domingo, 25 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




*A DÍVIDA PÚBLICA EM DEBATE: saiba o que ela tem a ver com a sua vida
Maria Lúcia Fatorelli
Ed. Inove
R$ 15,00

A Auditoria Cidadão da Dívida lançou o livro “A dívida pública em debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida”, de autoria da auditora fiscal Maria Lúcia Fattorelli. Segundo a autora, a publicação ajuda a compreender porque o Brasil, mesmo sendo tão rico, abriga tanta miséria, fome, violência, carência e até ausência de serviços básicos de saúde. O caderno de estudos explica que uma das principais razões para essas injustiças sociais é a dívida pública, que tem absorvido a parcela mais relevante dos recursos do país. “O mais grave é que as auditorias realizadas têm demonstrado que o processo de endividamento público encobre uma série de ilegalidades e ilegitimidades, funcionando como um mecanismo de subtração de recursos público, ao invés de dar recursos à Nação. O resultado desse processo é o aprofundamento do fosso social existente em nosso rico País, tornando o Brasil um dos países mais injustos do mundo”, explica Maria Lúcia.

* O tema da Dívida Pública tem sido escondido da população pela grande mídia e pelos partidos conservadores, inclusive o PT, que tinha dentro do seu Programa antes de ser poder, um projeto de auditoria desta imoral e ilegal dívida pública brasileira. É o grande gargalo que trava o desenvolvimento do país, já que compromete 47% do orçamento para pagar os juros e amortizações referente a sua "rolagem" e não pagamento do principal.

* Na outra ponta do Orçamento Geral da União são destinados, 3,9% para a Educação, 4,1% para a Saúde, 1,5% para Habitação, 0,08% para Saneamento Básico, e por aí vai! O compromisso é claro desde José Sarney até o governo Dilma de hoje: prioridade para a dívida financeira e migalhas para a sempre crescente dívida social. Não podemos deixar de tratar deste tema na eleição presidencial em 2014. Entre os partidos políticos só o PSOL, PCB e PSTU tem tido a coragem de travar este debate.

* Mais dados para que se possa avaliar o tamanho desta brutal transferência de recursos públicos para o grande capital nacional e transnacional: FHC, recebeu de Collor uma dívida de 60 bilhões, governou 8 oito anos e entregou para Lula uma dívida pública de 600 bilhões. Durante seus 8 anos de governo, Lula pagou 1,3 trilhões de juros e entregou para Dilma uma dívida de 1,86 trilhões. Dilma já pagou quase 1,8 trilhões de juros e a dívida, hoje, sob sua responsabilidade já está na casa de 2,8 trilhões. Parece coisa de maluco, mas não é. São dados reais e alarmantes que todos precisam saber e cobrar para 2014!


* O orçamento é peça fundamental para você analisar o que é prioridade para os governantes. Aqui em Cabo Frio, neste momento, o novo "velho" governo de Alair Correa escolhe gastar 25 milhões com uma faraônica obra na praia e mais uns 18 milhões com alargamento de avenida, ao passo que a saúde, a educação e a habitação popular agonizam com "melhorazinhas" que não resolvem o seu problema estrutural. O governo anterior de Marcos Mendes, de triste memória, gostava de fazer "praçinhas" e investir migalhas em projetos assistencialistas não emancipadores da cidadania. Resultado: Sumiram quase 6 bilhões de reais nestes últimos 16 anos sem a devida contrapartida social.

* Por falar no município, tem algumas perguntas que precisam ser respondidas por esta "dupla de dois" que governou a cidade durante todo este tempo: Cadê o Restaurante Popular? Cadê o Centro de Convenções? Cadê os Polos Industriais? Cadê o Portal da Transparência funcional? Cadê a denúncia e publicação das irregularidades na SECAF? Cadê a CODESTAM?
Cadê as Escolas de Formação Profissional? Cadê o fim da Central de Marcação de Consultas? Cadê as ciclovias da cidade?
Cadê o Ordenamento Urbano? Não é só por asfalto e concreto!!!!!!!


* A polêmica vinda dos médicos cubanos continua sendo muito discutida na mídia e nas redes sociais. Cada pessoa ou organização tem dados e valores diferentes para informar. Tem gente que está mais preocupada com o regime cubano do que com o possível benefício da presença destes médicos nos inúmeros pequenos município no "fim do Brasil". Cuba tem 25 faculdades de medicina e forma perto de 10.000 médicos por ano, com seis anos de formação básica e mais dois de especialização. Muita mentira tem sido dito pela mídia e por setores reaças da sociedade.

* Outra coisa : a OPAS não é nenhuma entidade do governo cubano e sim da ONU. O contrato com a entidade tem a supervisão da ONU e vem sendo feito com diversos países. Tem gente preocupada com a parte salarial que vai caber aos médicos, mas nunca se preocupou com o salário mínimo no Brasil,´com o salário do professor, com o salário do aposentado e com o salário de várias outras categorias espoliados por este projeto neoliberal também implantado no Brasil. A contratação é legal e baseia-se na Lei Federal 8.745/93 para desespero do corporativismo das associações médicas brasileiras que nunca se manifestaram de forma enfática sobre a falta de médicos nas cidades do interior do Brasil.

* CHEGA DESSA "LENGA" E DEIXA OS CARAS TRABALHAREM, PORRA!!! ESTES MÉDICOS TRABALHAM EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO E NÃO SE TEM NOTÍCIA QUE ELES TENHAM FEITO NENHUMA "LAMBANÇA" POR LÁ! ENQUANTO AQUI, TODA HORA, A MÍDIA DIVULGA VÁRIOS CASOS DE ERRO MÉDICO.


* Nossa total solidariedade ao movimento grevista dos professores da rede municipal. A categoria precisa aderir e participar ativamente. Sem educação não há solução!!


* Nosso total apoio também a greve dos valorosos Agentes Comunitários de Saúde que não são recebidos pelo governo para negociar suas reivindicações. Vamos lá rapaziada. Não há vitória sem luta!!!

* Aliás, a dificuldade de dialogar com os sindicatos e os movimentos sociais são marcas dos governos MM e AC. O modelo de gestão implantado há 16 anos é extremamente autocrático e decide tudo de "cima para baixo". Quem sabe um dia isso muda!!!!


* Recente pesquisa IBOPE aponta que a grande maioria dos brasileiros deseja uma reforma política. Entretanto, apenas 41% relatam saber alguma informação básica sobre o assunto. Mais de 80% não conhecem as regras que estão sendo propostas. A grande mídia televisiva não faz nenhum esforço para clarear este assunto tão importante para a população. A grade de programação é só novela e programa de entretenimento que não discute nada e não faz pensar em nada. Difícil mudar a realidade assim, pois para mudá-la é necessário antes conhecê-la.


Logo mais, as rapidinhas.................

Nenhum comentário :

Postar um comentário