terça-feira, 15 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Nossa homenagem e nossos parabéns a todos os professores no seu dia, citando Cora Coralina:
" Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"


* O Dia do Professor, hoje, também será transformado numa ferramenta de luta. Várias cidades do Brasil, principalmente, as capitais, serão palcos de manifestações em prol da Educação. Mais investimentos públicos, melhora das condições estruturais, das condições de ensino dentro da sala de aula, maior valorização salarial, além de outras, são pautas justíssimas que estarão sendo levadas as ruas. Alguém disse uma vez, " A justiça da causa, determina o direito da luta."

* No Rio de Janeiro são esperados mais de 100 mil pessoas no ato. Todo nosso apoio ao movimento!!!!

* Os professores como agentes de transformação social são vistos, muitas vezes, como "inimigos" pelos maus governantes. A Educação quando é crítica e libertadora faz os alunos questionarem o status quo e os interesses das classes dominantes, como antevia Paulo Freire, e muito antes dele, Karl Marx.

* O Estado brasileiro, desde a sua formação, jamais investiu adequadamente em Educação. Sempre representou a "ilusão" de que pertence a toda população. Hoje, investindo menos de 5% do PIB e apenas 3,9% do Orçamento na educação pública, moldou o caos que vivemos na atualidade. Por sua vez, estados e municípios, por falta de um projeto universalizante são faces desta mesma moeda.

* Parte do nosso atraso político e sócio-econômico são explicados pela falha e pela falta de investimento na educação. A inadequação da formação escolar e da cidadania são fatores que ajudam a explicar a péssima representação política que temos no executivo e no parlamento de todas as esferas de poder.


* Abaixo a nota divulgada pelo Movimento Black Bloc em relação ao Ato dos Professores, hoje, no Rio de Janeiro:

"Boa Tarde, pessoal!
Estamos aqui para esclarecer duas informações que andam sendo enviadas por inbox e publicadas em muitas outras páginas.
A primeira é que de fato foi decidido que a tática iria mudar hoje. A ação direta não será utilizada, melhor dizendo, será evitada e em todo o tempo haverá a defesa e a resistência por parte do Black Bloc para que possamos identificar aqueles que vão para causar confusão - os famosos P2 - e que o ato de proteger os que estão na rua ainda é nosso principal objetivo.
A segunda informação é referente a FIP puxando o ato. Queremos enfatizar que não temos relação quanto a isso, quanto a essa decisão. A manifestação é dos professores e portanto, só apoiamos a presença unica e exclusivamente deles na frente do Ato, por isso, repudiamos qualquer outro grupo ou coletivo na frente da manifestação."


* Conforme dito ontem, nas Rapidinhas, reproduzimos abaixo a Nota do Sepe Lagos com relação as reivindicações e as novas tentativas de embromação por parte do governo municipal com sua repetitiva intransigência e dificuldade de diálogo com os sindicatos e movimentos sociais:

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SepeLagos) vem à público responder as acusações descabidas do prefeito de Cabo Frio. O movimento da categoria não tem bandeira partidária – e o prefeito sabe disso – e merece todo o respeito e atenção por parte do Executivo. Aliás, se as reivindicações da classe tivessem sido atendidas, conforme prometido pelo prefeito, os profissionais da educação da cidade não precisariam fazer outra greve de advertência de 72 horas. Vamos responder às críticas do Executivo por tópicos:
- O prefeito sabe quais são as reivindicações que fazemos e, ao contrário do que publicou em seu blog, não houve acréscimo de nenhuma. Todas as reivindicações que fizemos – desde o início do ano – foram mantidas. Só para lembrar (fim da obrigatoriedade do curso dentro da carga horária de um terço do professor – segundo o parecer 9 do Conselho Nacional de Educação, 50% do tempo o professor deve utilizar na escola com reuniões pedagógicas, conselho de classe e projetos; e 50% em local de livre escolha do professor para que o mesmo possa planejar as aulas; acerto da hora-aula; Isonomia salarial para os contratados; Isonomia salarial para inspetores e auxiliares de classe; Insalubridade para as cozinheiras e auxiliares de serviços gerais; Chamada dos concursados; Data base de abril que não foi paga e Ressarcimento do Ibascaf);
- É bom lembrar que a categoria decidiu pela nova greve de advertência de 72 horas para cobrar o que foi definido na reunião, no último dia 17 com o prefeito, e votado em assembleia;
- Vale ressaltar mais uma vez que a Secretaria de Educação rompeu com as negociações quando voltou a cobrar a obrigatoriedade do curso;
- O Sindicato sempre está disposto a negociar as reivindicações com o Executivo. Mas o prefeito está mostrando em notas divulgadas em seu blog, que a vontade de solucionar as questões que estão pendentes não é recíproca;
- É bom lembrar que a greve é um direito Constitucional do Trabalhador. Cabe aos trabalhadores decidirem quando e porque a usarão como instrumento de pressão para que os patrões ou os governos atendam às suas reivindicações. Por esta razão, ninguém pode ser punido por realizá-la, mesmo que esteja em estágio probatório, no caso dos servidores municipais. A greve é a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, da prestação de serviços ao empregador. Este direito é garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 9º: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
Por tudo isso que esclarecemos, mais uma vez, lembramos que é inútil tentar manchar a imagem do movimento que é sério, legítimo e livre de amarras políticas. Ressaltamos que, ao invés de atacar os profissionais da educação, o prefeito poderia receber o Sindicato e retomar as negociações da categoria, uma vez que, de acordo com o próprio chefe do Executivo, ele é “um homem preocupado com a educação”. Estamos aguardando! (EdiCom).
SEPE LAGOS - 14 de outubro de 2013.

* Com relação aos bailes, churrascos ou quaisquer festividades comemorativas, entendo que devem ser realizados apenas pelas entidades de classe, onde se busca a integração entre seus pares. Esta história do governante organizar este tipo de evento quase sempre se transforma em exercício de egos. vaidades e desperdício de dinheiro público. Normalmente, também não é democrático, já que outras categorias do serviço público não tem o mesmo tratamento. Existem várias outras formas de valorização e todo mundo sabe quais são!!!!!

*

* Esta semana promete desdobramentos no caso da devastação das Dunas do Peró por um empreendimento "loteleiro". Tanto o governo municipal quanto o estadual, através da Secretaria do Ambiente, acenam com embargos definitivos das obras. Vamos estar atentos, pois estas ações causarão grande descontentamento no grupo empresarial, que no transcorrer na semana passada, fez pesados investimentos na mídia local, tentando explicar que não haveria dano ambiental a área de preservação das dunas e restinga. A foto acima, produzida pelo Movimento "Vamos salvar as Dunas do Peró da especulação imobiliária" mostra que tal fato não é verdadeiro. Veja a área antes e depois da ação das máquinas.
Amanhã, nova reunião está marcada, as 18 horas, na sede da OAB, no centro da cidade. A reunião é aberta a todos que querem participar desta luta a favor do "capital natural" e contra o "capital financeiro".


* A presidenciável Marina Silva, antes adepta da "nova política", mas agora filiada ao PSB de Eduardo Campos e outros mais e menos votados, continua recebendo generosos espaços da mídia. A verdade é que os "barões da mídia nacional" sabem que Marina não vai mudar nada em termos de política econômica, e portanto, não oferece risco aos donos da informação e do capital. Vale ressaltar o oportuno comentário, via face, do jornalista Milton Temer:

"Depois desta, só por absoluta má-fé ou total imbecilidade alguém que se diga de esquerda pode ter dúvida quanto à identidade de Marina com a direita mais neoliberal.
Em reunião fechada com especuladores que manipulam a Bolsa de Valores, Marina se declara totalmente favorável à macroeconomia que marcou os mandarinatos predatórios de FHC, e o primeiro mandato de Lula.
Defende a restauração "transparente" do tripé que justificou a privataria: superávit primário alto, cambio flutuante e metas de inflação. Ou seja, reforço no tsunami de privatizações iniciado na década maldita dos 90, turbinado agora por Dilma Roussef, e ainda promete maior área de atuação para a especulação sem risco que o sistema financeiro privado faz com os títulos da dívida pública brasileira.
Quanto à questão ecológica, fica explicitada sua visão falaciosa na busca da convivência pacífica com o desenvolvimento capitalista - que é essencialmente predatória em sua necessidade de expansão permanente. Ou seja; retomar a cretinice que lhe permitiu conviver com a submissão de Lula ao agronegócio durante sete anos dos dois mandatos "pragmáticos".
É muito falsidade para um só balaio, e não por acaso a santa do pau oco é mantida nas manchetes dos jornais que se norteiam pelos interesses do grande capital."


* A privatização do pré-sal brasileiro, levada à cabo pelo Governo do PT de Dilma Roussef, será um dos maiores crimes de "lesa pátria" deste país. Vai superar o "rombo" da privataria tucana, a qual, o PT foi um crítico feroz. Tenho dito aqui no blog em outras postagens que, triste e sombriamente, o PT está igual ao PSDB e PMDB, sendo hoje "correia de transmissão" dos interesses do grande capital, mas buscando vestir uma "capa surrada" de partido de esquerda com os projetos de políticas compensatórias implantados. A grana apurada nos leilões de privatização vai ser usada para "engordar" o superávit primário, economia que o governo faz às custas do sangue do trabalhador brasileiro para pagar juros para banqueiro. Vale a pena refletir o pensamento de Maria Lucia Fatorelli e Marra Stutz:

ROUBO DO PRÉ-SAL NO BRASIL.
"Na próxima segunda-feira, dia 21, haverá o leilão do maior campo petrolífero do mundo, que pertence ao povo brasileiro.
Durante a campanha eleitoral, a candidata Dilma declarou: "Privatizar o pré-sal é entrega-lo às multinacionais. Isto é crime".
Hoje, exatamente hoje, ela diz que sua menina dos olhos atual é o leilão de segunda-feira.
Deixou de ser crime?
Vão trocar um ativo de UM TRILHÃO E QUINHENTOS BILHÕES DE DÓLARES, por cerca de QUATORZE BILHÕES DE REAIS.
Todos `A PASSEATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA. CONCENTRAÇÃO À S 17 HORAS NA CANDELÁRIA. TUDO BARRAR O CRIME.
Vale tudo para doar aos Bancos! Crime social. Vergonha nacional."


* A Universidade Estácio de Sá - Campus Cabo Frio, está promovendo entre os dias 16 e 19 de outubro, a 5º Semana de História, cujo tema é "O Campo Simbólico em História". O evento terá debates e palestras, conforme programação abaixo. É aberto aos alunos e ao público em geral. A coordenação é do Professor Paulo Cotias.

16 de outubro
Local: Instituto Cultural Carlos Scliar
Rua Marechal Floriano, 253.
Boulevard Canal (Orla Scliar), Centro. Cabo Frio RJ
19h – Recepção
19h10' - Composição da Mesa de Abertura
19h40' - Entrega do I Prêmio Ciro Flamarion Cardoso de Mérito Acadêmico.
20h – Conferência de Abertura: Novas Possibilidades de Escrever e Entender a História. Marco Pestana, Mestre em História pela UFF e Professor do INES (Instituto Nacional e de Educação de Surdos).
21h - Mesa Temática: História na Sala de Aula. Apresentação: Jhonnatha Fernandes Pádua de Andrade, Lucas Brettas e Alexandre Colon Filho. Comentários: Prof. Paulo Roberto Araujo e Prof. Rafael Peçanha de Moura.
21h45' - Encerramento.
17 de outubro
Local: Universidade Estácio de Sá Campus Cabo Frio.
Sala 208 (Durante o Evento) - Exposição e venda de livros de História (Livraria Gibel).
Salas Temáticas:
Sala 304 - História Cultural, Educação e Representações Sociais. (Coordenação: Prof. Paulo Cotias)
19h - População Infantil em Minas Gerais: Representações Sobre a Delinquência e a Criminalidade Entre as Crianças Pobres. Shirley Cristine Ricoy Soares.
19h20' - Quem é Professor? Quem é Historiador? Identidades em Litígio. Paulo Cotias, Aline Marciano Narciso, Leonardo Iasculski, Michael Williams, Valter Gonsalves.
19h40' - Umbanda: Um Suspiro das Culturas Marginalizadas no Brasil. Stephany Martins Corrêa.
20h - A Morte e Suas Representações no Cotidiano Brasileiro dos Séculos XVIII/XIX. Cleide Velasco.
20h20' - O Samba Desce o Morro Para Fazer Parte da Nossa História. Marcelle Ferreira Hipólito.
20h20 às 20h40' - Perguntas e Debates.
21h - Encerramento.
Sala 107 - O Regional em História (Coordenação: Prof. Michel George)
19h - Carlos Scliar: As Transformações de um Artista em Meio a Guerra e a Política. Jhonnatha Fernandes de Paula Andrade.
19h20 - Wolney Teixeira: A Construção da História de Cabo Frio Através de Suas Imagens. Jehan Santos da Silva.
19h40' - História Política de Cabo Frio do Século XX: Transformações Sociais e Transformações Governamentais. Jéssica Porto Silva.
20h às 20h20' - Perguntas e Debates.
20h30' - Apresentação de Trabalho Temático: Grandes Batalhas Pela Música de Concerto. Alexandre Colón.
21:30 - Encerramento.
Sala 309 - História, Estado e Relações de Poder (Coordenação: Prof. Rafael Peçanha)
19h - A cidade do Rio de Janeiro e os Projetos de Abastecimento d'água da População ( século XVIII-XIV). Jefferson Tenório Barroso, Diego da Rocha Conceição.
19h20' - Reformar Urbanas na Cidade do Rio de Janeiro no Século XX: O Governo de Pereira Passos. Victor Porto dos Santos.
19h40' - A Música na Ditadura: O Brasil de 1964. Valdirene Sionara Ribeiro.
20h - As Transformações Políticas e Sociais no Brasil da Década de 80: A Influência das Letras das Músicas da Geração do Rock Brasil. Mariah Itacy de Oliveira Maurício Mendes.
20h20 às 20h40' - Perguntas e Debates.
20h45' Encerramento.
Sala E104 - Esporte, Identidade e Gênero em História (Coordenação: Profa. Claudia Farias).
19h - Entre a História e a Poesia: O Eixo Narrativo e Sua Relação com a Concretude. Pablo Silva Machado Bispo dos Santos.
19h20' - Ivone Lara: A Primeira Dama do Samba. Kamila Sarti Rodrigues.
19h40' - A Mulher Contemporânea no Brasil: Sua Emancipação e as Relações Sociais, Familiares e de Poder Frente ao Sistema Econômico Vigente. Silvana Jussara da Silva Braga.
20h - Remo: Surgimento na Cidade do Rio de Janeiro do Século XIX. Tayron Carlos Alvarenga.
20h20' - A Construção da Sociedade Brasileira pelo Viés da Consolidação do Futebol no Brasil. Lauro Carvalho Mancebo.
20h20 às 20h40' - Perguntas e Debates.
20h40' - Apresentação de Trabalho Temático: A Materialização da Fé na Europa pelos Caminhos da Arte, Do Século VI aos Dias Atuais. Maria de Lourdes Ferreira Calainho.
21:30 - Encerramento.
Sala 310 - História, Teoria Social e Conflito. (Coordenação: Prof. Fábio Frizzo).
19h' - Escravidão no Islã: Funções e Significações do Escravo na Sociedade Muçulmana. Cássio Ricardo Hipólito da Silva Campos.
19h20' - O Japão no Regime Ritsuriô de Governo: Ascensão e Queda. Pedro Henrique Sherman dos Santos.
19h40' - Cinema e Terrorismo: Uma Relação de História e Poder. Nicolly da Silva Barbosa. Cássio Ricardo Hipólito da Silva Campos.
20h20' - Quilombo: De Localidade de Resistência a Comunidade de Remanescentes. Vera Lúcia Pereira Vieira Canelas.
18 de outubro
Local: Auditório da Universidade Estácio de Sá - Campus Cabo Frio.
(Durante o Evento/Auditório) - Exposição e venda de livros de História (Livraria Gibel).
19h – Documentário: Reis do Sagrado, de Lucas Muller (vencedor do prêmio de Melhor Documentário Nacional no Festival de Cinema de Cabo Frio).
20h - Palestra - O Imaginário das Bruxas: Mitos e Medos. Profa. Esp. Maria Aparecida dos Santos Gomes.
21h - Conferência de Encerramento: Os Símbolos do Mal – A construção simbólica dos regimes e grupos autoritários e discriminatórios. Prof. Ms. Paulo Cotias. Profa. Dra. Claudia Farias.
21h45´ - Cerimônia de Encerramento


* O PSOL Cabo Frio realiza reunião aberta ao público com a pauta de discutir o atual momento político da cidade. Para quem quer conhecer o partido é uma boa oportunidade de participar dos debates. Será no dia 18 de outubro, sexta-feira, as 19 horas, na sede do partido, situada a Rua Independência, 518 - Garani, próxima ao C.E. Luiz Lindenberg. Na reunião terá uma mesa específica para novas filiações.

Mais tarde, as rapidinhas..........................

Nenhum comentário :

Postar um comentário