sábado, 26 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Este blog quer desejar muita sorte e tranquilidade aos milhares de estudantes, que neste momento estão se dirigindo aos locais de provas para a realização do ENEM, inclusive minha filha, que saiu de casa bastante ansiosa. A aprovação representa o sonho da carreira pretendida e a possibilidade de cursar uma Universidade Pública.

* Um detalhe triste é constatar o desequilíbrio de forças e possibilidades que ocorre entre os alunos de caras escolas particulares e aqueles que estudaram em escolas públicas com toda a dificuldade estrutural e pedagógica imposta pelos nossos maus governantes. Mas é hora de superação, do esforço máximo para alcançar objetivos na vida. MUITA FORÇA GAROTADA!!!!!!


* Com um certo ar de melancolia e derrota relativa foram encerradas as greves dos professores das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. O momento ainda não é propício para uma análise mais profunda, mais duas questões "sobem a tona": No primeira, a direção do SEPE não decidiu sozinha pelo fim da greve. A decisão foi respaldada pela categoria. Não sei se procedem as suspeitas de infiltração nas assembleias de "pessoas estranhas" que ajudaram a derrubar a greve. Isto precisa ser investigado pelo sindicato e pela comissão de professores. Na minha opinião, entretanto, acho que a direção do SEPE poderia ter tido uma posição mais firme já que nenhum avanço foi confirmado por Cabral ou Paes, embora saibamos o grande desgaste físico e psicológico da categoria, além dos efeitos produzidos pela mídia contrária na opinião pública que são decorrentes de uma greve tão longa.
Na segunda, de positivo fica a grande capacidade de mobilização demonstrada pelos professores com grandes atos e passeatas, que enseja possibilidades de mais ações no futuro, caso a situação não mude. Ficou demonstrado para a população o quadro dantesco na educação nos municípios e no Estado de maneira geral. Outro fato foi a truculência, o autoritarismo e a falta de diálogo que marcam estes governos, através da ação policial, das prisões injustificadas e da falta de compromisso demonstrada de que não querem investir na educação.

* Aqui no município, o sindicato, depois da greve de advertência, aguarda o cumprimento do acordo estabelecido com o governo para decidir os próximos passos. Houve com sempre, já é histórico na nossa cidade, grande dificuldade de diálogo entre o sindicato e as autoridades que comandam o governo e a educação.


* A recente nomeação da economista norte-americana Janet Yellen para o cargo de presidente do FED, o maior banco estatal do mundo, revela o inequívoco crescimento do chamado "poder feminino" nas instituições políticas e econômicas que comandam a economia globalizada do planeta. Nunca houve tamanha participação estratégica das mulheres no poder. Além de Janet Yellen no FED, temos também, Hilary Clinton, secretária de estado dos EUA, a francesa Christine Lagarde, diretora gerente do FMI, Angela Merkel, na Alemanha, liderando a recuperação da União Europeia, Sonia Gandhi, na Índia, Helle Thorning, na Dinamarca, Gro Harlen Brundtland, na Noruega e Cristina Kirschner, na Argentina. No Brasil temos a presidente Dilma Roussef e Graça Foster, presidente da Petrobrás, uma das maiores empresas petrolíferas do mundo.
O grande capital não faz mais distinção de gênero.


* Oficialmente e legalmente a campanha política para as eleições de 2014 só começa em julho do ano que vem, mas nota-se claramente que a campanha começou tanto para o governo do estado quanto para a presidência. No plano federal, não tem um dia que não sejam realizadas ações com este objetivo por parte da própria presidente Dilma que busca a reeleição, da agora "dupla" Marina Silva/Eduardo Campos e também do presidenciável Aécio Neves. No plano estadual, o mesmo script, Pezão inaugurando obras, algumas inacabadas, do governo Cabral, Lindberg, agora, repetindo uma estratégia lulista da "Caravana da Cidadania" e Garotinho, atuando fortemente nos bastidores evangélicos. Tem muito dinheiro público sendo usado nesta propaganda eleitoral antecipada.
Enquanto isso, a Justiça Eleitoral finge que não vê nada!!

Daqui a pouco a gente volta!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário