terça-feira, 20 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Cabo Frio vive hoje sua pior crise no que tange a geração de empregos. Isso é inquestionável e fruto de uma série de desacertos e omissão do poder público municipal que ao longo dos últimos 16 anos muito pouco fez em termos de políticas públicas e projetos de desenvolvimento nesta área. Estratégia amadora no turismo, falta de cursos de qualificação profissional, não implementação do polo industrial, além de outras iniciativas que falharam, apesar das promessas, aprofundaram a desigualdade social em nossa cidade. Depois querem reclamar do aumento da violência urbana.

* As pesquisas mostram que 57% da população vive na informalidade, sem carteira assinada e fora da rede de proteção da previdência social. Criaram um modelo para isso, para que muitos dependessem da prefeitura, a grande empregadora da cidade, instituindo um esquema de dominação político-econômica que se reflete na falta de renovação dos quadros políticos. Só dá eles! Isso também é observado na Câmara de Vereadores, onde aqueles que fazem uma política assistencialista são reeleitos para mandatos sucessivos.

* O novo "velho" governo, após quase 8 meses, sinaliza que vai prosseguir a continuidade do modelo. Como a situação anterior era caótica, principalmente na saúde, procura fazer "melhorazinhas". Não se vê projetos que apontem para mudanças estruturais que é o que a população espera e precisa. Não adianta, este "caô" de jogar todas as responsabilidades para o governo anterior, que realmente foi tenebroso em várias áreas. O atual prefeito governou a cidade por três vezes, inclusive foi parceiro do governo anterior nos primeiros quatro anos, e tem também uma grande parcela de responsabilidade sobre os problemas enfrentados no cotidiano pela população.


* Outra pesquisa mostra o crescimento das igrejas evangélicas na cidade. O Brasil é um País predominantemente católico, mas em Cabo Frio essa lógica é invertida. Os evangélicos, em suas várias denominações representam 55% da população, os católicos, 33%, ficando o restante com as outras religiões, espíritas, umbandistas, budistas, ateus, etc...
As grandes responsáveis por este crescimento evangélico são as igrejas neopentecostais, onde o pastor cria sua própria denominação, quase todos sem formação teológica, com "doutrina duvidosa", fazendo interpretações pessoais e tendenciosa da Bíblia. Atinge em cheio aqueles segmentos de baixa renda e de pouca escolaridade, presentes na periferia da cidade.


* O movimento LGBT de Cabo Frio manda avisar que a Parada do Orgulho Gay na cidade, vai ocorrer no próximo dia 08 de setembro, na Praia do Forte. Espera-se milhares de pessoas, ativistas e simpatizantes de todo o Estado e também de várias outras partes do País. Percebe-se sempre uma disputa, não em clima de guerra, é claro, com a "Marcha das Famílias", organizada pelo Conselho de Pastores de Cabo Frio para ver quem consegue colocar mais gente na rua.


* E segue "o campeonato de processos" entre Marcos Mendes e Alair Correa como uma verdadeira "queda de braço". O blog Cartão Vermelho do time alairzista, publicou mais uma condenação do ex-prefeito no TCE. Vamos lá galera marquinista, vocês não podem deixar só o time do prefeito "marcar gols". Cadê a reação ! O que não falta é condenação e processo do outro lado. Se juntar a folha corrida dos dois vai longe!!!!!!!!!

* Várias perguntas: Naquela placa que está afixada na obra da Praia do Forte deveria ter o valor e o prazo para a entrega da obra? Não é isso que diz a legislação? Por que não está? Cadê o MP? E a Câmara dos Vereadores que deveria fazer a fiscalização? Alguém pode ajudar a responder ?

* Este caso dos agentes comunitários de saúde em greve já deveria ter tido do governo uma atenção maior. É o tal negócio, para ganhar a eleição se promete tudo, inclusive coisas ao arrepio da lei, depois vem a confusão e a falta de compromisso com as causas e as pessoas.


* Uma informação importante: Se você usuário de plano de saúde está com dificuldades de marcar exames e consultas médicas faça uma denúncia a ANS. Por incrível que pareça, funciona! Entre no site e reclame através do "Fale Conosco" ou ligue direto para o número 0800 que está lá e informe o caso para o atendente. Aposto que vão te ligar do prestador de serviço para marcar o atendimento do serviço solicitado.


* O clima vai "ferver" esta semana no Congresso. Os deputados e senadores precisam avaliar cerca de 130 vetos que estão acumulados na pauta e vão ser colocados na ordem do dia. Com a base aliada "em rebeldia " a presidente Dilma e os líderes do governo estão de orelha em pé. Tem vetos que altera a previsão orçamentária e contrariam a política de corte dos gastos sociais. Governo de coalizão ampla, sem identidade programática nenhuma, feitas até com partidos reconhecidamente fisiológicos dá nisso. O PT de Lula e Dilma, neste 10 anos, está colhendo o que plantou!!


* Voltamos a ver, ontem, um triste espetáculo de repressão e "vandalismo" da PM carioca em cima de manifestantes desarmados no movimento de protesto em frente a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. O "pau cantou" com rara covardia. As imagens da TV mostraram um PM jogando gás de pimenta no rosto de uma senhora de uns 50 anos, parada e encostada na parede de um prédio sem qualquer possibilidade de reação. O tempo vai passar e os policiais que também são oprimidos por baixos salários e difíceis condições de trabalho vão precisar do apoio da população para suas queixas. Aí eu quero ver. Não dá para cumprir qualquer tipo de ordem que venha do Comando Geral.


Logo mais, as rapidinhas...............

Nenhum comentário :

Postar um comentário