veraneio (turista pão com mortadela), vive-se dependendo do emprego comercial (em alguns casos, semi escravos). É triste ver as cidades ao nosso redor crescendo, investindo em polos industriais, trazendo empresas, gerando empregos; e a nossa cidade parada, decadente, acomodada. E o "mais bonito", um político empurrando a culpa para o outro, sem ser capaz de reconhecer sua incompetência administrativa. Convivemos com aquela velha máxima, " farinha pouca meu pirão primeiro", a maior verdade nessa cidade; onde todos querem tirar proveito da situação. Seja através de dentadura, silicone, vasectomia, saco de cimento, churrasco, promessa de portaria entre outras "vantagens". É tenebroso ver as pessoas brigando, xingando perdendo a compostura, defendendo o seu amado ou idolatrado ídolo politico.
    Cabofrienses, acordem enquanto há tempo. Podemos mudar a realidade da nossa cidade, vamos renovar, ainda há esperança. Nossa Câmara Municipal não nos representa, buscam primeiros seus interesses "portalícios", os últimos governantes não nos representaram, buscaram ou buscam primeiro os seus interesses pessoais, está na hora de uma mudança de verdade.
    Essa mentalidade de cidade pequena, que tem um povo com mente pequena, que pensa pequeno. Está na hora de acorda e começar a cobrar o que realmente importa para população. Parcerias com o Senai, Senac entre outras instituições, para qualificação técnica profissional gratuita, isenção fiscal para que empresas se instalem na cidade, temos uma grande área em potência no Jardim Esperança. PARAR de viver de turismo de veraneio, e ENTENDER que Cabo Frio, tem que conviver com o turista, não viver do turista e para o turista. Parar de viver de comércio fixo ou ambulante. A cidade precisa de empregos de verdade, de qualificação de verdade, de administradores públicos de verdade, de saúde de verdade. Porém, precisa ainda mais de CIDADÃOS de verdade, comprometidos com a verdade, que não se vendam, que votem com responsabilidade sem interesse de algo em troca.

    Este é meu sonho como cabofriense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago sou vou discordar em um ponto da sua perfeita analise. " farinha pouca meu pirão primeiro". Em Cabo Frio é :Farinha é pouca, meu pirão sozinho.


      Excluir
    2. Correção: .... só vou........

      Excluir
  5. Eu já nasci com vergonha de ser cabofriense . Eu nasci na cidade errada. Tem nada a ver comigo. Cidade politiqueira pra caramba. Só sabem reclamar de prefeitura, o resto fica bem a vontade. Tem um subsidio de uma quantia maior que essa dos shows, que rola toda mês e ninguém fala tanto assim.

    ResponderExcluir