sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Nada justifica o "silêncio sepulcral" dos vereadores sobre a licitação do transporte coletivo da cidade. Nenhuma palavra, nenhum discurso e nenhuma ação. A licitação está cassada por medida liminar, devido a várias irregularidades e nenhum deles cumpriu seu papel fiscalizador. Aí, na hora que são cobrados por sua omissão e subalternidade ao executivo querem reclamar dos manifestantes e desqualificar o ato de protesto como ação da oposição raivosa. Este papo não convence ninguém!!

* Aliás, o silêncio da Câmara não tem sido apenas na questão do transporte. Há uma série de demandas reprimidas de políticas públicas na cidade, como transparência das contas públicas, saúde, educação, habitação popular,além de outras, que não tem merecido dos nobres edis qualquer ação efetiva.Discursos vagos e protelação é a tônica. Os manifestantes de hoje entregaram aos vereadores uma pauta relatando estas demandas há mais de dois meses e NADA! Não há nenhum vereador que faça oposição de verdade.

* Na reunião acontecida, hoje, na Câmara, o procurador geral do município, Marcos Menezes, alegou que o recurso impetrado pela prefeitura no STJ contra a liminar obtida na Ação Popular proposta pelo Movimento Ecoar foi para resguardar " o interesse da população". Ora, o que a população quer é uma nova licitação marcada pela transparência e com uma auditoria na planilha de custo da empresa, e com o recurso, protela-se o julgamento do mérito da ação e a empresa continua atuando nas bases atuais definidas pelo contrato. A Justiça não pode julgar o mérito da ação principal, enquanto não se resolver o julgamento da ação acessória que é a que permitiu a liminar.

* Se a prefeitura desistir da ação, esse é o interesse popular, cai de vez a licitação e uma nova tem que ser feita em outras bases. O recurso de forma indireta, só beneficia a Salineira, pois ela ainda não é parte na ação. Está tentando ser e aí sim, vai complicar. É enganação dizer que a empresa poderia suspender o serviço. Ele já vem funcionando em caráter precário há muito tempo.

* Por fim, o que fica muito claro é o comprometimento com a Salineira, tanto do governo Marcos Mendes, que tramou esta licitação ilegal, quanto do governo Alair Correa que a defende "com unhas e dentes". A empresa prestadora do serviço é velha parceira política de ambos há muito tempo. O resto é conversa para boi dormir!!!!!!


* Seguem as reclamações de professores e alunos de várias escolas públicas do município com relação as obras de melhorias prometidas e não executadas. O início do ano letivo foi retardado com este objetivo e parece que tanto o planejamento como a gestão da SEME deixaram a desejar. A merenda escolar é outra questão ainda mal resolvida. Dividir escola para mal acomodar os alunos, como no caso do Edilson Duarte e do Alfredo Castro, também não é solução adequada. Depois vem aquele discurso que a educação vai ser tratada como prioridade. Não dá para acreditar, né!!


* Este caso do garoto morto após um choque na rede elétrica da Ampla tem que ser melhor investigado. Estas empresas concessionárias não respeitam seus usuários e sempre querem se eximir de responsabilidades quando surge um caso complicado. O Poder Público precisa acompanhar as investigações abertas pela polícia.


* A subida do dólar ao patamar de 2,40 reais acendeu o sinal amarelo da frouxa política cambial do governo. Dólar subindo sem controle faz cair o investimento das empresas e vai afetar mais ainda o já pífio crescimento econômico do país. Eleva também a dívida pública, externa e interna, já que vários títulos são lastreados na moeda americana. Esta cruel combinação entre redução de investimentos e aumento do pagamento de juros da dívida, com consequente diminuição do crescimento econômico vai gerar redução drástica na geração de empregos. Dona Dilma, vai complicar para 2014!!


* O império do empresário Eike Batista vai afundando como o velho "Titanic". As dívidas do grupo já passam de 25 bilhões. A parte ruim deste processo é que o BNDES é parceiro em vários investimentos e também vai perder dinheiro. Grande doador de campanha, tanto do PT quanto do PSDB, Eike não consegue mais se socorrer com "amigos" empréstimos governamentais. Chega, né!!!


* Um alerta para aqueles que estão criando grandes expectativas com relação ao recente Projeto de Lei aprovado no Congresso que destina 75% dos novos recursos do royalties para educação e 25% para a saúde. O governo fez uma enorme propaganda, mas a realidade fria dos números é outra. A Lei refere-se aos novos contratos assinados a partir de 03/12/2012, onde através dos leilões "privatizantes" do PT, uma bela parte destas riquezas fica com as petroleiras multinacionais. Na parte que cabe a Petrobrás, onde incide o pagamento dos roaylties, estes novos recursos vão representar apenas cerca de 0,66% do PIB. O Governo, hoje, investe perto de 5% do PIB em educação, logo, está muito longe de atender as reivindicações das ruas que é da ordem de 10% do PIB. Governo de enganação é assim!!


* Nesta última semana voltaram a crescer as manifestações no País, principalmente, no eixo Rio-São Paulo, onde Alkmin e Cabral são os políticos mais hostilizados. O povo percebeu que as demandas não estão sendo atendidas e a volta para as ruas representam uma nova onda de pressão. No dia 7 de setembro, espera-se grande mobilização que já vem sendo articulada pelas redes sociais. Vamos lá galera, porque Pais mudo, não muda!!!

* Aqui em Cabo Frio, várias movimentações também estão sendo articuladas para setembro, o que já está gerando muitas preocupações no novo governo e na Câmara dos Vereadores que estão demonstrando não saber lidar com estes novos tempos. O velho modelo de fazer política na cidade está com os dias contados!!

Mais tarde, as rapidinhas..................



Nenhum comentário :

Postar um comentário