quarta-feira, 2 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Esta frase ilustra bem o que aconteceu ontem no centro do Rio com a polícia facista do Cabral agredindo de forma covarde e truculenta os professores do Rio em greve. A única ressalva que faço é que no lugar de país, deveria estar a palavra Estado, que da forma que age, não representa a maioria da nação brasileira. O Estado Brasileiro representa os interesses desta corrupta elite dirigente e repressora dos movimentos sociais e se transforma numa ilusão simbólica de que é para todos os brasileiros.


* Esta postura opressora nos faz remontar aos tempos de chumbo da ditadura civil militar. O uso de Polícias Militares para conter manifestações populares já foi inclusive condenado pela ONU, pois sabe-se que os métodos usados são violentos e sempre envolvem força desproporcional. Isso nos faz refletir sobre o papel exercido na sociedade por nossas polícias que precisa passar por uma reforma e um redimensionamento de suas atribuições. Controladas pelo Executivo de cada estado, que antes das eleições se mostram humildes e democráticos, mas após a vitória eleitoral mostram a sua face autoritária quando contestados legitimamente pelos sindicatos e movimentos sociais.


* Importante ressaltar a coragem e a capacidade de mobilização e enfrentamento que vem sendo demonstrada pelos professores da rede municipal do Rio de Janeiro. Importante destacar também a atuação de alguns vereadores que não estão "subordinados" ao prefeito Eduardo Paes, principalmente os dos partidos de esquerda, que de forma coerente tem se posicionanado ao lado dos professores nesta luta.


* O fato mais triste e cruel do episódio foi a morte da professora Elisabeth da Fonseca, vítima de infarto, quando submetida a gás lacrimogênio jogado de forma indiscriminada pela polícia. Esta morte vai para a conta de Cabral, Paes e seus asseclas. Vale registrar aqui a mensagem deixada na rede social pelo professor Rodrigo Bezerra, que abalado pelo episódio postou assim:
Amigos !!!
Lamento informar que a Professora Elisabete da Fonseca faleceu de infarto devido ao gás lacrimogênio lançado pelo Choque. Os socorristas nos avisaram. A Direção do SEPE, comissão de Direitos Humanos estão no Souza Aguiar. Cabral e Paes são ASSASSINOS!!!
LUTO!!!!


* Esta mensagem abaixo é para aqueles que se calam e se omitem diante de tantos desmandos e arbitrariedades praticados contra uma categoria que deveria ser reverenciada neste país e é tratada com tanto descaso, como também é toda a Educação de maneira geral, pelos nossos ínclitos governantes. Alguns inclusive que se calam são professores atuantes em outros "casos" análogos.
Palavras de uma PROFESSORA aos POLICIAIS:
"Eu posso olhar nos olhos de vocês porque não preciso ter vergonha de nada! Eu fui professora de muitos de vocês, dos seus irmãos e dos seus filhos. Eu trabalho ao lado de suas mães e esposas, em escolas miseráveis, caindo aos pedaços... Eu tenho a cara e o coração limpos porque minhas mãos não estão sujas de sangue, minhas mãos estão sujas e calejadas de giz".


* Aqui em Cabo Frio o "novo" velho governo também tem a marca da arrogância e da prepotência, logo os professores da rede municipal precisam ficar atentos a possíveis retaliações que possam ocorrer com o movimento grevista. Retrato abaixo uma postagem nas redes sociais de uma professora da rede municipal alertando para o fato:
"Hoje houve uma reunião de diretores com a Secretaria de Educação de Cabo Frio.
Mas não foi uma reunião qualquer... Pelo relato que tivemos, o próprio prefeito, na companhia de advogados, fez as "orientações" para as escolas de como se comportarem nos próximos 3 dias (paralisações de 72h aprovadas em assembleia da categoria).
Precisamos também lembrar aos diretores que em nossa cidade, após muita luta dos profissionais da educação, diretor de escola é cargo de confiança da COMUNIDADE ESCOLAR e, portanto, deve estar AO LADO daqueles que ele representa. Também não custa lembrar que o diretor não pode, por força de lei ASSEDIAR aos que estão dividindo com ele a tarefa de educar nossas crianças. Somos todos profissionais da educação e nossa luta é COLETIVA. Os governos passam, nós NÃO!
Nosso direito a GREVE é garantido pela Constituição."
http://www.seperj.org.br/admin/fotos/biblioteca/biblioteca8.pdf (Cartilha de assédio moral)


* O fechamento das ruas do centro do Rio foi ato de puro autoritarismo de quem se acha "o dono do poder", mas que na verdade teme a amplitude das manifestações. Quanto mais reprimida, mais ela vai crescer. É assim que nos ensina a história. Milton Temer, pelo face, fez uma observação bastante oportuna sobre o fato. Leia abaixo:
"A ditadura dos militares perde para o que ocorreu em repressão aos professores hoje. Quem a viveu, sabe que antes do AI-5, nunca houve rua fechada. A manifestação era pau-a-pau, com uma PM ainda não robocopizada.
Houve o episódio Edson Luis, é verdade. mas a resposta foi a Passeata dos Cem Mil, com os repressores entubando o roteiro que o movimento impunha.
Que fique claro. Não absolvo em uma vírgula sequer as atrocidades cometidas por aquele regime, principalmente no período Médici, do assassinato em massa de militantes revolucionários presos.
Mas levando em conta a conjuntura política atual, que nada tem a ver com o período Guerra Fria de uma luta de classes, revolucionária, explícita, e em que nos registramos sob um governo que se autodenomina popular, o Cabral filho, e seu cúmplice Eduardo Paes, fazem pior. Num regime dito democrático, colocam armamento letal na mão de meganhas bestializados para reprimir manifestações de massa. Meganhas que agem como se estivessem estimulados por produtos desviados na apreensão do chamado tráfico de drogas, e com cobertura legal do Palácio Guanabara e da Prefeitura..
Me dá pena ver um bravo resistente de 68, meu amigo Sergio Cabral, se obrigar a defender o beleguim em que seu filho se transformou, depois de enriquecer acintosamente na vida pública.
Luta que Segue!! pois os canalhas e seus acólitos, hoje protegidos pela grande mídia conservadora, comprada com a publicidade oficial, é que irão para o pelourinho da memória cívica, da mesma forma como foram os golpistas de 64, hoje desprezados pelos que então os louvavam como ˜salvadores da democracia."


* A Rede Globo, a maior sonegadora de impostos do país, com uma dívida de quase 1 bilhão de reais, voltou a "adjetivar" os manifestantes como vândalos de uma forma genérica, não fazendo as ponderações e considerações adequadas ocorridas no ato. O intuito é claro, ajudar os governos Cabral e Paes a "nublar" a justa reivindicação dos professores e minar o movimento junto a opinião pública. Vandalismo é o que ela que comete contra os contribuintes deste país não pagando o que deve ao Fisco.


* Daqui a pouco voltamos com as notícias locais............................

Um comentário :

  1. se os professores cedessem minimamente, esse impasse ja tinha sido resolvido ha tempos

    ResponderExcluir