sábado, 14 de setembro de 2013

RESPOSTA À PUBLICAÇÃO "PSOALIZANDO", ASSINADA POR CARLOS MATHEUS (ESTUDANTE DO IFF) E PUBLICADA POR ALEX GARCIA EM SEU BLOG (CARTÃO VERMELHO).





Definido como "jovem brilhante" por Alex Garcia, Carlos Matheus revela-se brilhante somente se tomarmos como brilhante alguém como o próprio Alex Garcia. Em seu perfil no facebook, encontramos publicações reacionárias e exaltações à ditadura militar brasileira. É o típico "defensor da moral e dos bons costumes cristãos". Enquanto julga a esquerda da forma mais superficial possível, revela uma profunda falta de conhecimento da causa operária e estudantil e da realidade imposta pelo sistema capitalista.

Esse jovem, então, resolve tentar analisar a estratégia política do Grêmio Estudantil Síntese. Afirma, ele, que o Grêmio Estudantil Síntese só busca palestrantes e convidados do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Até o presente momento, foram apenas dois - Marcelo Freixo e seu assessor Tomás Ramos. Mas, de fato, existe a vontade de trazer ainda Jean Wyllys (deputado federal) e Gelsimar Gonzaga (prefeito de Itaocara - RJ), ambos do PSOL. Mas, qual é o real ponto de convergência desses indíviduos? Será mesmo o partido? Não. O ponto em comum nas pessoas que buscamos para acrescentar conhecimento aos estudantes do IFF é a defesa que fazem, entre outros, da democracia, das minorias, dos movimentos sociais, da juventude negra criminalizada, da gestão participativa e do serviço público gratuito e de qualidade.

Se o estudante espera que busquemos Felicianos e Bolsonaros, infelizmente terá que esperar outra gestão do Grêmio Estudantil. Não seremos nós que daremos mais espaço para as ideias elitistas e reacionárias desses. O senso-comum e a mídia tradicional dão espaço suficiente para o contra-senso às ideias apresentadas pelos nossos convidados. Não corroboraremos também com blogueiros que criminalizam os movimentos sociais, como o Alex Garcia fez com a ocupação da Câmara de Vereadores de Cabo Frio por manifestantes do Síntese, do Grêmio do Rui Barbosa, do SEPE e independentes.
O que o estudante pode esperar são convidados de outros partidos que corroborem com a luta do trabalhador e do estudante, como Romário (sem partido) e Cristóvam Buarque (PDT).

Poderia para finalizar discorrer sobre o apartidarismo que as elites levantam depois de ganharem eleições utilizando de coligações inescrupulosas. Não farei isso porque, enquanto Grêmio Estudantil. não podemos tomar partido devido à pluralidade de ideologias dentro de nossa base. Mas, também enquanto Grêmio Estudantil, somos responsáveis por apoiar aqueles que fazem a defesa de nossa classe.

Com essa vertente de luta estamos a poucos passos de conquistar o PASSE-LIVRE ILIMITADO PARA QUALQUER ESTUDANTE DE COLÉGIOS/UNIVERSIDADES públicas localizados no município, o que seria um dos maiores avanços da luta estudantil nos últimos anos no Brasil.

Seguimos com a certeza de que estamos fazendo o melhor que podemos para todos os estudantes afetados por nossos posicionamentos e lutas.

Victor Davidovich
Dir. de Políticas no Grêmio Estudantil Síntese
Sec. de Movimentos Sociais no PSOL Cabo Frio

23 comentários :

  1. Sabe quando vcs vão conseguir o passe livre? Quando o sargento Garcia pegar o Zorro. AH, não esqueça de convidar a JANIRA como palestrante. Quanta ingenuidade, e ainda quer tirar onda com o ALEX GARCIA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, se vc tivesse a coragem de assumir sua postagem seria mais fácil debater a questão. Ninguém tirou onda com o Alex, apenas foi respondida uma colocação com outra ótica e outra análise, de forma democrática, talvez vc não esteja acostumado. Com relação ao passe livre ele será conseguido sim, através da pressão popular. Várias conquistas foram conseguidas assim, inclusive, algumas que vc aproveita hoje, mas talvez sua compreensão ainda não alcance isso.

    ResponderExcluir
  3. Voce esqueceu da JANIRA no seu comentario. AH, alem da nossa JANIRA, pede pro VITÃO, trazer tb o CHICO E O JEAN ,pra ensinar a fazer BOCA DE URNA, quem sabe assim o PSOL de Cabo frio arruma uns votinhos.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, a Janira está no "primário" comparando aos políticos em quem você vota. A nossa posição em relação a ela está devidamente explicitada no blog. A sua tentativa de colocar o Chico e o Jean não vai prosperar. Com relação "aos votinhos", a sua lógica política é diferente da nossa.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa te contraditar Dr, mas foi o Jornal Nacional que mostrou pra todo Brasil, anotações da Jandira revelando sobre as bocas de urna dos caçadores de corruptos . Briga com o Willian Boner.

    ResponderExcluir
  6. MEU TOTAL APOIO AO GRÊMIO ESTUDANTIL SÍNTESE E A VICTOR DAVIDOVICH, SE O ESTUDANTE DO IFF, CARLOS MATHEUS, TEVE ESPAÇO PARA PUBLICAR MATÉRIA QUE ENVOLVEU NÃO SÓ O GRÊMIO MAS O PSOL, NÃO PODERIA ESPERAR OUTRA RESPOSTA SENÃO UMA CARTA OBJETIVA E ESCLARECEDORA FORMULADA PELO DIRETOR DO GRÊMIO E FILIADO AO PSOL. NÃO ME CABE ANALISAR QUEM IRÁ ESCREVER E O QUE ESCREVERÁ EM BLOGS QUE NÃO ME PERTENCEM, MAS O CUIDADO DEVE SEMPRE PREVALECER A FIM DE NÃO EXPOR UM JOVEM DESPREPARADO E SEM CONHECIMENTO DE MOVIMENTO ESTUDANTIL E DE POLÍTICA PARTIDÁRIA.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir
  7. ´´ PASSE-LIVRE ILIMITADO PARA QUALQUER ESTUDANTE DE COLÉGIOS/UNIVERSIDADES públicas localizados no município......´´ Tá sonhando? ´Tomando´ a mesma medicação da Alice do País das Maravilhas? Vai tirar esse recurso de onde? Vai ficar por conta da Dona Salineira? Nem pode, não é? Quero ver quem vai pagar essa conta? Eu, você ,nós ?

    Agora, como anda ´´ politizados´´ os grêmios escolares de Cabo Frio. Só Jesus!


    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo, estranho porque as pessoas são tão covardes nesta cidade que não tem a coragem de vir para ao debate aberto, aliás, como nós vamos. Vc disse, as anotações são da Janira e não dos outros, logo é no mínimo leviano imputar culpa a quem tem uma vida parlamentar de mais de 30 anos correta.Já reconhecemos aqui as irregularidades da Janira. Ninguém esconde nada e nem se omite em termos de posicionamento. Outra coisa, aqui não tem censura, discute-se abertamente as questões.

    ResponderExcluir
  9. Os anonimmous nao assumem quem são do mesmo modo que vocês (PSOL) nao assumem que estao fazendo isso só para ganhar alguns votinhos na hora da urna .. Alias todo mundo sabe que o PSOL faz boca de urna descaradamente !

    ResponderExcluir
  10. Duas coisas me chamaram atenção assim que li o artigo do tal Carlos Matheus, uma foi coloca pelo Vitor, que o grêmio deve chamar quem luta pelos estudantes, de onde eles são é irrelevante, repare que ele sequer deu algum nome de quem ele quer que seja convidado e uma razão para esse convite e é uma grande vitória para o grêmio trazer alguém do calibre do Freixo para uma palestra na escola. A segunda é saber se ELE já tentou o debate e trocou ideias com o grêmio, se contribui de alguma forma com o movimento estudantil de onde ele estuda ou se é só mais um a reclamar sentado diate do PC, isso não ficou claro nem por ele e nem por essa nota, também não o vi debater depois da sua nota, talvez até o tenha feito em alguma rede social mas eu não vi...
    .
    Claro que acabei também procurando o perfil do Carlos no facebook e realmente sua posição vai de acordo com tudo que é retrógrado nesse país, paciência, ele tem esse direito mas como se propôs a "esculachar" tem que se propor a debater.
    .
    Visitando o seu perfil fiquei também com uma dúvida, que o Vitor pode me tirar, o que seria UCE ( União Cabofriense dos Estudantes ) da qual ele faz parte e como ela colabora com o movimento estudantil na cidade

    ResponderExcluir
  11. Uma outra pergunta também para o Victor: Qual a participação ( seja por grêmios ou por estudantes independentes ), se é que existe, das Universidades cabofrienses nas lutas dos estudantes da cidade???
    .
    Levando em conta que até o Claudio Leitão é estudante de uma dessas Universidades é de se imaginar que existe contribuição...

    ResponderExcluir
  12. Julio,
    é de conhecimento de todos que dinheiro público para essa iniciativa não falta. Afinal, os colégios municipais já possuem o benefício e o número de novos estudantes beneficiados não será tão significante. Vale lembrar que a obra da orla da Praia do Forte vale tanto quanto cerca de dois anos de passe-livre estudantil. E, por fim, o projeto de lei prevê que não haverá aumento da passagem devido ao passe-livre.

    O projeto será votado já na terça-feira (17) e será um grande passo para darmos ao estudante não só acesso ao ensino básico, mas ao ensino superior, à cultura, ao esporte e ao lazer. Seremos uma das pouquíssimas cidades com essa iniciativa que pode, inclusive, favorecer e incentivar a vinda de mais campi e polos de universidades públicas para a cidade.

    Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor,

      Mais uma vez eu pergunto: de onde vai sair o recurso para essa ´iniciativa´? Você está se esquecendo da passagem subsidiada? Agora, a sua análise sobre finanças públicas, vai me desculpar, mas foi no mínimo engraçada. Não tem planejamento, verbas destinadas para cada área , nada disso, Victor? Pega o dinheiro e faz o que quer? Mais e mais dinheiro para Dona Salineira? ´´ . Conflito de amor e ´´ ódio´´ em cima da Dona Salineira?


      Outra coisa: ´´ passe livre´´ , para estudar, ok! Agora para lazer.... fala sério! Daqui a pouco vão querer ´´ passe livre´´ para fazer compras.

      ´´ passe livre´´ para universitários e depois? ´Vão querer ´´ passe livre´´ para arrumar empregos? Investimento no mercado de trabalho? Vão sair da cidade? Lutar e conquistar com as próprias pernas, é bem melhor que ´´ mendigar´´.

      Excluir
    2. Ah,Victor, a questão,não é aumento da tarifa( que já é um absurdo!), de acordo com o projeto de lei referente ao passe-livre, o problema é "deslocamento" das verbas,para "patrocinar" tudo isso. Um subsidio e um passe livre a mais, não é colega?

      Por que os universitários não fazem,se é que já não tem, o cartão dignidade/serviço ruindade? R$0,50 de entrada e R$2,30 de prestação no final do mês, não vai ficar muito longe do passe livre. Fica uma dica!

      Um abraço!

      Excluir
    3. Julio,

      1) se a prefeitura assumisse a prestação do serviço como deveria não estaríamos aqui discutindo isso. Numa análise mais profunda, sou pela estatização da prestação do serviço e, por conseguinte, fim do pagamento de subsídios.

      2) Lazer? Sim, o lazer é parte da formação do cidadão. É difícil para você engolir isso porque estamos num contexto onde capitalizamos tudo. Porque alguém deve pagar pra ter acesso ao lazer? À cultura? Ao esporte? Pesquisas indicam que o brasileiro trabalha 4 meses por ano só para pagar impostos. E O PIB brasileiro tem 35% composto por arrecadação de impostos. Todos nós temos direito ao SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE E GRATUITO. Nossa briga em última instância é pela TARIFA ZERO.

      3) para o único ensino público universitário de Cabo Frio (IFF), não há linhas municipais. Mas mesmo que tivéssemos linhas municipais, o número de alunos do ensino superior é ínfimo e o subsídio seria basicamente em cima dos 50 centavos, logo, nada muito significante. Ainda sim, temos que democratizar. Será que para o jovem da periferia pagar a passagem de 20 dias letivos por mês (R$20,00) não faz diferença? E se ele quiser praticar uma atividade esportiva e gastar mais cerca de R$20,00 mensais? É um custo relativamente pequeno mas que faz diferença pro estudante pobre.

      Abraço,
      Victor

      Excluir
  13. Kanellas, nas Universidades Privadas de Cabo Frio não existem DCE's. Isto é comum, os donos não querem questionamentos, infelizmente. Eu estudo História na Estácio porque é a única opção e eu não tenho como estudar fora de Cabo Frio.

    ResponderExcluir
  14. Caro Claudio, não foi uma crítica apenas uma constatação que o Sr. estuda lá.

    ResponderExcluir
  15. Esse Alex Garcia é um comissionado deste novo Velho governo!

    Q moral um cara q recebe do governo tem?

    Ta tendo seus 4 anos de fama, mas cuidado q passa rapido!




    Cala a boca, Alex!

    ResponderExcluir
  16. Igor,

    A UCE por enquanto é mais uma tentativa frustrada de termos uma entidade estudantil municipal. Nós do Grêmio Síntese nos opomos quando a mesma ia ser criada de forma antidemocrática e nos botamos à disposição para ajudar construir a entidade e seu congresso. Entretanto, um pequeno grupo já se intitula diretoria da entidade, apesar de não ser eleito. Fazemos oposição à entidade enquanto ela for dominada por essas pessoas e tocamos as lutas dos estudantes cabofrienses juntos ao Grêmio Estudantil do Rui Barbosa.

    Não, o Carlos Matheus nunca participou de reuniões ou atividades do Grêmio Estudantil Síntese. O mesmo também não se pronunciou depois da nota de repúdio, que eu saiba.

    As faculdades particulares ainda não se organizaram, até pelo histórico das mesmas de não apoiar o movimento estudantil, não só em Cabo Frio. O IFF, tendo um só curso e poucos alunos no ensino superior, ainda engatinha pra formar seu centro acadêmico. Também não existe DCE na instituição.

    Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, as escolas estaduais não tem grêmios estudantis? Só ouço falar : grêmio Rui Barbosa e grêmio do IFF. Vocês lutam e eles quietinhos também se "beneficiam"? Muito estranho! O que vocês estão fazendo,para que os alunos das escolas estaduais façam parte do "coro" com vocês? Percebi que o grêmio do IFF é uma "continuação" ou "etapa" do grêmio do Rui Brabosa. Muitos ex-componentes do grêmio do Rui Barbosa estão "contidos" ou "inseridos" no grêmio do IFF. Caso,eu tenho me equivocado,pode me corrigir.

      Excluir
    2. Julio,

      1) os estudantes da rede estadual não fazem coro com a gente, pois falta conscientização e mobilização, até por conta da própria falta de grêmios estudantis consolidados. Entretanto, temos o compromisso ético de levantar não só as nossas bandeiras, mas também as deles, até porque compomos também a ASSOCIAÇÃO DE ESTUADNTES DO RIO DE JANEIRO. Nós daremos todo apoio, quando for possível, para a organização política desses estudantes. Enquanto eles não estiverem organizados, levantaremos suas bandeiras também.

      2) o estudante da estadual já tem o passe-livre, porém de forma limitada. Uma legislação especial do município como a que queremos torna o benefício deles (e do ensino federal) ilimitado como é hoje na rede municipal.

      3) não, até onde eu sei não há ex-componentes do Grêmio Estudantil do Rui Barbosa no Grêmio Estudantil Síntese. Apenas trabalhamos em conjunto com uma perspectiva de luta parecida - principalmente eu (IFF), Leonardo (IFF, Ruan (Rui) e Camilla (Rui).

      Victor.

      Excluir
  17. Parabéns ao companheiro Vitor pelo excelente texto. Ficou claro nas suas palavras a importância da luta por direitos essenciais que possam contribuir para uma sociedade cada vez mais justa. Acontece que você vem realizando um trabalho pautado na ética, na mobilização dos estudantes, nos princípios da coletividade e na transparência do debate político. Isso começou a incomodar! E quando os defensores da manutenção da estrutura social desigual que vivemos se sente ameaçados, sentem a necessidade de atacar os que lutam por justiça social. Continue lutando pelo o que você acredita, você é um jovem de raça!

    ResponderExcluir