segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RAPIDINHAS.......................




* As informações sobre os elevados custos com os shows realizados pela prefeitura e as reflexões sobre os benefícios ou malefícios do "turismo de massa" causaram grande repercussão, chegando a mais de 4.000 acessos. Uma série de comentários ofensivos com xingamentos e linguagem chula não foram postados.

* A crítica tem que ser livre, este é um dos objetivos do blog, abrir um espaço democrático para o debate, mas não dá para tolerar este tipo de atitude, a maioria feita por anônimos que não tem nem a coragem de se identificar.

* A nossa posição é clara. Não somos contra a realização de shows ou outras ações para levar entretenimento à população ou aos turistas, mas não dá para concordar com estes valores estratosféricos num momento em que a cidade amarga enormes dificuldades em várias áreas de políticas públicas essenciais, principalmente, na saúde, educação e habitação popular.

* Desafio aos que são contra a nossa posição crítica a este quadro, a cobrar do governo uma avaliação séria ao final da "temporada de verão" sobre o que foi gasto pela prefeitura e o que "ganhou" a cidade em função destes investimentos. Com esta política de turismo, Cabo Frio é uma cidade de "veraneio" e não uma cidade turística.

* Foi hilário ler a coluna do ex-prefeito Marquinhos Mendes no Jornal Tamoios se manifestando sobre os valores elevados dos shows. O dito passado administrador fazia a mesma coisa e com um agravante, fazia os eventos "via Secaf" e não dava a menor satisfação à população sobre os valores.
Oh farinhada do mesmo saco !!!!!!!!!!

* A mídia e as redes sociais estão deixando claro: A Consercaf está perdendo a "guerra do lixo". O núcleo urbano do centro está razoável, tendo em vista o volume de pessoas, mas na periferia está levando uma "goleada". A infraestrutura da cidade não comporta isso. Faz lembrar aquele velho ditado popular:
"Por fora bela viola, por dentro pão bolorento".

* Há muito tempo não temos em Cabo Frio um problema tão grave de abastecimento de água. Vários bairros vêm sofrendo muito, e mais uma vez, quem sofre mais é a periferia. Mais uma prova da falta de infraestrutura para um "turismo" como esse.

* 2014 chegou e a campanha política começa a agitar os bastidores, já que legalmente não é possível fazer nada em público. Já começou no município uma intensa briga por "cabos eleitorais" por parte dos candidatos a deputado estadual e federal. Tem pernada para todo lado e cabo eleitoral fazendo verdadeiro "leilão" do seu passe.

* No plano federal "o coro está comendo faz tempo". Os candidatos destinam os maiores esforços no chamado "Triângulo das Bermudas" da política brasileira. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro representam 43% dos votos e é neste triângulo que se decide as eleições.

* Aliás, por falar nas eleições, o "presidenciável" Eduardo Campos(PSB) soltou a seguinte pérola na mídia: " A aliança com o PSDB é a nova política".
Será possível um negócio deste !!!!!!!!
Vai nessa Marina !!!!!!!!!

* Esta semana também tivemos um fato curioso: O PT comemorou o atingimento da meta de superávit primário.
Para esclarecer, o superávit primário, a grosso modo, é a economia que o governo faz para juntar mais "um dinheirinho" para destinar ao pagamento de juros da dívida pública. Regar mais um pouquinho as "mãos doadoras" dos banqueiros. Economiza nos gastos sociais, precarizando várias áreas de políticas públicas para não abalar a confiança do "Deus Mercado". Desta vez até os 15 bilhões obtidos com o Leilão do Poço de Libras ajudou a compor o superávit.

* Há 15 anos atrás o PT descia a "mamona" neste modelo. Mudou de ideia, então assuma, mas não fica de "caô" dizendo que faz um governo de esquerda e socialista. Parafraseando um velho amigo: Morro e não vejo tudo !!

* Alguns sites petistas estão cometendo um grave erro de avaliação. Dizem que quem é contra a Copa e pretende estar presente nas manifestações estará a serviço do PSDB. Nada mais reducionista. Nada mais fundamentalista. Será que o PT está virando uma seita?
A Copa em si não é culpada de nada. Parte dos manifestantes é contra a corrupção e o superfaturamento na construção dos estádios e outras estruturas destinados ao evento, mas não contestam a realização da copa. Será que os petistas discordam que isso aconteceu?

* De fato, há uma outra parte que é contra a realização da Copa, tendo em vista que os investimentos em estádios e estruturas anexas poderiam ser trocados por outras políticas públicas. Consideram o momento inoportuno, até porque no início o governo declarou que a maior parte dos investimentos seriam privados, o que não aconteceu. Direito legítimo de manifestação. Colocar todo mundo no "mesmo bolo" e dizer que os protestos são apenas "cadeia de transmissão tucana" é piada de mau gosto.

* Deveriam na verdade é estar preocupados com a grande estrutura repressora que o governo está montando para "sentar a lenha" nos manifestantes, defender o direito da livre manifestação ( Será que lembram que defendiam isso antes)e impedir este velha prática da direita brasileira.

* O Programa Cidadania e Socialismo que vai ao ar na JovemTv, toda segunda, as 15 horas, vai dar uma parada em janeiro. Vamos tentar dar uma reorganizada e voltar o mais breve possível.

* Para fechar as rapidinhas de hoje, uma frase para reflexão:
" Um povo de cordeiros tem um governo de lobos"
Ditado popular.

4 comentários :

  1. Cláudio Leitão, entretenimento à população somente na alta temporada? E na baixa temporada? Vamos ouvir ventos uivantes na praia nas noites escuras e vazias Então, pega o meu, o seu, o nosso dinheiro para entreter turista e a população é mera convidada? É na baixa temporada não merecemos? Só aborrecimento e não entretenimento? Na verdade nós entramos nessa festa de "penetra", que é proporcionada na intenção de atrair visitantes - isso, é falado abertamente. Às vezes visitantes não muitos ilustres. Se grande parte da população fosse mais esclarecida, não acontecia isso. Quem vota aqui? Somos nós, né?
    No fundo, no fundo, o povo merece. Reclamaram tanto que não tinha shows. E o resto?
    Agora se fizesse um show com artista de ponta e outros com artistas com cachês não muito alto, na entrada de ano, tudo bem! Agora estender a festa com shows caros, não dã! Deveríamos repudiar essa atitude do prefeito. Pô a cidade está carente em todas as áreas e gasta essa grana toda, tenha santa paciência. E os fogos? Vão arrumar patrocinadores para fazer essa festança. Muita gente critica, mas a festa do réveillon no Rio , tem parte patrocinada. Niterói que não gastou essa fortuna toda também conseguiu R$500 mil para fazer o seu. E Cabo Frio?


    Outra coisa: Se a cidade já apresenta sintomas visíveis que não suporta 200 mil habitantes, no dia a dia., vai aguentar visitantes? Se não tiver um planejamento no trânsito e principalmente no turismo, daqui a uns dois anos, ninguém vai ter mais acessibilidade nessa cidade. Cabo Frio está mais inchada do que cara de lutador de MMA.
    Mas já não basta a ganância dos políticos, ainda temos ter ser "vitimas" também da
    ganância de grande parte dos comerciantes que querem "ficar ricos" em apenas três meses? O que é isso? Depois reclamam que estão levando isopores para praias e shows. Tudo tem limites! Os visitantes já sentiram no bolso e já perceberam esse abuso.

    Nem turística, muito menos veranista, Cabo Frio é cidade duristica.

    ResponderExcluir