domingo, 13 de outubro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Estranho este caso do guindaste que tombou atrasando a obra faraônica da Praia do Forte. Como sempre as explicações nunca são muito claras. O pitoresco fato chama mais atenção ainda para os altos custos da obra que pode chegar a 30 milhões. Enquanto isso, a periferia amarga os velhos problemas estruturais de sempre e a saúde e a educação "patinam" no município. São prioridades escolhidas pelo "novo" velho governo que precisam ser avaliadas pela população.


* Os moradores da Praia do Siqueira continuam esperando os resultados da tal Comissão de Despoluição da Lagoa de Araruama, anunciada em audiência pública realizada no Teatro Municipal. Composta por membros de várias esferas de poder há dois meses atrás, permanece sem apresentar nenhum plano para minorar a poluição, principalmente na área da Praia do Siqueira que sofre há muitos anos com o descaso. A grana vem, desaparece e nada acontece. Os moradores já estão de "saco cheio" com razão. Segue a bronca!!!!!!!!


* Este (des)governo Cabral quer realmente entrar para a história do Estado como o mais perseguidor de todos. A nova "onda" é a ameaça de punir, processar ou até demitir os professores grevistas. Além da dificuldade demonstrada em dialogar com os sindicatos e os movimentos sociais, o Governo Cabral com medidas como essa assume toda o seus viés reacionário e facista. Vale a pena registrar aqui a opinião do professor Sergio Baptista dos Santos sobre o tema:
"Agora com a judicialização do direitos políticos, uma pauta emerge, e deve se sobrepor a todas as outras mais específicas do magistério. Essa pauta pode unir todos os trabalhadores brasileiros: O direito de greve previsto Art. 9º da constituição: "É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Portanto, a greve é também pelo direito de poder fazer greve."


* Tenho insistido aqui no blog com o tema da Dívida Pública Brasileira. A grande mídia nacional, de forma proposital, não discute o assunto. A mídia local também não. A desculpa é que o tema é complexo e a população não conhece, logo, vira um círculo vicioso. Uma grande mentira. O povo quer e precisa de informação para aumentar sua capacidade de entendimento. Aqui vai mais uma: Está previsto para 2014, conforme o gráfico acima, um gasto de 1.002 trilhões com o pagamento de juros e amortizações da dívida( Bolsa Banqueiro). Para se ter uma ideia do que é isso, está previsto para o Bolsa Família um gasto social de 18,5 bilhões para o mesmo ano. Dá para analisar com isso qual a prioridade orçamentária do tal "governo dos trabalhadores", que é rigorosamente a mesma do PSDB de Aécio e da dupla Marina/Campos, que já declararam que vão manter a política econômica.


* Para descomplicar você encontra informações "mastigadas" no site da Auditoria Cidadã da Dívida: www.auditoriacidada.org.br
Para continuar alimentando o Sistema da Dívida em âmbito nacional e regional, o governo sacrifica o povo com pesados tributos, ausência de retorno em bens, serviços e investimentos, e ainda rifa o patrimônio público, como é o caso do leilão do poço de petróleo de Libra, na Bacia de Santos, um dos maiores dos mundo, cujos valores arrecadados vão ser destinados ao tal "superávit primário" que é um dos sistemas alimentadores desta sangria de dinheiro público.
É evidente que a exigência de crescentes volumes de recursos para o pagamento de juros e amortizações da dívida tem impedido a realização dos investimentos necessários, o que tem sido utilizado como justificativa para a contínua e inaceitável entrega de patrimônio estratégico e lucrativo.


* Por falar em prioridades e destinação orçamentária, o governo anunciou esta semana que vai investir 1,17 bilhões em segurança para a Copa do Mundo 2014 e 1,16 bilhões para o mesmo fim com relação as Olimpíadas 2016. Você por acaso sabe qual foi o investimento em segurança pública para o cidadão? Procure saber antes de votar em 2014 e 2016!!!!!!


* O Brasil é um país laico e com total liberdade religiosa, mas isso não pode constituir privilégios como é o caso da isenção de impostos às igrejas estabelecidas. Algumas se constituem em verdadeiras "empresas" lideradas por pastores milionários que usam o benefício fiscal para esconder da Receita Federal patrimônio pessoal em nome das igrejas. Toda hora "pipoca" um escândalo de corrupção em algumas, principalmente, as neopentecostais. Está na hora do governo rever estas isenções.


* A emancipação do Distrito de Tamoios voltou a movimentar as discussões políticas no município. A possibilidade do Projeto de Lei ir para a pauta do Congresso fez os ânimos se acirrarem lá e cá. O Jornal Tamoios está fazendo uma série de reportagens e publicando artigos dos vários "personagens" que discutem e se envolvem na questão. Você encontra as informações no site: www.jornaltamoios.com.br
No site tem um artigo meu, onde expresso minha opinião e as polêmicas causadas. Você confere o artigo abaixo desta postagem.


* NOSSA ENQUETE SEGUE ROLANDO. PARTICIPE, ENTRE NO BLOG E VOTE:
QUEM SERÁ O VENCEDOR DESTE SENSACIONAL "CAMPEONATO DE PROCESSOS" QUE VEM SENDO TRAVADO POR MM E AC ?
ESCOLHA O NOME DO TROFÉU MAIS ADEQUADO AO VENCEDOR.
A ENTREGA SERÁ NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2014.
NA CERIMÔNIA DE ENTREGA SERÁ CONVIDADO UM SUPER-MATEMÁTICO PARA CALCULAR O MONTANTE QUE AMBOS TEM QUE DEVOLVER AOS COFRES PÚBLICOS APÓS AS CONDENAÇÕES.
O LOCAL DA ENTREGA SERÁ DIVULGADO OPORTUNAMENTE POR MOTIVOS ÓBVIOS.


* O crime ambiental que vêm sendo cometido contra as Dunas do Peró, alvo de manifestações de ambientalistas e movimentos sociais organizados vai provocar nesta semana grandes desdobramentos. Pressionadas, as autoridades estaduais e municipais irão rever as respectivas licenças concedidas e o empreendimento pode parar a qualquer momento.
O tema será tratado no Programa Cidadania e Socialismo de amanhã, segunda, ao vivo, as 15:30 horas, no JovemTV. A participação é livre pela nossa página do face e pelo telefone da emissora: 22 - 2629. 2571.

* Mais tarde, as rapidinhas....................

Um comentário :

  1. De fato ninguém trata desta questão da dívida. Nuito boa inicitiva.
    Renata

    ResponderExcluir