quinta-feira, 17 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* O Leilão do Poço de Libras, na bacia de Santos, no próximo dia 21 de outubro é uma aberração econômica, uma entrega de patrimônio público as empresas petrolíferas transnacionais e uma quebra de promessa do PT de Lula e Dilma que diziam o contrário durante a campanha passada. Abaixo o depoimento de Emanuel Cancella, diretor do Sindipetro, que junto com o PSOL, tentam impedir esta negociata:

“Quem ganhar o leilão de Libra terá direito de explorar o campo por 40 anos. Em quatro décadas, a petrolífera estrangeira vai secar a reserva. Petróleo não tem duas safras. São reservas que não se renovam e levam milhões de anos para se formar”.
Mentira nº 1 – O leilão vai desenvolver todas as regiões do país e vai trazer emprego e renda aos brasileiros.
O fato: A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis – ANP já realizou 11 leilões e até hoje nenhuma empresa vencedora desses leilões, à exceção da Petrobrás, construiu refinaria, plataforma, navio ou sonda no Brasil.
Mentira nº 2 – O Brasil não possui tecnologia nem recursos financeiros para produzir no pré-sal.
O fato: a) Quem desenvolveu a tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal foi a Petrobrás; b) A Petrobrás possui reservas de, no mínimo, 60 bilhões de barris de petróleo. O equivalente a pelo menos 6 trilhões de dólares, cotando o barril à média de 100 dólares. Com uma garantia dessas, que banco deixará de financiar a Petrobrás?
Mentira nº 3 – A presidenta Dilma afirma que “ o dinheiro dos royalties vai permitir grandes investimentos em educação (…) mais creches, alfabetização na idade certa, escolas em tempo integral, ensino médio profissionalizante, mais vagas em universidades, mais pesquisa e inovação, professores mais preparados e bem remunerados.”
O fato: O dinheiro dos royalties até hoje só serviu para colocar chafarizes em praça pública, porcelanato nas calçadas, financiar shows e campanhas políticas. Campos dos Goytacazes, o município que mais recebe royalties no Brasil, tem um dos piores IDH, além de ser o recordista no estado do Rio em trabalho escravo. O Estado do Rio, que fica com mais de 80% dos royalties, tem os professores mais mal pagos e uma das piores escolas públicas do Brasil. Além disso, os royalties representam 15% do petróleo. Mas só 5%, a parcela reservada à União, estarão garantidos à educação e à saúde.
Os 15% dos royalties representam o rabo do elefante. A sociedade quer discutir o elefante inteiro, ou seja, o que fazer com os outros 85% do petróleo que estão sendo entregues a petrolíferas estrangeiras, através dos leilões.
Mentira nº 4 – O Brasil já assimilou a ideia de realizar leilões.
O fato: Embora a imprensa hegemônica, que está a serviço das grandes empresas, boicote as verdades sobre o campo de Libra para enganar o povo e beneficiar as empresas, o povo não apoia a entrega das riquezas do país a multinacionais estrangeiras.
Nas décadas de 1940-50, os brasileiros criaram a campanha “O Petróleo é Nosso!”, a maior campanha cívica do país. Isso quando o petróleo ainda era um sonho. Agora que é realidade, temos o desafio de barrar os leilões.
Mentira nº 5 – Leilão não é privatização.
Fato: No caso de Libra, quem ganhar o leilão terá direito de explorar o campo por 40 anos. Em quatro décadas, a petrolífera estrangeira vai secar a reserva. Petróleo não tem duas safras. São reservas que não se renovam e levam milhões de anos para se formar.
Mentira nº 6 – Temos que aproveitar a oportunidade e vender todo o nosso petróleo, porque a tendência é a queda do preço dessa comodity.
Fato: Os especialistas de petróleo são categóricos. À medida que ficar mais escasso a tendência é o preço do petróleo ultrapassar a marca de 100 dólares o barril. Aliás, o petróleo tem sido o motivo das guerras contemporâneas. Alguém tem dúvidas sobre porque é tão disputado?
Porém, a maior de todas as verdades foi pronunciada pela atual presidente da República. Durante a campanha, em 2010, Dilma Rousseff disse, e está gravado, que “privatizar o pré-sal é um crime” e que ele é “o nosso passaporte para o futuro”.


* Segue o estranho silêncio das autoridades municipais e estaduais sobre o embargo das obras do loteamento que estão devastando as Dunas do Peró. As máquinas, apesar de paradas, continuam no local, gerando dúvidas nos ambientalistas. Por que é tão difícil encarar esta questão com maior transparência? A prefeitura precisa se pronunciar.
Vale a pena registrar a opinião do ambientalista Elísio Gomes, via face:

"Amigos moradores da cidade de Cabo Frio, Área de Preservação Permanente(APP), segundo a Lei Federal nº 12.651/12, é toda aquela constante em seus artigos 4º, 5º e 6º da referida lei, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas."


* Esta placa está causando estranheza nos moradores do bairro Palmeiras. Segundo uma moradora, ela está numa área de manguezal, formação vegetal típica de zonas litorâneas. Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Será que vem outra agressão por aí em nome da especulação imobiliária?


* A prisão dos manifestantes ocorridas no Ato do Dia do Professor, na última terça-feira, no centro do Rio, em sua maioria, foram autoritárias, sem uma investigação policial mais precisa. A prova foi a prisão absurda do professor e pesquisador da Fiocruz, Paulo Roberto Abreu Bruno, que estava fazendo uma pesquisa sobre movimentos e manifestações urbanas. Foi recolhido de forma arbitrária pela PM sem checar sua identidade. A Fiocruz, com apoio da OAB, está tomando as providências para sua soltura. Sobre o episódio, relato aqui mais uma oportuna citação do jornalista Milton Temer:

"Foto e reportagem do Globo comprovam que formação de quadrilha, quem promoveu de forma planejada nos distúrbios da Cinelândia foi a própria PM. Primeiro, pela legenda da imagem, informando que os primeiros presos eram os jovens sentados na escadaria da "gaiola de ouro". Repito, sentados. E, depois, com a informação no texto de que a praça estava previamente cercada para impedir a saída dos manifestantes. Ou seja, uma provocativa ratoeira que vai contra as regras mais primárias de controle de manifestações, que é a de deixar espaços de escape para a multidão. Fizeram o oposto. Montaram uma armadilha para capturar e criminalizar o conjunto de manifestantes a despeito de comprovadamente estarem querendo sair do teatro de horrores das bombas a gas e dos disparos lançados a esmo, ou de apenas estarem dando prosseguimento ao "Ocupa Câmara" que há semanas está instalado na frente daquela casa desonrada pela maioria dos seus membros.
Cabralfilho e seu esquema de segurança civil e militar, esses são os verdadeiros vândalos. Esses são provocadores da onde de repressão com a qual se tenta aterrorizar e evitar o crescente afluxo de apoios às manifestações contra o governo, achando que com isso vão esvaziar os movimentos e diminuir a onda de protesto e indignação contra seu governo cheio de indícios de improbidade. Não quer alcançar os infiltrados ou os delinquentes que se aproveitam. Quer neutralizar as lideranças políticas. Com seu queixo arrebitado e arrogante, prova que marcha para se identificar como uma cópia de Mussolini."
Não passará!!!


* Esta semana o Congresso tentava votar uma "embusteira" mini-reforma eleitoral para aumentar privilégios daqueles que se beneficiam do financiamento privado de campanha. Esta forma de financiar campanhas é a maior fonte de corrupção na política. A "fatura" cobrada por esses financiadores depois da eleição são materializadas nos escândalos que presenciamos diariamente na mídia. Por sorte, não foi votada. O Deputado Federal Chico Alencar presente no debate, disparou de Brasília pelo twitter:

"Nesta votação sobre limite para gastos na campanha fica nítido, mais uma vez, quem é quem na política brasileira: PMDB, PSDB, DEM, PP, PTB, PSD e PR são contra qualquer teto e o PT, partido de Henrique Fontana, autor da proposta do limite, libera voto de sua bancada. É a “plutocracia” (governo dos ricos) do Brasil. A favor do limite dos gastos, apenas, além do PSOL, o PDT, PSB, PPS, PV e PROS."


* No site Ópera Mundi foi publicada uma pesquisa realizada pelo Credit Suisse Wealth Report, analisando o PIB mundial em 2013, constatando a elevação da concentração de renda e riquezas no planeta. Apenas 0,7% detém 41% da riqueza mundial. Os dados relativos ao Brasil apontam uma desigualdade ainda maior, com 10% da população se apropriando de 72% das riquezas produzidas. O estudo mostra ainda que no nosso país, 124 famílias detém 12% de todo o PIB nacional. Este é o velho e bom modelo capitalista de produção radicalizado à brasileira!!!!!!!!!!!


* O sonho de emancipação de Tamoios voltou a ganhar força esta semana com a aprovação pelo Senado, por 53 votas a 5, do Projeto de Lei que autoriza a criação de novos municípios. O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em junho e agora vai a sanção da presidente Dilma. A partir da sanção presidencial, que deve acontecer sem problemas, vai caber a Assembléia Legislativa do Estado decidir e criar as condições jurídicas para efetivar a tão sonhada emancipação. A emancipação do distrito de Tamoios tem nosso apoio, conforme artigo publicado anteriormente neste blog e também no Jornal Tamoios, que pode ser acessado através do site: www.jornaltamoios.com.br

Mais tarde as rapidinhas..................

Nenhum comentário :

Postar um comentário