sábado, 19 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* A Assembleia do Sepe em Cabo Frio ontem votou e aprovou as seguintes propostas:

1- Manutenção do ESTADO de GREVE, no qual a classe fica preparada para entrar em greve a qualquer momento;
2- Ato público durante o "desfile cívico" do dia 13 de novembro;
3- Nome do Prof. Rafael Peçanha, em substituição ao nome da Profª Marly Verdade para o Conselho do FUNDEB;
4- Nome da Profª Renata De Melo Tavares como Representante de base da Rede Estadual;
5- Acompanhamento de todas as sessões da Câmara té a provação da LOA 2014;
6- Assembleia no dia 04 de novembro 18h, na E.M. São Cristóvão;
7- Panfletagem da Rede Estadual dia 22, terça, 17h, no Largo Santo Antônio;
8- Discussão da Reposição de aulas na Assembleia do dia 04 de novembro.

Não foram agendados novos dias de paralisações nem greves por tempo determinado.


* Tem sido muito importante o apoio dos estudantes a greve dos professores da rede municipal de Cabo Frio. Eles como ninguém, "sentem na pele" as péssimas condições estruturais de grande parte das escolas e a falta de um projeto pedagógico que melhore e motive o aprendizado. Sabem também das difíceis condições salariais dos seus professores e dos demais funcionários de apoio.


* Impressiona o marasmo administrativo e inação do "novo" velho governo nas áreas de políticas públicas essenciais, como educação, saúde, habitação popular e geração de emprego. São decorridos praticamente 10 meses, arrecadados quase 600 milhões de reais e até agora, nestas áreas, nenhuma mudança estrutural. A "menina dos olhos" do prefeito continua sendo a polêmica obra faraônica da Praia do Forte.


* A eleição é só em 2014, mas continua frenético o ritmo das pesquisas eleitorais e "alianças" políticas com vistas ao pleito para o governo do Estado. O interessante é que cada candidato tem a sua pesquisa, evidentemente, favorecendo sua candidatura. Garotinho, Lindberg e Crivella lideram em algumas. O PT e o PMDB, vivem "entre tapas e beijos". Ninguém discute um projeto programático de ideias, disputa-se espaço na mídia e qual o tipo de "ajuntamento" pode favorecer o projeto pessoal de cada um. Tenho dito: informação e renovação são palavras chaves para 2014!!!!!!


* O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous foi outro jurista que se manifestou contra esta "Lei das Organizações Criminosas" que visa intimidar e reduzir o número de pessoas nas manifestações:

"O RIO DE JANEIRO VIVE UMA SITUAÇÃO INACEITÁVEL.
Manifestantes ou meros espectadores de atos políticos são enquadrados na chamada Lei de Organizações Criminosas, abertamente inconstitucional, e que, ademais, não se aplica a quem participa de manifestações públicas;
Eles são, também, indiciados por crimes de formação de quadrilha, corrupção de menores e outras aberrações. Presos arbitrariamente pela PM, são conduzidos a delegacias distantes para dificultar o trabalho dos advogados;
Seu indiciamento é feito sem critério, a partir do livre arbítrio dos delegados;
Jovens, sem vinculação com atividades delituosas, são processados por crimes inafiançáveis e correm o risco de serem condenados à prisão.
Convém lembrar que, numa democracia, mesmo os envolvidos em atos de depredação devem ser tratados na forma da lei. Não se pode combater ilegalidade com outra ilegalidade.
Advogados que buscam impedir essas arbitrariedades estão sendo tratados com hostilidade e vistos como estorvo à atuação policial. Agentes, a pretexto de realizar “oitivas informais”, impedem que os profissionais tenham contato com seus clientes. É bom recordar que “oitivas informais” de presos eram comuns na ditadura militar e são inaceitáveis numa democracia.
Essa situação é inadmissível. A observância dos direitos constitucionais não deve estar sujeita aos humores da autoridade policial.
Os 25 anos de nossa Constituição merecem uma comemoração mais adequada."


* Um ato de protesto realizado hoje, em frente ao Laboratório Royal, contra a utilização de cães como cobaias para experimentos na indústria de cosméticos, foi dissolvido com uma ação extremamente truculenta do batalhão de choque da polícia paulista. Vários manifestantes ficaram feridos. É um atraso tecnológico e uma aberração biológica esta prática, que já foi abolida nos principais países do mundo. As licenças do laboratório serão revistas pelas autoridades sanitárias federais. Parabéns aos defensores dos animais que tiveram a coragem de fazer este enfrentamento com os empresários e com o braço armado do Estado, que por incrível que pareça, está sempre contra a vontade popular.
Até quando vamos manter estes canalhas no poder?


* Tenho insistido aqui no blog sobre este importante tema que é a Dívida Pública. Reconheço que é um assunto técnico e complexo, mais precisa ser colocado no debate político. A grande mídia e os partidos conservadores, inclusive o PT, não querem discutir a questão. Falta muita informação a população devido a este fato. A dívida que vai consumir 44% do orçamento geral da união para 2014 é o maior entrave ao desenvolvimento do país, provocando uma brutal transferência de recursos públicos para o sistema financeiro nacional e transnacional. O gráfico acima mostra a disparidade no gasto público e o que estes "caras" elegem como prioridade orçamentária.
Vamos deixar novamente esta turma continuar no poder? Mais uma vez precisamos de informação e renovação!!!!!!


* A torcida do Vasco está sofrendo todo o tipo de gozação dos torcedores dos outros times cariocas. Alguns não tem muita moral, não, pois já visitaram a segundona e penaram para voltar. Tudo culpa do ex-ídolo e atual presidente Roberto Dinamite. Deputado gazeteiro do PMDB na Alerj, Dinamite colocou na administração do clube tudo de ruim que ele aprendeu com seus "mestres" naquela Casa. Nepotismo, má gestão, denúncias de corrupção, favorecimentos à empresários, contratações sem critério técnico, jogadores exagerando na noite carioca sem punição, além de outras, levaram o Vasco a amargar este mau momento. Mas, vamos lá, ainda há esperanças de não cair. Vamos cobrar mais raça desses jogadores que precisam honrar esta camisa de grande história que vestem hoje.


* Tenho sido aqui um crítico duro da Câmara de Vereadores por motivos diversos e não retiro nada do que disse. Uma das principais críticas que faço é a falta de abertura para participação popular. Por isso, não posso deixar de citar a boa iniciativa do vereador Vanderlei Bento em realizar o Fórum de Ideias "Eu tenho voz". Uma iniciativa de abertura para a participação popular no mandato, onde os estudantes das escolas públicas de Cabo Frio se reuniram para apresentar propostas a serem discutidas na Câmara, com possibilidades de virarem projetos de lei. É ainda um longo caminho a ser percorrido, mas a iniciativa é válida.

* Fui convidado a ser um dos jurados a avaliar as propostas e vi boa participação dos estudantes. Acho também que a iniciativa deve se estender a outros segmentos, como por exemplo, ambientalistas, esportistas, profissionais da educação e da saúde.


* Segue rolando a nossa enquete. Qual o nome do troféu a ser entregue ao vencedor do sensacional "Campeonato de Processos" travado entre Marcos Mendes e Alair Correa? A semana andou morna, mas dada a ficha corrida de ambos, logo, logo, vai esquentar novamente. Vote e participe!!!!!!!!!!

Logo mais, as rapidinhas......................


Nenhum comentário :

Postar um comentário