terça-feira, 8 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Mais de 20 mil professores e manifestantes fizeram bela passeata cívica da Candelária até a Câmara Municipal no Rio de Janeiro. E mais uma vez, como é característico de qualquer manifestação deste porte, houve conflitos com a Tropa de Choque da PM. E mais uma vez, como sempre, houve excessos de parte a parte. E mais uma vez, como é de praxe, a Rede Globo, deu destaque em suas reportagens exibindo, predominantemente, as cenas do "mascarados" quebrando as fachadas "das pobres agências bancárias". Praticamente nada sobre a magnitude de mais de 20 mil pessoas marchando pela melhora da educação que seus "patrocinadores e financiadores", Paes e Cabral, massacraram nos últimos anos.

* Só para lembrar aos incautos, a Rede Globo foi condenada a pagar 1 bilhão de reais de impostos sonegados ao Fisco. Este é o grande ato de vandalismo contra o contribuinte brasileiro e a Receita Federal!!!!

* Novas manifestações estão sendo organizadas para acontecerem no decorrer da semana. A história nos ensina há tempos. Quanto maior a repressão, maior a revolta e a adesão a causas legítimas como é o caso da Educação. Já dizia alguém que não me lembro no momento: " A justiça da causa determina o direito da luta."


* Por falar nos professores, estão crescendo as denúncias de assédio moral aos grevistas da rede municipal de Cabo Frio por parte de diretores das escolas. Os professores devem comunicar as denúncias ao Sepe Lagos para as providências jurídicas cabíveis. Isso é inadimissível e reflete a marca do autoritarismo deste governo e também do anterior.
Aliás, dia 15 de outubro é o dia do Professor. Fica o dilema: O que comemorar?


* No próximo sábado, dia 12 de outubro, as 9:30 horas, na Estrada do Guriri, próximo ao Cond. dos Pássaros, está sendo convocado um ato contra a destruição das Dunas do Peró, pretensamente justificada por um "desenvolvimentismo de araque" que quer implantar naquele local de grande riqueza natural de nossa região, um empreendimento imobiliário de 1.044 lotes. O Club Med e seus empregos foram apenas um engodo e uma enganação de fase inicial. Todos os verdadeiros ambientalistas e aqueles que querem defender esta área precisam estar presentes.

* Tem algo "nebuloso" no ar. As licenças foram obtidas no INEA(estadual)e no governo Marcos Mendes. O novo governo Alair Correa embargou e desembargou as obras em menos de 24 horas. Ambos ainda não vieram a público dar nenhum esclarecimento a população sobre esta questão. Transparência nunca foi o forte destes "caras".

* Alias, este será o tema do próximo Programa Cidadania e Socialismo, na segunda, dia 14 de outubro, ao vivo, pela JovemTV, as 15:30 horas. Vamos falar tudo, com independência e sem censura. Tem caroço demais neste angú!!!!!!


* Impressiona a forma rotineira na cidade das ações policiais de apreensão de drogas e armas em poder de traficantes. Todo dia a polícia estoura um ponto e prende vários envolvidos com o tráfico. Já que tá disseminado, porque não idealizar uma grande operação, já que a PM tem estes locais mapeados. É no mínimo estranho que isto não ocorra. Enquanto isso, comunidades inteiras ficam a mercê da violência dos traficantes. As autoridades estão devendo muito nesta área.


* Continua repercutindo muito no ambiente político nacional a filiação da presidenciável Marina Silva ao PSB. A escolha de última hora de Marina desconcertou tanto Dilma quanto Aécio e criou várias incógnitas no cenário da disputa presidencial. Será que ela vai mesmo ser vice de Eduardo Campos? Esta e outras perguntas vão continuar sem resposta por algum tempo ainda. Há seis meses atrás, Marina deu uma declaração a Folha de São Paulo, dizendo que Campos e Aécio representavam a mesma velha forma de fazer política. Eh Marina, ficou esquisito!!!!!!


* Esta é para aqueles que acham que a privatização é a melhor solução para várias áreas estratégicas do país. Não se mede eficiência de empresas analisando apenas se a administração é pública ou privada. Este fragmento de uma matéria do jornal O Globo é interessante e esclarecedor:

"As tarifas de telefonia móvel cobradas no Brasil são as mais caras do mundo em termos absolutos, segundo estudo divulgado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão ligado às Nações Unidas.
De acordo com o levantamento, que tem como base dados de 2012, o preço por minuto para ligação entre celulares de uma mesma operadora é de 0,71 dólar no Brasil (dados de São Paulo), a mais cara entre os 161 países analisados. Perto do Brasil estão Bélgica e Nova Zelândia, com 0,70 dólar o minuto, e Suíça, com 0,68 dólar. No México e na Argentina, o preço por minuto é de 0,32 dólar, no Peru, de 0,18 dólar, e no Chile, 0,14 dólar."

Detalhe importante: O serviço prestado, além de caro é de péssima qualidade e pode ser medido pelo número de reclamações no PROCOM e pelo volume de ações judiciais contra as operadoras.


* A Universidade Estácio de Sá - Campus cabo Frio, está promovendo entre os dias 16 e 19 de outubro, a 5º Semana de História, cujo tema é "O Campo Simbólico em História". O evento terá debates e palestras, conforme programação abaixo. É aberto aos alunos e ao público em geral. A coordenação é do Professor Paulo Cotias.

16 de outubro
Local: Instituto Cultural Carlos Scliar
Rua Marechal Floriano, 253.
Boulevard Canal (Orla Scliar), Centro. Cabo Frio RJ
19h – Recepção
19h10' - Composição da Mesa de Abertura
19h40' - Entrega do I Prêmio Ciro Flamarion Cardoso de Mérito Acadêmico.
20h – Conferência de Abertura: Novas Possibilidades de Escrever e Entender a História. Marco Pestana, Mestre em História pela UFF e Professor do INES (Instituto Nacional e de Educação de Surdos).
21h - Mesa Temática: História na Sala de Aula. Apresentação: Jhonnatha Fernandes Pádua de Andrade, Lucas Brettas e Alexandre Colon Filho. Comentários: Prof. Paulo Roberto Araujo e Prof. Rafael Peçanha de Moura.
21h45' - Encerramento.
17 de outubro
Local: Universidade Estácio de Sá Campus Cabo Frio.
Sala 208 (Durante o Evento) - Exposição e venda de livros de História (Livraria Gibel).
Salas Temáticas:
Sala 304 - História Cultural, Educação e Representações Sociais. (Coordenação: Prof. Paulo Cotias)
19h - População Infantil em Minas Gerais: Representações Sobre a Delinquência e a Criminalidade Entre as Crianças Pobres. Shirley Cristine Ricoy Soares.
19h20' - Quem é Professor? Quem é Historiador? Identidades em Litígio. Paulo Cotias, Aline Marciano Narciso, Leonardo Iasculski, Michael Williams, Valter Gonsalves.
19h40' - Umbanda: Um Suspiro das Culturas Marginalizadas no Brasil. Stephany Martins Corrêa.
20h - A Morte e Suas Representações no Cotidiano Brasileiro dos Séculos XVIII/XIX. Cleide Velasco.
20h20' - O Samba Desce o Morro Para Fazer Parte da Nossa História. Marcelle Ferreira Hipólito.
20h20 às 20h40' - Perguntas e Debates.
21h - Encerramento.
Sala 107 - O Regional em História (Coordenação: Prof. Michel George)
19h - Carlos Scliar: As Transformações de um Artista em Meio a Guerra e a Política. Jhonnatha Fernandes de Paula Andrade.
19h20 - Wolney Teixeira: A Construção da História de Cabo Frio Através de Suas Imagens. Jehan Santos da Silva.
19h40' - História Política de Cabo Frio do Século XX: Transformações Sociais e Transformações Governamentais. Jéssica Porto Silva.
20h às 20h20' - Perguntas e Debates.
20h30' - Apresentação de Trabalho Temático: Grandes Batalhas Pela Música de Concerto. Alexandre Colón.
21:30 - Encerramento.
Sala 309 - História, Estado e Relações de Poder (Coordenação: Prof. Rafael Peçanha)
19h - A cidade do Rio de Janeiro e os Projetos de Abastecimento d'água da População ( século XVIII-XIV). Jefferson Tenório Barroso, Diego da Rocha Conceição.
19h20' - Reformar Urbanas na Cidade do Rio de Janeiro no Século XX: O Governo de Pereira Passos. Victor Porto dos Santos.
19h40' - A Música na Ditadura: O Brasil de 1964. Valdirene Sionara Ribeiro.
20h - As Transformações Políticas e Sociais no Brasil da Década de 80: A Influência das Letras das Músicas da Geração do Rock Brasil. Mariah Itacy de Oliveira Maurício Mendes.
20h20 às 20h40' - Perguntas e Debates.
20h45' Encerramento.
Sala E104 - Esporte, Identidade e Gênero em História (Coordenação: Profa. Claudia Farias).
19h - Entre a História e a Poesia: O Eixo Narrativo e Sua Relação com a Concretude. Pablo Silva Machado Bispo dos Santos.
19h20' - Ivone Lara: A Primeira Dama do Samba. Kamila Sarti Rodrigues.
19h40' - A Mulher Contemporânea no Brasil: Sua Emancipação e as Relações Sociais, Familiares e de Poder Frente ao Sistema Econômico Vigente. Silvana Jussara da Silva Braga.
20h - Remo: Surgimento na Cidade do Rio de Janeiro do Século XIX. Tayron Carlos Alvarenga.
20h20' - A Construção da Sociedade Brasileira pelo Viés da Consolidação do Futebol no Brasil. Lauro Carvalho Mancebo.
20h20 às 20h40' - Perguntas e Debates.
20h40' - Apresentação de Trabalho Temático: A Materialização da Fé na Europa pelos Caminhos da Arte, Do Século VI aos Dias Atuais. Maria de Lourdes Ferreira Calainho.
21:30 - Encerramento.
Sala 310 - História, Teoria Social e Conflito. (Coordenação: Prof. Fábio Frizzo).
19h' - Escravidão no Islã: Funções e Significações do Escravo na Sociedade Muçulmana. Cássio Ricardo Hipólito da Silva Campos.
19h20' - O Japão no Regime Ritsuriô de Governo: Ascensão e Queda. Pedro Henrique Sherman dos Santos.
19h40' - Cinema e Terrorismo: Uma Relação de História e Poder. Nicolly da Silva Barbosa. Cássio Ricardo Hipólito da Silva Campos.
20h20' - Quilombo: De Localidade de Resistência a Comunidade de Remanescentes. Vera Lúcia Pereira Vieira Canelas.
18 de outubro
Local: Auditório da Universidade Estácio de Sá - Campus Cabo Frio.
(Durante o Evento/Auditório) - Exposição e venda de livros de História (Livraria Gibel).
19h – Documentário: Reis do Sagrado, de Lucas Muller (vencedor do prêmio de Melhor Documentário Nacional no Festival de Cinema de Cabo Frio).
20h - Palestra - O Imaginário das Bruxas: Mitos e Medos. Profa. Esp. Maria Aparecida dos Santos Gomes.
21h - Conferência de Encerramento: Os Símbolos do Mal – A construção simbólica dos regimes e grupos autoritários e discriminatórios. Prof. Ms. Paulo Cotias. Profa. Dra. Claudia Farias.
21h45´ - Cerimônia de Encerramento.


* O PSOL Cabo Frio realiza reunião aberta ao público com a pauta de discutir o atual momento político da cidade. Para quem quer conhecer o partido é uma boa oportunidade de participar dos debates. Será no dia 18 de outubro, uma sexta-feira, as 19 horas, na sede do partido, situada a Rua Independência, 518 - Garani. Na reunião terá uma mesa específica para novas filiações.

Mais tarde as rapidinhas........................


Nenhum comentário :

Postar um comentário