domingo, 1 de setembro de 2013

O PSOL TEM O MELHOR DESEMPENHO NO CONGRESSO NACIONAL




26/07/2013
Pesquisa do Congresso em Foco aponta o PSOL como o partido com melhor desempenho no Legislativo

Segundo profissionais que fazem a cobertura jornalística do Congresso, o PSOL é que tem a melhor bancada, à frente do PDT, PSB, PCdoB e PT

O PSOL segue na dianteira entre os partidos com melhor desempenho no Congresso Nacional, conforme aponta pesquisa do Congresso em Foco. Segundo os jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado, o PSOL é o partido com a melhor bancada no Parlamento brasileiro, seguido do PDT, PSB, PCdoB e PT. Os jornalistas manifestaram suas impressões ao participarem da etapa inicial de votação da edição de 2013 do Prêmio Congresso em Foco.

Para os 166 jornalistas que votaram, o PSOL é, de longe, o partido de melhor desempenho na Câmara e no Senado. Mesmo tendo apenas um senador e três deputados federais, todos indicados pelos jornalistas para a lista dos melhores do ano, o PSOL teve o segundo maior número de votos, dentre as 23 agremiações partidárias que possuem representantes no Congresso Nacional.

A legenda, criada em 2004 por ex-militantes do PT que estavam insatisfeitos com os rumos do governo Lula, recebeu no total 246 votos (cada jornalista podia votar em até dez deputados e cinco senadores). Somente o PT recebeu votação maior – 268 votos. A diferença é que o partido do governo possui 89 deputados federais e 12 senadores.

Em média, os parlamentares do PSOL tiveram 61,5 votos cada um. Muito distante do segundo colocado, o PDT, que teve uma média 6,7 votos. Vieram em seguida o PSB, com 3,5 votos; o PCdoB, com 2,9; e o PT, com 2,7.Clique aqui para ver o total de votos por partido.

Sete legendas com representação no Congresso não tiveram nem um voto sequer dos jornalistas nas categorias gerais “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados”. São elas: o PRB, que tem 10 deputados e um senador; o PMN, que possui três deputados federais; o PEN e o PRP, ambos com dois deputados cada; e PHS, PRTB e PSL, todos com um deputado.

O PSOL também encabeça a lista dos partidos com maior percentual de integrantes citados pelos jornalistas, já que 100% dos seus parlamentares receberam votos. Em percentual de citações, seguiram-se o PCdoB, com 46,7% de citações; o PPS, com 45,4%; o PT, com 40,6% e o PSB, com 36,7.

Público pode votar
O Prêmio Congresso em Foco 2013 está na segunda e decisiva fase. Até 9 de setembro os interessados apontarão, pelo endereço www.premiocongressoemfoco.com.br, os melhores deputados federais e senadores do ano. Segundo os organizadores, a iniciativa tem o objetivo de estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos representantes eleitos e a identificar os congressistas com os quais ela pode contar para mudar o Parlamento brasileiro e o jeito de se fazer política no país.

Agora, pela internet, a população poderá acrescentar nomes à lista definida pelos jornalistas, além de definir a classificação final de todos os premiados. O prêmio tem duas categorias gerais, nas quais serão escolhidos os “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”.

De acordo com o Congresso em Foco, assim como ocorreu na primeira etapa de votação, nessa fase os internautas terão liberdade para apontar os seus nomes preferidos conforme seus critérios pessoais. Durante o processo de votação, serão divulgados boletins parciais às segundas, quartas e sextas, sempre às 17h. O primeiro deles foi publicado no dia 12 de julho. E o último, no dia 2 de setembro. Os resultados finais, com os selecionados pela internet e a ordem de classificação dos premiados, serão anunciados apenas durante a premiação, em 26 de setembro.

Para votar nos parlamentares do PSOL, indicando-os como os melhores do Congresso Nacional, basta acessar a página www.premiocongressoemfoco.com.br e seguir as orientações.

Nenhum comentário :

Postar um comentário