quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* O Sepe Lagos anuncia nova assembléia, na próxima sexta, dia 13, a partir das 14 horas, em frente a prefeitura, para decidir rumos do movimento de paralisação da categoria. Segue a saga de tentar ser recebido pelo prefeito para tratar da justa pauta de reivindicações. Firmeza na luta companheiros!!

* Em Arraial do Cabo a assembléia será no dia 17, terça-feira, a partir das 15 horas, também em frente a prefeitura. Uma pauta de reivindicações será entregue ao prefeito ou ao secretário de educação do município. Pressão em cima "deles"!!!!


* Já a rede estadual de ensino faz nova assembléia hoje, a partir das 14 horas, na ACM da Lapa. Com um mês de greve, a categoria pretende deliberar sobre a continuidade do movimento e os próximos passos a serem tomados. O governo Cabral permanece insensível às justas reivindicações dos profissionais da educação.

* Por falar em greve, a situação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias aqui do município permanece sem solução. O prefeito numa atitude despótica continua se recusando a receber a categoria, alegando um parecer jurídico duvidoso elaborado pela Procuradoria. Queremos também manifestar todo o nosso apoio a luta destes companheiros.


* A ALERJ aprovou ontem com votos contrários dos deputados do PSOL, a Lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações populares. Apesar de algumas emendas que suavizaram um pouco a truculência e o oportunismo desta lei, criou-se um aparato legal que é uma violência simbólica as pessoas e a livre manifestação. A OAB declarou que a lei é inconstitucional e vai confrontá-la na justiça. Penso que não é a máscara que faz o manifestante ser violento, mas todo o modelo opressor do estado que não atende as suas necessidades de cidadão. A medida tem a clara intenção de reprimir futuras manifestações. O regime é mais democrático para uns do que para outros.


* A banalização da criminalidade, com assassinatos diários em Cabo Frio tem assustado a população. Inúmeras causas podem ser apontadas para justificar esta situação, mas uma me parece ser fundamental. Este modelo de desenvolvimento adotado nos últimos 20 anos que dividiu a cidade entre centro e periferia, com pesados investimentos no primeiro e "migalhas" de políticas públicas essenciais no segundo. Isso provocou uma enorme desigualdade social, cujo embocadouro é o aumento do violência urbana. Massas de pessoas, principalmente jovens, sem emprego, sem educação, sem saúde e sem alternativas dignas de sobrevivência partem para transgressões ilegais, que começam com pequenos furtos, tráfico de drogas e vão até crimes mais graves como os assassinatos.

* Tudo isso foi proposital para criar uma grande massa de manobra eleitoral que garante mandatos sucessivos para os mesmos que comandam a "máquina municipal" durante todo este tempo. São ora aliados, ora adversários, dependendo de seus interesses pessoais de ocasião, mas o esquema de governo é o mesmo. Queimaram quase 6 bilhões de reais nestes últimos 16 anos, produziram estas mazelas sociais e ainda se acham grandes administradores públicos. A única variável social que cresce nesta cidade é a violência urbana. Cresce quase na mesma proporção que cresce os seus processos judiciais de desvios do dinheiro público. Será que um dia isso vai acabar????

* A prioridade dada pelo novo "velho" governo, fazendo em primeiro lugar uma obra faraônica na Praia do Forte e promovendo o alargamento de avenidas no centro urbano é a prova cabal da continuidade deste modelo. Enquanto isso, a saúde e a educação recebem "melhorazinhas", ao invés de um projeto sério e reestruturador. Os investimentos e as políticas públicas para a periferia ficam para um segundo plano. Tudo muito igual!!!!!!!


* Por falar em corrupção e desvios do dinheiro público tão comum aqui em Cabo Frio, a Associação Nacional dos Procuradores da República divulgou um estudo recente que o montante desviado dos cofres públicos para a corrupção nas suas mais diversas formas, gira em torno de 200 bilhões por ano. Este astronômico valor representa quase 20% do PIB brasileiro. Duas palavras são fundamentais para 2014: informação e renovação!!!!


* O STF julga hoje o recurso do ex-ministro José Dirceu que quer reduzir o tempo de condenação para fugir do regime fechado. Vamos ficar atentos aos posicionamentos dos ministros Tófolli e Lewandoviski, que historicamente possuem ligações muito próximas ao ex-comissário petista. Ambos tem mantido durante todo o julgamento uma postura de mais "brandeza" com os acusados e condenados.


* A presidenciável Marina Silva que vem enfrentado dificuldades com o registro da Rede Sustentabilidade recebeu o convite de filiação, caso não concretize o registro do seu partido, do PEN - Partido Ecológico Nacional. O PEN, apesar do nome "ecológico", é refúgio de vários políticos evangélicos e é presidido nacionalmente pelo ex-deputado estadual paulista, Adilson Barroso que era do PSC ( Leia-se Marcos Feliciano). Assim, Marina, de qualquer forma, poderia se sentir em casa.

* Outra situação cogitada por Marina é convidar para vice em sua chapa o também evangélico Senador Magno Malta (PR-ES). Malta é um dos mais ativos defensores da bancada evangélica no Congresso, quase sempre defendendo projetos que ferem a laicidade do Estado Brasileiro. Tá tudo em casa, né Marina!!!!!!


* Gostei desta: Quer marcar com rapidez uma consulta para um médico especialista em Cabo Frio? Liga para uma rádio ou tv local, reclame, e logo alguém da assessoria de comunicação da secretaria de saúde, vai entrar no ar e resolver seu problema. É o município da piada pronta!!!!!!


* A internet, as redes sociais e principalmente os blogs, tem sido um importante canal de informações livres e independentes, mas também tem sido usada por pessoas inescrupulosas que se valem dos artifícios dos fakes e blogs de natureza duvidosa para desferirem ataques pessoais com informações mentirosas, calúnias e difamações. Tudo isso é passível de processos. Tem blogueiro aí já processado cível e criminalmente, com medida liminar deferida pela justiça para que mude seu comportamento leviano, mas que continua "defecando pelos dedos". Tá brincando com a Justiça e a paciência dos outros!!!

* Este blog é uma ferramenta crítica à política e ao cotidiano da cidade, mas não agride pessoalmente a ninguém. Aqui serão postados todos os comentários. Nada será censurado. Tenho postado inclusive comentários ofensivos e respondidos de forma educada, compreendendo o momento de sofrimento em que vivem estas "almas". A justiça será um ótimo momento e o fórum adequado para que caluniadores possam provar tudo o que dizem. Simples assim!!!!!!!!

6 comentários :

  1. Cláudio Leitão, não me processe, pela minha sinceridade, mas vai me dar licença, porque vou ter que te chamar de "linguarudo". Fala demais.
    Tá ai, uma promessa do atual prefeito que foi "cumprida": a tal solicitada e chorada no "governo passado", que é a marcação de consulta por telefone. Tá reclamando, de que? Então, as emissoras de rádio ou TV's de PAGODE CITY são os "call centers" da secretaria de saúde? UPA UPA, na CIDADE PAGODE?
    Vou falar para a minha mãe cancelar o plano de saúde e ficar em casa, só "agendando" consultas por telefone. É a administração da "inovação"!

    ResponderExcluir
  2. Caro Julio...
    .
    Ao menos as rádios da cidade terão alguma serventia... Concorda comigo???
    .
    Seu Prefeito pensa longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kanellas.

      Meu prefeito? Sem chance! Prefeito da cidade. Se dependesse só de mim,ele nunca seria prefeito. Ele não pensa longe, o povo que pensa perto.

      Excluir
  3. Caro Cláudio Leitão
    .
    No fim das contas todo mundo que não é uma pessoa pública e conhecida na cidade acaba sendo "fake" na internet. Que diferença faz para você eu ser o Igor se vc não sabe quem eu sou, onde trabalho e tudo mais???
    .
    Se coloque no direito de não postar comentários com ofensas de baixo calão e acusações diretas sem provas para se livrar de qualquer tentativa de processo "por tabela". De resto, se alguém faz um comentário ou uma reclamação justa ou injusta e assine, por exemplo, como "Igor", libere e responda com educação, como sempre fez, porque o tal "Igor" pode mesmo ser Igor ou pode até ter outro nome, mas de qualquer forma é um cidadão que lê o seu blog e deu o trabalho de comentar. Do contrário cairá na vala comum de TODOS ( já fui censurado em TODOS os outros ) os blogs dessas cidades que fazem censura do que não gostam ou até publicam mas já ofendem logo e chamam de "fake" para não precisar responder e se complicar...
    .
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Para não ser injusto...
    .
    Nunca fui censurado no blog Direito e Cidadania do advogado Osmar Filho e já tivemos alguns embates, digamos, mais sérios ainda que sem ofensas, já que não uso de ofensas mesmo quando sou ofendido o que também NÃO foi o caso...
    .
    Segue o linh do blog do mesmo: http://osmarfilho.blogspot.com.br/
    .
    E claro, existem alguns blogs que nunca comentei, alguns por serem "chapas brancas" demais, outros pelos assuntos serem mais nacionalizados que municipalizados e alguns talvez menos "famosos"...

    ResponderExcluir
  5. Por fim, todos sabem que por aqui as pessoas não reclamam por medo de represálias. Às vezes nem é o cara mas é uma irmã que tem contrato de enfermeira, uma esposa professora contratada e, por causa de um comentário do cara, esse parente que não tem nada com a história perde seu emprego. Sabemos como esses "caras" governam... Então a pessoa quer fazer a sua reclamação e acha em uma troca de nome ou um "fake" a sua forma de opinar, ao menos em blogs e redes sociais...

    ResponderExcluir