terça-feira, 29 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS

<


* A derrota para a Ponte Preta no último domingo acirrou a crise no Vasco. Dorival Jr. foi demitido e entrou no seu lugar o gaúcho e ex-jogador do Inter, Adilson Batista. Terá uma missão dura pela frente nestas sete rodadas finais. O time é muito fraco, mas não podemos concordar com as agressões da torcida aos jogadores. Eles não tem culpa, estão lutando dentro do campo, embora sem a qualidade técnica necessária para jogar num time com a grandeza do Vasco. Os culpados são os dirigentes que fizeram estas contratações, "refugos" de outros times, num esquema que só beneficia os empresários destes jogadores. O grande responsável é o presidente Roberto Dinamite que permitiu tudo isso. Foi omisso e implantou no clube uma gestão baseada no nepotismo e favorecimentos. A queda para a segundona é uma realidade terrível. Pior do que isso só a possibilidade da volta de Eurico Miranda.


* O Itau Unibanco anunciou ontem seu lucro líquido no 3º trimestre do ano: 4.022 bilhões de reais. No acumulado do ano já são 11.222 bilhões, o que projeta que ao final do ano, o principal banco privado brasileiro terá o maior lucro de sua história. Não é a toa que os bancos são os principais doadores de campanhas políticas, principalmente para o PT e o PSDB. Isso mostra para quem este governo "governa" prioritariamente, já que para 2014, 43% do Orçamento Geral da União(cerca de 1,2 trilhões de reais) estão destinados ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública. Para o povão, 3,8% para a Educação, 4,1% para a Saúde, e por aí vai. O Bolsa Família terá destinação orçamentária da ordem de 18 bilhões, o que é ridículo se comparada a "Bolsa Banqueiro" citada.
Tenho dito: Informação e renovação são palavras chaves para 2014 e 2016!!!!!


* Não gosto de divulgar e nem de analisar pesquisas eleitorais tão longe do pleito. As candidaturas ainda não estão definidas e muitas peças do tabuleiro eleitoral certamente vão trocar de posição política, pois estes caras não discutem programas, discutem alianças pragmáticas, de acordo com suas conveniências pessoais e de grupos. Isso vale para todas as esferas políticas, da sucessão nacional a estadual. Tem gente dizendo que é candidato, mas vai terminar apoiando outro que lhe oferecer vantagens. Neste momento, estas pesquisas servem apenas para se discutir nos cafés e botequins, para as análises frias de cientistas políticos e para ver se arrumam uma graninha com algum doador prematuro. A verdade é que o quadro eleitoral mostra várias incertezas e conta com a desconfiança quase total da população. As jornadas manifestantes desde junho vêm rejeitando esta velha forma de fazer política.


* Por falar em representação parlamentar, veja abaixo o que disse um dos "bravos" representantes eleitos pela população em nosso Estado, reproduzindo matéria do portal UOL:

"Uma declaração do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), gerou polêmica em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ele declarou que é contra o voto de moradores de rua. "Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho deveria até virar ração para peixe", disse.
O comentário foi feito no dia 8 de outubro, em uma discussão sobre os 25 anos da Constituição Federal. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social, administrado pela Câmara Municipal de Piraí."

O voto sem critério pode produzir parlamentares como esse. Para 2014, informação e renovação!!!!!!!!!!


* O Programa Cidadania e Socialismo, ontem, as 15:30 horas, ao vivo, pela JOVEMTV, tratou da polêmica questão da emancipação do distrito de Tamoios. Recebemos como convidados os "tamoienses" Gilmar Aguiar, presidente do PROS e o advogado Jorge Richele, duas lideranças do movimento. O projeto de lei que trata do tema foi aprovado no Congresso e aguarda a sanção presidencial. Caberá a ALERJ, complementar e definir os critérios da emancipação e marcar a data do plebiscito de consulta popular nos dois distritos. O caldeirão vai ferver, já que no primeiro distrito a ideia de emancipação sofre forte oposição, principalmente, nos meios políticos. Tem gente com mandato que quando está em Tamoios diz que é a favor, mas quando está em Cabo Frio fica "em cima do muro".
Como aqui não tem "murilo", somos a favor da emancipação, desde que comprovada sua vontade popular, que tem que ser sempre soberana em suas decisões.
As reprises do programa se seguirão durante a semana, principalmente nestes horários: quarta, 20 horas, sábado, 16 horas e domingo, 23 horas.


* É impressionante o descaso da Secretaria de Obras com as calçadas de Cabo Frio. Os idosos e as mães com carrinhos de bebês têm enormes dificuldades de transitarem, devido aos buracos e maus tratos. Embora parte delas seja de responsabilidade privada, a prefeitura tem o dever da fiscalização. Recentemente, uma senhora idosa amiga, caiu e torceu o tornozelo numa destas "arapucas urbanas" que estão sem o zelo necessário por parte do governo. O detalhe curioso é que tanto o secretário de obras quanto o subsecretário são veterinários. Achou estranho? Eu também!!!!


* Outra área da administração pública onde as queixas não cessam é a Saúde, particularmente, na famigerada Central de Marcação de Consultas. A promessa é sempre de acabar, mas o que acontece na prática, desde o governo Marcos Mendes, são "melhorazinhas" que não produzem resultados duradouros. Não adianta fazer "troca troca" de nomes se não mudar a visão estratégica e o modelo de gestão. Tem especialidades médicas e alguns exames específicos que para serem marcados o cidadão passa por uma verdadeira "via crucis". E depois disso tudo e ser atendido pelo médico, "costuma" não ter o remédio adequado na Farmácia Básica do Município. Uff, pobre cidade rica!!!!!!


* Aliás, por falar em "cidade rica", o portal da transparência do município ( nem tão transparente assim) informa que até o mês de outubro foram arrecadados quase 600 milhões de reais. Falando sério: Quem consegue enxergar este montante em investimentos e em equipamentos urbanos na cidade até agora?
Fora a faraônica e não prioritária obra da Praia do Forte, qual outra obra de porte ou ação de políticas públicas justificam esta dinheirama. Qual o papel fiscalizador da Câmara de Vereadores até o momento?
São perguntas que ficam sem respostas!!


* O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade vai realizar Convenção Estadual no dia 02 de novembro, próximo sábado, na ACM, Lapa, no Rio de Janeiro. Na pauta, os rumos do partido para 2014, a definição das candidaturas ao Governo do Estado e ao Senado e a eleição da nova direção estadual. O partido continua devendo uma resposta a sociedade com relação ao "Caso Janira Rocha". A deputada, recentemente, renovou sua licença médica, o que tem impedido seu julgamento no Conselho de Ética e atrasou também as investigações promovidas pela ALERJ. Em ambos os casos ela tem o direito legal da ampla defesa e com a sua ausência inviabiliza os julgamentos.


* Hoje é o Dia Nacional do Livro. Merecia por parte da grande mídia uma importância maior. Grande fonte de informação, educação, cultura e sabedoria, o livro resiste e resistirá sempre às inovações tecnológicas no campo do conhecimento, particularmente, a internet. A internet produz informações fragmentadas e fugazes, ao passo que o livro proporciona conhecimento com densidade e maior fundamentação. O Professor de História e Deputado Federal Chico Alencar, de forma oportuna, registrou a importância da data na sua página do face:

"Hoje é o DIA NACIONAL DO LIVRO (instalação, aqui, em 1810, da Real Biblioteca Portuguesa, origem da Biblioteca Nacional). 'Ler ou não ser!'. Paul Valéry foi lapidar: "os livros têm os mesmos inimigos que o ser humano: o fogo, a umidade, os bichos, o tempo e... o seu próprio conteúdo". Biografia de fofoca ou caluniosa se esvai por si mesma."

Precisamos ser amigo dos livros!!!


Daqui a pouco as rapidinhas............

Nenhum comentário :

Postar um comentário