domingo, 18 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* A grande mídia brasileira, principalmente a Rede Globo, gostaria muito que as manifestações fossem como na charge acima. Tudo organizado, limpinho e sem atrapalhar ninguém. Alguns segmentos mais conservadores da sociedade também. É óbvio que tem que se condenar alguns exageros, mas é impossível protestar contra a opressão de um sistema de poder sem que haja algum tipo de choque, até porque a repressão e truculência da Polícia Militar na defesa dos interesses deste Estado opressor provoca isso.

* Ao fazer a ocupação do espaço público, a PM tira do cidadão manifestante o direito de ir e vir num espaço da cidade que também é seu. A presunção das autoridades que vai haver atos violentos é a desculpa usada para antecipar a ocupação e a repressão. Em qualquer lugar do mundo estas manifestações provocam enfrentamento, e por consequência, choques, violência e repressão.

* A adjetivação de "vândalos e baderneiros" para caracterizar manifestantes acabou por ganhar apoio no senso comum da população, após intenso bombardeio de informações nas coberturas tendenciosas que fizeram do movimento popular. A visão crítica era apenas contra os manifestantes, sem o contraponto da análise dos motivos que levaram a população as ruas por falta de políticas públicas efetivas nas mais variadas áreas. O governo, em qualquer esfera, é grande anunciante de propagandas institucionais, com gastos crescentes, principalmente na mídia televisiva. Daí..........


* Recebi denúncia de um morador do bairro Monte Alegre que diz que a violência imposta pelo tráfico de drogas naquele local esta insuportável. Os moradores passam por constrangimentos diários, vítimas da arrogância e maus tratos por parte dos traficantes, sem que haja qualquer providência das autoridades. Casas são invadidas e moradores ameaçados se não colaboram com as regras ditadas pelos criminosos. Duvido que as autoridades policiais não saibam o que está acontecendo.


* O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade realizará no dia 01 de setembro, domingo, as 10 horas,em sua sede, situada na Rua Independência, 518, no bairro Guarani, próxima ao CM Luiz Lindberg, uma Plenária Municipal que escolherá entre os filiados os delegados que representarão o diretório no Congresso Estadual do Partido, em Outubro, no Rio de Janeiro. A plenária será aberta a todos que quiserem conhecer o partido. Haverá uma mesa responsável pelas novas filiações.


* O Programa Cidadania e Socialismo, na JovemTV, nesta segunda, ao vivo, as 15:30 horas, tratará do tema Educação Pública. Abordaremos também a atual greve dos professores da rede estadual. Os convidados serão a Professora Denize Quintal e o Diretor do Grêmio Síntese, do Instituto Federal Fluminense- IFF Cabo Frio, Victor Davidovich.
Na próxima segunda, pretendemos discutir a questão do transporte coletivo no município e os convidados serão os membros do Movimento Ecoar. O Programa tem participação ao vivo pelo telefone da TV e também pela página no facebook. Ao final, sorteio de um livro.


* Com a volta do programa neste mês de agosto, muita gente tem me perguntado na rua pelo companheiro e velho comunista de carteirinha, Professor Babade, que durante 2 anos dividiu comigo a bancada do programa. O Professor Babade está muito bem, é apoiador do programa e fará lá algumas aparições para alegria de uns e desespero de outros!!


* Alguém já ouviu falar se o novo "velho" governo já começou a tratar do grave problema da regularização fundiária no município. As famílias tem a posse sem uma documentação definitiva e que dê valor legal a propriedade. Na campanha política em 2012 levantamos esta questão, colocamos no programa eleitoral, e logo em seguida, os outros candidatos descobriram o problema. No registro do Programa de Governo junto ao TRE, obrigatório este ano, apenas o PSOL colocou a questão como ação de governo. E só ir lá e conferir!!

Daqui a pouco as rapidinhas.................

Um comentário :

  1. AQUELES QUE PRETENDEM ASSISTIR UMA MANIFESTAÇÃO POPULAR SEM A DEVIDA RESPOSTA AS TRUCULÊNCIAS EFETUADAS PELA POLÍCIA MILITAR SUGIRO QUE ASSISTAM OS DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA. ALIÁS, A "LINGUAGEM" USADA PELOS MANIFESTANTES É A ÚNICA QUE OS POLÍTICOS ENTENDEM. NÃO SE PREOCUPEM COM AS VIDARAÇAS DOS BANCOS QUEBRADAS, NO DIA SEGUINTE ESTARÃO REPOSTAS ENQUANTO A SAÚDE E A EDUCAÇÃO NÃO CAMINHAM NOS MESMOS PASSOS DAS VIDRAÇAS DE BANQUEIROS. PORTANTO, SE ALGUMA CONQUISTA OS MOVIMENTOS ESTÃO CONSEGUINDO É GRAÇA A SUA ATUAÇÃO. TODO APOIO AOS BLACK BLOCS, POIS SEM ELES OS MOVIMENTOS JÁ NÃO ESTARIAM NAS RUAS.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir