quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* O Prefeito Alair Correa reuniu na manhã de ontem a imprensa local para apresentar seu plano de obras para a cidade. Muito criticado nas redes sociais pela escolha política de grandes obras e baixo investimento nas políticas públicas essenciais, como saúde, saneamento, educação, limpeza pública, ordenamento urbano, habitação popular, além de outras, o encontro foi uma tentativa de dar uma resposta e criar uma agenda positiva para ao governo neste momento de intenso desgaste.

* A questão é de visão política. Mantenho minha posição de que estas obras poderiam esperar, tendo em vista, que defendo que a prioridade neste momento é fazer reformas estruturais na saúde,saneamento, na educação e habitação popular, que vão beneficiar diretamente as camadas mais pobres e reduzir esta brutal desigualdade social em nossa cidade. Ações integradas para geração de emprego e renda precisam também serem implementadas de imediato.

* As obras em si não garantem emprego direto para quem mora em Cabo Frio. Todos sabem que pela falta de cursos de qualificação profissional, muitas construtoras trazem de fora os profissionais mais especializados, sobrando para os moradores as funções mais simples, onde os salários são menores. Não adianta começar a "arrumar a casa por fora" quando por dentro as coisas não funcionam.

* Tendo em vista, o grandioso orçamento, tais obras, poderiam esperar um momento mais oportuno, mas talvez, o compromisso estabelecido com os empreiteiros doadores de campanha faz com que elas tenham que se sobrepor às questões mais elementares da administração pública que é pensar em primeiro lugar nas necessidades imediatas do cidadão.

* Outra coisa que pareceu estranha foi a criação do "BOPEM", espécie de batalhão de elite da guarda municipal que seria utilizado como força auxiliar na segurança pública. Algumas questões precisam ser esclarecidas: Tem destinação constitucional para essa função? Usarão armas? Terão treinamento adequado? Qual tipo de parceria foi estabelecida com as autoridades policiais? Vamos aguardar os detalhes e as respostas.


* Amanhã, os agentes comunitários de saúde, marcaram nova assembléia, em frente ao Palácio Tiradentes, as 12 horas, para discutir o rumo da greve. A pauta de reivindicações já foi entregue e até agora a prefeitura não sinalizou com nenhuma resposta ou proposta de negociação. O Sindisprev está apoiando o movimento. É aquilo, prometeu o que não poderia cumprir e agora estão enrolados. Na hora da eleição Vale Tudo!!


* O Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL) protocolou ontem na ALERJ pedido de impeachmemt contra o governador Sergio Cabral, tendo como base as relações improbas e altamente suspeitas entre o governo do Estado e o escritório de advocacia de sua mulher Adriana Ancelmo Cabral que cuida dos interesses jurídicos de empresas prestadoras de serviço ao governo. Os valores dos honorários são de espantar qualquer "cabralista" mais crédulo.


* Os professores da rede estadual obtiveram, ontem, uma vitória importante, proveniente da decisão do TJ-RJ que proibiu descontos nos salários para os dias em que os profissionais da educação estiveram em greve. Esse Cabral não tem jeito, mesmo diante desse salário ridículo que ele paga aos professores ainda queria descontar os dias parados. Renuncia logo Cabral!!!!


* Impressiona a ignorância e o desconhecimento com que a grande mídia, principalmente, a Rede Globo, e os setores mais conservadores da sociedade, vem tratando o caso da vinda dos médicos cubanos para o Brasil. Preconceito ideológico é o mínimo que podemos constatar. São médicos com mais de 10 anos de experiência, a maioria já esteve em vários países do mundo, com conhecimentos sólidos para tratar de doenças de base, que é o objetivo da escolha, exatamente para trabalhar em municípios do interior, onde os médicos brasileiros não querem ir e a população está entregue ao abandono nas políticas mínimas de saúde pública.

* Dizer que os médicos vem para fazer guerrilha urbana ou rural e povoar a mente dos brasileiros do interior com conceitos marxistas e revolucionários é para fazer rir e corar o próprio Fidel Castro. Dizer também que a relação de trabalho se traduz em escravidão é outra ignóbil afirmação. As associações médicas brasileiros não apontaram nenhuma solução para o problema e agora querem defender interesses corporativistas. Falar em possibilidades de genocídio é cegar para o dia a dia dos hospitais públicos, onde as pessoas estão morrendo na fila sem atendimento. O genocídio está sendo praticado pelos governantes quando desviam os recursos da saúde para a corrupção.

* Cuba tem um modelo de sociedade e um modo de produção socialista, inteiramente diferente dos conceitos capitalistas impregnados na mente dos brasileiros. Os médicos são agradecidos ao governo por sua formação absolutamente gratuita e compreendem porque parte de sua remuneração deve ser revertida ao Estado para investir na formação dos novos médicos, daí o contrato de prestação de serviço ser feito como ações de Governos. Existe uma tentativa clara de denegrir e escrachar o regime cubano.

* Entendo que o modelo cubano, ao longo do tempo, cometeu equívocos, o endurecimento do regime no que tange ás liberdades democráticas é um deles. Mas não se pode esconder o sucesso em outras áreas fundamentais,como saúde, educação e esportes, apesar do criminoso bloqueio econômico liderado pelos EUA que já dura 60 anos. Cuba tem o maior IDH entre os países na América Latina. O Analfabetismo é Zero. A desnutrição infantil é Zero. Não tem nenhuma criança fora da escola.


* O bravo cineasta mineiro-cabofriense José Sette de Barros será a presença de destaque na Aula Magna de recepção aos calouros do curso de História da Universidade Estácio de Sá, no dia 26 de agosto, segunda, as 19 horas, no próprio auditório da Universidade. Será apresentado o filme, O Labirinto de Pedra, que conta a história do escritor Pedro Navas. Após a apresentação haverá um debate com a participação dos alunos. O convite partiu do Coordenador do curso, Prof. Paulo Cotias, que considera o brilhante cineasta como o nosso "Godard da restinga".


Mais tarde as rapidinhas...................





6 comentários :

  1. INFELIZMENTE COM A ATUAL COMPOSIÇÃO DA ALERJ O PEDIDO DO IMPEACHMENT DO GOVERNADOR SERGIO CABRAL NÃO SERÁ ACEITO. NO ENTANTO, A DIVULGAÇÃO PELA MÍDIA DOS MOTIVOS QUE LEVARAM UM DEPUTADO DO PSOL INGRESSAR COM A SOLICITAÇÃO DO IMPEACHMENT JÁ REPRESENTA UMA VITÓRIA. ESPERO QUE O DEPUTADO QUE RESIDE NA NOSSA CIDADE, JANIO MENDES, POSSA SE REDIMIR DA SUA FRACA ATUAÇÃO NA ALERJ E APOIAR A INICIATIVA. POIS ATÉ AGORA JANIO MENDES SÓ PROVOU QUE ESTA NA CONTRAMÃO DAS ASPIRAÇÕES POPULARES.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir
  2. Isso aí. "Não se joga pedras em arvores sem frutos".
    Janio Mendes incomoda muita gente!
    Chega logo, 2014!

    ResponderExcluir
  3. Janio acha que um fim vitorioso ( para ele ) justificará os meios, por isso esses acordos esdrúxulos com Marquinho e Cabral. Não duvido que o Janio seria um prefeito mais preocupado com os projetos sociais, entretanto o preço, que no caso seria continuar aguentando toda a retaguarda de Marquinho era muito grande.

    Não tenho nada com o governo mas algumas dessas obras que o Alair vem fazendo são extremamente necessárias, como a nova estrada para o Aeroporto e o mão única da Joaquim Nogueira, que vive um caos em qualquer horário do jeito que está. Sobre a da Praia, foi mais um caso da obrigação das retiradas dos quiosques mesmo pelo Iphan. Aí se é para organizá-los em outro lugar que faça bem feito, já que a Praia é o nosso maior cartão postal. Ostros como nova pista de skate, nova praça das águas ( um erro que ele deveria era consertar acabando com a tal praça e fazendo algo mais útil como um espaço para esportes ), reurbanização do Malibú e os projetos faraônicos para a Teixeira e Souza poderiam esperar sobrando verbas para os programas básicos de saúde e educação. Os erros graves estão na transparência dessas obras, se os gastos são esses mesmos, enfim, o de sempre.

    ResponderExcluir
  4. Kanellas, é uma questão de visão política. Entendo que as obras poderiam esperar, tendo em vista, os sérios problemas na infraestrutura que precisam ser resolvidos e não são há 16 anos.

    ResponderExcluir
  5. Sim, acho que muitas obras deveriam esperar mas não todas. Cabo Frio é uma cidade turística e essa área também deve ser prioridade, no mais acho que tem dinheiro tanto para as obras quanto para o social.

    ResponderExcluir
  6. SR. ANÔNIMO. É HILÁRIO VER O DEPUTADO JANIO MENDES DEFENDENDO O GOVERNADOR CABRAL. O DEPUTADO FOI CANDIDATO A PREFEITO EM CABO FRIO E BUSCOU O APOIO DE MARQUINHO MENDES, QUE ERA O PREFEITO NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO, O GOVERNADOR, SERGIO CABRAL, O APOIOU E ESTEVE NA NOSSA CIDADE 6 VEZES, FEZ COLIGAÇÕES COM GRANDES PARTIDOS, TENDO INCLUSIVE O APOIO DO GOVERNO FEDERAL, FOI APOIADO PELO PRESIDENTE DO SEU PARTIDO, CARLOS LUPI, HOMEM QUE FOI MANDADO EMBORA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, TENDO EM VISTA SUSPEITA DE "MARACUTAIAS". ALÉM DE OUTROS APOIOS MENOS EXPRESSIVOS. POIS É , COM TUDO ACIMA CITADO O DEPUTADO LEVOU UMA SURRA NAS URNAS E VAI LEVAR OUTRA NO PRÓXIMO ANO . PORTANTO, A SUA AFIRMAÇÃO NÃO É REAL, TENDO EM VISTA QUE JANIO MENDES NÃO INCOMODA NINGUÉM,
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir