sábado, 5 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Aconteceu o que todos temiam no caso do sumiço do pedreiro Amarildo. Foram presos 10 policiais, inclusive o comandante da UPP da Rocinha, todos acusados com fartura de provas e depoimentos de terem torturado o pedreiro até a morte com choques elétricos e asfixia. O triste espetáculo revela toda a face violenta, cruel e elitista, com viés facista, da polícia carioca hoje. O Governador e o Comando da PM, escolhido pelo mesmo, tem total responsabilidade pela conduta da base policial. O Comando(Governo) dá as ordens e a política de condutas a serem implementadas e a base da corporação reflete esta "ideologia". Que o povo carioca não esqueça que existem outros milhares de Amarildos sumidos até o momento.


* Um grande "balcão de negócios" partidários tomou conta de Brasília e de várias cidades brasileiras em função da data limite para filiação com vistas às eleições 2014. Os critérios para a escolha são puramente eleitoreiros, sem nenhuma discussão de base programática. É importante que o eleitor esteja atento a isso. O problema não é o número de partidos, isso está previsto na constituição, o problema é que a grande maioria não tem base programática e ideológica de representação popular. São frutos da vontade e interesses de um político ou grupo político. Daí esta nossa crise no processo de democracia representativa vigente. O voto tem que ser um processo combinado entre candidato e seu partido. O que eles tem como proposta de país de forma conjunta. Tem candidato que não sabe direito nem onde está entrando.

* Esta crise de representação só vai terminar quando o eleitor entender este processo de forma conjunta. O mandato é do partido, logo o voto não pode ter natureza apenas personalista, sob o risco de se votar num candidato que vai "negociar" o seu mandato como bem quiser. Embora muita gente defenda a candidatura independente, ela ainda não é possível dentro da legislação eleitoral.

* Aqui em Cabo Frio está acontecendo isso. Políticos se movimentando para a troca de partidos, visando candidaturas a deputado estadual ou federal, buscando apenas a tal "estratégia" de qual o caminho mais fácil para a eleição. O projeto, a ideologia e a formação dos quadros do partido pouco importa. O que importa é o seu projeto pessoal para vencer a eleição, sem saber depois o que vai representar. O eleitor vota no candidato desta forma e depois reclama da sua atuação parlamentar. Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016!!!!


* Este blog apoia a ação "SOS DUNAS DO PERÓ" que será realizada no dia 12 de outubro, próximo sábado, as 9:30 horas, na Estrada do Guriri, próximo ao empreendimento. Não há "desenvolvimentismo de araque" que justifique a degradação ambiental desta área protegida. Embora com várias licenças concedidas, o empreendimento só sai se a prefeitura e a câmara de vereadores quiserem e se omitirem. Esta é a verdade, o resto é embromação!!


* Hoje, a Constituição de 1988, chamada de constituição cidadã, completa 25 anos de sua promulgação. Apesar dos avanços, nossa Carta Magna ainda precisa regulamentar inúmeros artigos para garantir direitos do povo trabalhador brasileiro. E isso passa pela eleição de deputados federais que estejam em sintonia com os anseios populares e os interesses da classe trabalhadora. O voto precisa ser pensado e instrumentalizado com este objetivo. Sobre a data, vale registrar a sempre oportuna observação de um desses deputados, o companheiro Chico Alencar:
"Hoje, 5/10, a Constituição cidadã completa 1/4 de século. É a + democrática q já tivemos e... muito desrespeitada. NO BRASIL, CUMPRIR A LEI É REVOLUCIONÁRIO."


* Apesar da atitude prepotente e da falta de um diálogo aberto por parte da prefeitura de Cabo Frio, o Sepe Lagos não vai se intimidar e marcou paralisação de advertência de 72 horas, dias 16, 17 e 18 de outubro, tentando retomar as negociações interrompidas pelo governo. Liminar pode ser dada e também ser cassada!!!!!
Nosso apoio a luta dos profissionais da educação no município!!


* Já a rede estadual de ensino continua em greve e realizará nova assembléia, na próxima terça, dia 08 de outubro, as 14 horas, no Club Municipal, no Rio de janeiro. Quase 2 meses e o impasse continua com a também usual truculência do Governo Cabral. Um Estado rico, que compromete apenas 23% da sua arrecadação com a folha de pagamento, envolvido num grande mar de corrupção e desvios de dinheiro público em obras faraônicas, alega que não tem recursos para promover os investimentos necessários para a melhora das condições de ensino e dar um reajuste digno a categoria. É uma piada!!!!!!!!

* Na rede municipal do Rio também segue o impasse, principalmente depois que a greve foi declarada ilegal pela justiça. Os professores prometem novo ato em frente a Câmara de Vereadores e continuar na luta tanto nas ruas quanto no judiciário. Nosso total apoio!!!!!


* No próximo dia 9 de outubro, as 20 horas, na Cabo Frio TV vai estrear um "programa estranho". Chama-se nas Trevas do Rock e dizem que o apresentador será o blogueiro e professor de História, José Francisco de Moura, o Chicão. Especula-se que o apresentador vai apresentar clips de puro rock pesado e quebrar cd's de Axé, Pagode e Funk. Mas parece que vai atender a pedidos ecléticos ao vivo. Sergio Fridman, já avisou que vai pedir uma música do seu ídolo Cauby Peixoto, Vania Carvalho promete encher o saco do apresentador com Pink Floyd e um telespectador anônimo vai querer ouvir as fantásticas e engajadas canções de Justin Bieber. Vamos ver!!!!!


* É impressionante a incapacidade administrativa e técnica do "novo" velho governo Alair Correa na gestão da Saúde de Cabo Frio. A famigerada Central de Marcação de Consultas continua sendo o "grande calo", apesar da boa vontade dos funcionários encarregados. A promessa não era fazer "melhorazinhas" e sim acabar com ela. As TV's e rádios locais viraram uma espécie de "call center" da prefeitura para marcar consultas e exames. É só ligar, espinafrar e reclamar, e logo logo, aparece um assessor de imprensa se comprometendo a receber o cidadão e marcar sua consulta ou exame.

* Uma outra pergunta: Quando vai ser reaberto o HCE, outra promessa de campanha, com o objetivo de desafogar a UPA?


* Só para lembrar, semana que vem teremos a ENQUETE para escolher o nome do troféu a ser entregue ao vencedor do espetacular "campeonato de processos" travado entre MM e AC. Depois de uma semana passada quente, com processos "pipocando" de lado a lado, esta semana foi morna, com os times dando uma descansada. Mas a folha corrida dos competidores é grande e novos "lances" vão empolgar as galeras!!!!
Vote e dê uma força!!!!!!!!!!

Um comentário :

  1. AMIGO CLÁUDIO. VOU COMPRAR O HORÁRIO NA CABO FRIO TV, LOGO APÓS O PROGRAMA DE ROCK, SÓ PARA MÚSICA ANTIGA. TEREMOS CAUBY, DOLORES DURAN, ALTEMAR DUTRA E OUTROS. O APRESENTADOR ESTARÁ DE SMOKING E SERÁ O PROFESSOR CHICÃO, QUE DEVERÁ ABRIR O PROGRAMA DIZENDO: AGORA UM PROGRAMA COM MÚSICA DE QUALIDADE.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir