domingo, 22 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Este incêndio acontecido na APA Pau Brasil e que atingiu as Dunas do Peró, área onde está localizado este "nebuloso" empreendimento imobiliário que conjuga Club Med e Loteamentos, foi muito estranho e precisa ser investigado pelas autoridades e supervisionado pelos grupos ambientalistas da cidade. É sempre aquela história, degrada-se o local e depois pode ser justificado qualquer tipo de construção, mesmo com prejuízo a preservação ambiental. Fizerem isso no local em que hoje está sendo construido o Shopping Park Lagos. Jogaram muito lixo para degradar o terreno, sob um completo silêncio das autoridades municipais e depois todo mundo aceita com mais facilidade e menos senso crítico qualquer tipo de ocupação.


* Está havendo um briga nos "bastidores da fé" em Cabo Frio. O grupo de pastores ligados a Expo Gospel criticou a realização da Primavera Gospel que contou com o apoio da prefeitura. O "pano de fundo" é a disputa de grana e prestígio político entre os fiéis. O primeiro grupo é ligado a Marquinhos e o segundo, patrocinado pela prefeitura, logicamente, ligado a Alair. Nesta briga entre "as raposas da fé" sempre fica no meio os "cordeiros de deus". Fé e política andando juntas só trazem prejuízos a sociedade. Esta lição a História já nos deu ao longo dos tempos, mas tem gente que se recusa a aprender!!

*

* Por falar em bastidores da política local, fontes que não podemos revelar, dão conta que na próxima semana tem um "porradão" previsto neste imbróglio interno do governo municipal. É briga de cacique e não de índio. Vamos aguardar os desdobramentos!!!!!!!!

* Construir maiorias para vencer eleições em cima de acordos pouco claros, baseados em distribuir cargos e fatiar o poder acaba sempre assim. São os vícios da velha política. Vide o exemplo do PT no Governo Federal. Não podemos nos conformar que seja sempre assim, que política seja a representação equivocada e deturpada de um princípio de São Francisco de Assis que diz: "É dando que se recebe". Se não mudarmos esta convicção o jogo político também não muda. Os acordos políticos são legítimos, mas precisam ser pautados na transparência das ações e intenções e baseados em programas e projetos para a cidade.


* A greve nacional dos bancários iniciada ontem vai ter continuidade ao longo da próxima semana. Trata-se de uma das categorias mais massacradas pelos patrões neste país. Mais de 6 mil agências já estão paradas e as lideranças regionais da greve esperam maior adesão a partir de amanhã. Os lucros absurdos auferidos pelos bancos nacionais e multinacionais, fruto do modelo de política econômica implementado no país nos últimos 30 anos, são incompatíveis com as políticas salariais de arrocho implementadas. É injustificável o baixo piso da categoria. É a maior prova da exploração econômica do trabalhador por este sistema capitalista, neoliberal e globalizante.

* Este modelo de política econômica desenhado por FHC e continuado por Lula e Dilma, ancorado no tripé : Cambio Flutuante, Meta de Inflação e Superavit Primário, faz a "festa do capital", particularmente, do setor financeiro.Isto impacta também os estados e os municípios. Nunca é demais lembrar duas coisas: 1 - 47% do Orçamento Geral da União é destinado ao pagamento de juros e amortizações desta imoral e impagável dívida pública. 2 - Os Bancos são os maiores doadores de campanhas políticas. Vocês acham que isso é apenas coincidência?


* Hoje é o Dia Mundial sem Carro. As grande e médias cidades já vem sentindo o efeito da falta de políticas públicas ligadas a Mobilidade Urbana. Congestionamentos, falta de locais de estacionamento, poluição, incivilidade no trânsito, transporte público de massa de baixa qualidade, stress das pessoas, além de outras razões. precisam alertar nossos governantes para a gravidade do problema.
Aqui em Cabo Frio, nos últimos anos, já começamos também a sentir esses efeitos. Entretanto, nada foi feito ou pensado a respeito. Uma cidade plana e geograficamente pequena em sua área urbana como Cabo Frio, já poderia ter uma rede integrada de ciclovias, ligando os bairros, reduzindo a dependência dos ônibus e carros. Faltou visão estratégica e vontade política nos últimos 20 anos para romper com poderosos interesses, como por exemplo, o da concessionária de transporte público.

* Sem falar no ganho ecológico de termos uma cidade ambientalmente mais sustentável. Este projeto seria muito mais barato que grandes obras faraônicas de quebra e reconstrução da orla da praia e alargamento de avenidas para mais ônibus e carros. Mobilidade Urbana é muito mais que isso, mas já seria um grande começo.


* Este quadro acima nos leva a algumas reflexões: 1 - A dimensão do escândalo de sonegação da Rede Globo, a maior rede de mídia (TV, Rádio e Jornal) do país e formadora de opinião na sociedade brasileira. Pilantras!! 2 - Os casos mais graves que envolveram os maiores desvios de dinheiro público aconteceram com o governo sob a "batuta" dos tucanos do PSDB. 3 - Desvios de dinheiro público envolvendo magistrados, como no caso do TRT-SP. 4 - Desvios de dinheiro público envolvendo grandes empresários do país que são grandes doadores de campanha. 5 - Grande parte deste dinheiro serviu para financiar campanhas políticas dos partidos conservadores, principalmente, PT, PMDB e PSDB. 6 - É prova cabal que o financiamento privado de campanha é uma das grandes fontes de corrupção na política.


* O PCB anunciou a expulsão do vereador Nelson Souza da cidade de Macapá(AP). Segundo o partido, o vereador é um dos mais atuantes articuladores da criação do partido Rede Sustentabilidade, da presidenciável Marina Silva, naquela cidade. Que isso sirva de exemplo e alerta para o PSOL, onde alguns que foram eleitos com o voto da militância do partido fazem descaradamente propaganda na mídia para o projeto marinista.


* Há pouco mais de dez dias para o encerramento do prazo de filiação partidária para se concorrer as eleições de 2014, o Deputado Federal Dr. Paulo Cesar(PSD) está anunciando a sua desfiliação do partido, liderado nacionalmente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ainda não anunciou oficialmente o novo partido, mas parece que o destino é o "novo" PV de Cabo Frio. O interessante é o argumento: Não pode subir no palanque do PDT com Janio Mendes e Marquinhos e nem com o governador Cabral, políticos da base aliada, da qual faz parte o PSD. O nobre deputado é contumaz "trocador" de partidos e está esquecendo que estes agora "adversários" já foram "fiéis aliados" de outrora. Os "caras" brincam de fazer política e são eleitos. Depois tem gente que reclama!!!!


* Outro que trocou recentemente de partido e também é candidato a deputado estadual é o ex-vereador, ex-chefe de gabinete de Marquinhos e atual secretário de esportes de Alair ( Ufa ! fiz confusão ou é isso mesmo ) Alfredo Gonçalves, recém filiado ao PV. É que os caras trocam tanto de lado que confundem a gente. Os bastidores dizem que fará dobradinha no PV com o Dr. Paulo Cesar para federal. Será a dobradinha dos "arrependidos".

Logo mais, as rapidinhas.................................................................

2 comentários :

  1. O QUADRO ACIMA ONDE SE COLOCA AS FRAUDES GIGANTESCAS É IMPRESSIONANTE. NO ENTANTO, O QUE DEIXA O POVO ESTARRECIDO NÃO É O MONTANTE DAS FRAUDES E SIM A......IMPUNIDADE. QUANTOS ESTÃO PRESOS DA TURMINHA QUE PRATICOU OS ATOS ILÍCITOS? DE GAULLE TINHA RAZÃO: "O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO".
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir
  2. E por falar em deixar o carro em casa , e se esprema nos ônibus e espera em pé, que em pé cansa, hoje pela manhã, eu vi os ´ônibus novos´ nas linhas municipais. Logo três ´novos´. Tudo com o look da Viação Montes Brancos.; Pode isso, sei lá quem?
    ETA LELÊ NA TERRA DO LALÁ!

    ResponderExcluir