terça-feira, 14 de janeiro de 2014

RAPIDINHAS.......................




* O Turismo "cata latas" segue deixando rastros de sujeira e lixo pela cidade. A "prodigiosa" Consercaf continua perdendo a guerra do lixo, principalmente nos bairros da periferia. Nunca esta cidade teve um "expert" ou um técnico na pasta, logo, não há projeto de desenvolvimento integrado.

* Os empregos gerados são em sua absoluta maioria na informalidade, sem a proteção da carteira assinada e da previdência social. São empregos de baixa remuneração e sazonais, agregando pouco valor a massa salarial, perpetuando a péssima distribuição de renda na cidade. Entretanto, alguns empresários lucram muito.

* O Centro de Convenções que poderia mudar este perfil continua sendo apenas uma promessa que é repetida a cada campanha eleitoral. Cursos de qualificação profissional são a outra ponta firme que precisa ser construída. É outra promessa antiga não cumprida pelos que sempre vencem a eleição. Eles não caíram do céu !!!!!!!!!!

* A obra da nova orla da Praia do Forte, extraordinariamente cara e inoportuna, sob o ponto de vista estético é feia e foge das características arquitetônicas da cidade. Usa muito ferro e vidro, "meio estilo Barra da Tijuca", mas tem sempre aqueles que gostam. Muitos até nem gostam, mas para agradar ao "chefe" tem que elogiar. Enfim, é uma questão de opinião.

* O atraso na sua conclusão, muito longe do prazo citado pelo prefeito, continua gerando enormes transtornos no trânsito. Inclusive, vários equipamentos já mostram desgaste antecipado e um certo "ar de descaso". Isso provavelmente vai gerar um custo ainda maior para a terrível obra.

* Segue ainda aquela pergunta: Quando será a próxima inauguração "Casas Bahia" da nova orla?
Em 12 ou 24 meses ???????

* É louvável que o governo "agasalhe" famílias pobres com a construção de casas populares, mas fazer 3 casas não é projeto habitacional consistente. O déficit habitacional da cidade passa de 20 mil famílias. Há 20 anos, apesar do extraordinário orçamento, não se estrutura um projeto sério nesta área. Temos falado isso desde 2008. Propomos várias vezes a implantação de uma Cooperativa Habitacional Municipal ou projeto equivalente para dar cabo desta carência em termos de política habitacional.

* Mas os "caras" preferem shows, fogos, obras faraônicas, nepotismo, máquina pública inchada no "andar de cima", políticas assistencialistas não emancipadoras da cidadania e por aí vai..........................
Cada um que faça seu julgamento !!!!!!!!!!!

* Parece, EU DISSE PARECE, que existe uma articulação na Câmara para não aprovar a prestação de contas do ex-prefeito Marcos Mendes. Embora não tenha data prevista para a votação, os bastidores "indicam" que já há parecer contrário firmado pela Comissão específica da "Casa do Povo". Os próximos dias vão ser quentes na política local !!!!!!!!!!!!

* Com esta desaprovação de contas, o ex-prefeito estará fora das eleições de 2014 e 2016. Tem gente que vai ficar "desconsolada" !!!!!

* A Prolagos e a Ampla seguem desfilando suas respectivas "incompetências" e os seus desmandos na cidade e em toda a região. A falta d'água continua assolando a cidade, principalmente na periferia, e os "picos" de luz pipocam em vários bairros. Enquanto isso, nada "falam" a Agência Reguladora do Estado, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores!!!!!!

* Os "rolezinhos" continuam causando polêmica nas redes sociais. Os comentários e opiniões se dividem em contra ou a favor. É um debate complexo, onde o próprio Judiciário também se dividiu. Já houve liminares proibindo e outras liberando. Democracia racionada. Os próprios funcionários que "tem cara de pobre" estão sendo barrados. Só são liberados para entrar depois de "completa identificação". A grande maioria dos "rolezinhos" foi pacífica. Alguns que tiveram problemas, ocorreram fora do shopping e com responsabilidade partilhada também pela forma rude de abordagem da PM, que não deveria estar fazendo nenhuma "triagem" porque ali é um espaço privado e não público.

* Não tem que se buscar "base ideológica" no movimento. Muitos jovens ali não tem a menor noção de que estão realizando um "ato político" de protesto contra a discriminação. Não há nenhuma legislação regulando o uso de espaços de shoppings. Os donos dos shoppings não querem que "maculem" o seu espaço de lazer e de compras seguras para a alta classe média com a presença de jovens pobres da periferia. Não querem que acabe o "encanto" do apartheid social.

* Qual é a pior frase deste início de ano ?
1 - Roseana Sarney, governadora do Maranhão, justificando o caos nos presídios do Estado: "A violência aumentou porque o estado ficou mais rico".
2 - July Reis, a pichadora da estátua de Drummond, justificando seu ato: "Fiz isso porque estava deprimida."
Voto em Roseana, e você ????????????

* Daqui a pouco a gente volta com poemas e humor para relaxar !!!!!!!!!!!!!!

5 comentários :

  1. Leitão, qual o posicionamento do PSOL sobre os altos salários dos nossos políticos?

    Thiago Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho que o maior problema não são os salários, mas sim as gratificações, reembolsos, verbas acessórias de gabinetes, passagens, carros, aviões, etc.
    Tinha que acabar tudo isso e ficar só o salário com um teto estabelecido. Este valor poderia ser debatido de acordo com a função, vereadores, deputados, prefeito, governador e presidente. Estabelecer um patamar e submeter os percentuais de aumento aos mesmos que norteiam o aumento do salário mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esta é sua opinião, ou posicionamento do partido?

      Excluir
    2. É uma posição de consenso dentro do partido. Em Itaocara, por exemplo, onde o PSOL governa, o prefeito reduziu pela metade o seu salário e também de todo o secretariado.

      Excluir
  3. Rapidinhas é franchising Leitão? Rsrsrs

    Eu acho que a pior frase deste inicio do ano é Verão inesquecível

    ResponderExcluir