sábado, 10 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS


Segundo o Instituto Data Folha, esta semana houve uma recuperação da popularidade da presidente Dilma, oscilando de 30% para 36%. Já começa a surtir o efeito do investimento em publicidade do governo e da recaída da "grita" das ruas.Tenho dito: Muitos se enganam em subestimar a capacidade de quem está com "a máquina governamental na mão". No Estado do Rio, Cabral também prepara uma forte investida em seu marketing político.


Enquanto isso, Marina Silva está correndo grande risco de ter que "jogar a toalha" em sua pretensão de ser candidata a presidente pela nova Rede. Alguns aliados estão abandonando o barco e o processo de certificação das assinaturas de apoio a criação do partido está bastante atrasada. Vai ser uma luta contra o tempo.


Ainda no campo político nacional, a PGR, através do seu procurador chefe Roberto Gurgel, abriu um novo processo contra o Dep. Federal e candidato ao governo do Estado, Antony Garotinho(PR-RJ) por peculato e lavagem de dinheiro.É apenas mais um na longa lista de processos desta "galera" da República do Chuvisco. Agora, não custa lembrar, até 2006, Garotinho e Cabral eram grandes aliados e se serviam para suas mutretas dos mesmos corruptos. Não dá para ter esta turma de volta !!


Por falar em corrupção. a revista Época, amanhã, domingo, publica estarrecedora reportagem denunciando um grande esquema de corrupção na Petrobrás, envolvendo figuras carimbadas do primeiro escalão do PMDB. O esquema desviou dinheiro para o bolso dos "picaretas" e para financiar o caixa 2 de campanhas do partido. Segundo a matéria, o desvio resvala também na campanha da presidente Dilma. Quem já leu disse que o "negócio" é escabroso.

Mensalão do PT,Propinoduto do PSDB em São Paulo, este novo escândalo envolvendo este "famigerado! PMDB. Os grandes partidos nacionais estão envoltos um uma grande rede de corrupção. Isto tem várias causas, uma das principais é o financiamento privado das campanhas que gera esta relação promíscua e não republicana entre eles e os seus respectivos financiadores. Daí a insatisfação das ruas. O caminho é a renovação política, de projeto e de pessoas.


Aterrisando em Cabo Frio, mudou o governo, mas continua imensa a diferença de qualidade de vida entre o centro urbano e a periferia da cidade. As desigualdades são flagrantes. Abordamos isso exaustivamente durante a campanha.A opção de gastar cerca de 30 milhões em obra na praia e alargamento de avenida, certamente, vai aprofundar este quadro. Depois, querem reclamar do aumento da violência.A falta de um conjunto de políticas públicas integradas na educação, saúde e geração de emprego que contemple esta faixa da população desemboca nesta crise.

De novo: Os moradores dos bairros Vila do Sol e Recanto das Dunas não estão aguentando o "ataque" dos mosquitos durante todo o dia. Quando que a Vigilância Sanitária, setor de vetores, vai lá ajudar os moradores ?

A prefeitura de Cabo Frio, não mandou representantes para a Conferência Nacional de Educação, Etapa Intermunicipal, em Araruama. No mesmo dia e hora, houve, no Teatro Municipal, um evento de marketing da Sec. de Educação, inclusive com lançamento de logomarca e discurso do prefeito. Pergunto : Qual evento era mais importante ? Depois reclamam quando são criticados em política educacional.

Ontem foi aniversário do amigo Alexis Silveira, professor e vocalista da Banda de Osiris. Festa bonita e animada com muito rock'rol, onde marcaram presença o Professor Rogério Carvalho, que queria tomar todas as cervejas, Marcos Leite, que queria comer todo o churrasco e do Professor Luiz Felipe, que queria cantar todas as músicas e tomar a guitarra do músico. Teve um convidado comportado que recitou um poema de Bertolt Brecht em homenagem ao aniversariante e só tomou um guaraná. Vida longa e mais seis meses ao Alexis.

Pesquisa de rua realizada em Cabo Frio aponta a Saúde como a principal queixa da população. Trata-se de área prioritária, cujos investimentos devem ser feitos, preferencialmente, na estrutura de base. No médio e longo prazo isso vai gerar grande economia na área emergencial, que tem sido o principal foco do governo. É preciso cuidar da saúde da população e não tratar apenas a doença. Há 16 anos é assim. Tiveram bilhões à disposição e não conseguiram cobrir a cidade em 100% do Programa Estratégia Saúde da Família, antigo PSF.

A responsabilidade por este quadro dantesco é compartilhada por Alair e Marquinhos. Não adianta ficarem se culpando mutuamente. Governaram esta cidade por 16 anos e grande parte deste tempo estiveram juntos. A "briguinha ridícula" é apenas pano de fundo para ficarem na mídia e cegar a população para novas alternativas políticas.


É impressionante o medo das pessoas nas ruas de Cabo Frio em dar entrevistas sobre o cotidiano da cidade.O Programa Cidadania e Socialismo vai abordar este tema na próxima segunda, e fomos as ruas perguntar sobre qual é o maior problema da cidade no momento atual. Veja você que "Modelo do Medo" estes governantes implantaram na cidade.Será que um dia isso vai mudar ?

Por fim, pintou a notícia que um blogueiro famoso da cidade vai ser candidato a Deputado. Alguém tem um palpite aí?






3 comentários :

  1. O blogueiro citado seria o professor rockeiro doutor em História que torce pelo flamengo?

    ResponderExcluir
  2. SÓ a saúde? Tá tudo RUIM, NADA PRESTA! Crente que iria melhorar.... pelo contrário está tudo PIOR!

    Mas claro, que grande parte da população tem medo de falar. Quando não são os próprios são os parentes que têm laços ´´maternos´´ com a prefeitura de PAGODE CITY!

    ResponderExcluir