segunda-feira, 16 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Dados obtidos no "mini portal da transparência" do município dão conta de uma arrecadação até agora de 530 mil reais. Observando a cidade e seus reincidentes problemas sociais, principalmente na saúde e na educação, alguém enxerga ações de políticas públicas que justifiquem este belo montante de recursos?
Ficam algumas perguntas: Quanto a prefeitura tem "em caixa" hoje? Quem controla as finanças e define as prioridades de investimentos? Qual área divulga as ações de políticas públicas da prefeitura?
Ficam duas questões para reflexão: Ou a prefeitura está paralisada com alto grau de burocratização e não consegue deslanchar projetos ou não tem capacidade de comunicação com a sociedade de divulgar suas realizações. É muita grana para muito pouco!!!


* O Deputado Estadual Janio Mendes(PDT) deu uma abrangente entrevista, hoje, no Programa Sidnei Marinho, na Litoral News. Explanou sobre as atividades do seu mandato e as tentativas de trazer recursos para Cabo Frio. Uma coisa porém ficou esquisita. Elogiou a governo Cabral, chegando a citar que foi o governo que "transformou" o Estado do Rio de Janeiro, mas não explicou a colossal rejeição da população ao governador, principalmente devido as várias denúncias de corrupção ligadas as empreiteiras e a terrível gestão na educação. Como explicar duas situações tão divergentes?


* Tenho visto nos últimos dias muitas críticas ao novo "velho" governo pela prática do nepotismo nesta gestão. De fato, é impressionante a presença da "família" dentro das altas esferas do governo. Impressiona também o "tamanho da família". É prática comum aqui em Cabo Frio durante muito tempo. Já em governos anteriores Alair usou e abusou de nomear parentes. O estranho disso tudo é ver pessoas ligadas ao ex-prefeito Marcos Mendes criticar tal fato. Como bom "aluno", Marquinhos durante seus oito anos fez exatamente igual. A única vantagem para nós cidadãos e para os cofres públicos é que a família do ex-prefeito é menor. OH farinhada do mesmo saco!!!!!!!


* Por falar nos dois últimos "brilhantes" administradores públicos que tivemos, eles continuam devendo uma explicação convincente aos funcionários públicos pelas dívidas previdenciárias que deixaram tanto no Ibascaf quanto no INSS. O montante dessa dívida está na faixa de 20 milhões. Cobraram dos funcionários e não repassaram aos orgãos específicos. No caso do Ibascaf é mais grave ainda pois pode comprometer a aposentadoria dos servidores.


* Olha este exemplo de "gestão democrática e participativa": Uma Portaria da Secretaria de Educação do Município criou um Grupo de Articulação dos Conselhos Escolares da Rede Municipal e tem um início resumido assim:
Considerando a importância da Gestão Democrática...
Considerando a participação da Comunidade...
Considerando a necessidade de organizar os Conselhos Escolares...
E termina assim, já com nossa análise:
Das 13 pessoas nomeadas, 07 são da Secretaria Municipal de Educação, 4 são diretores de escolas, 1 é mãe de aluno e 1 é do Conselho Municipal de Educação.
Não tem jeito, os "caras" não vão mudar nunca!!!!!!


* Dois pesos e duas medidas: Faz 2 meses que a Secretaria de Segurança Pública não consegue esclarecer o desaparecimento do pedreiro Amarildo, enquanto isso os rapazes do movimento Black-Bloc continuam presos em Bangu sem nenhuma condenação, já que as denúncias estão em fase de inquérito. Estado Democrático de Direito para quem "cara pálida??


* De novo, dois pesos e duas medidas: A capa do Jornal Extra do ontem, revela de forma clara o traço elitista de nossa Justiça. Rigor absoluto com "os do andar de baixo" e os benefícios sem fim das chicanas jurídicas para "os do andar de cima" que convivem com "certa intimidade" com alguns dos nossos ínclitos magistrados. O país é mais democrático para uns do que para outros!!!!


* É absolutamente normal que a participação política da juventude venha pautada em traços de rebeldia e atitudes revolucionárias. É difícil no movimento estudantil você ver adesões ao status quo vigente. Até porque o que foi construído em políticas públicas para a juventude, neste País, neste Estado e neste Município, não atende, nem de perto, as suas legítimas demandas. A adesão da grande maioria aos partidos de esquerda e movimentos sociais de vanguarda se explica porque estes se colocam no processo de enfrentamento político buscando romper com as velhas amarras. Como todo grupo humano, nesta caminhada alguns erros são cometidos, mas daí a dizer que compactuam com "ditaduras assassinas de esquerda" e que defendem regimes autoritários falidos e outros nem tanto, rsrs, caso da China, é uma enorme mentira. Regimes de direita e de esquerda que degeneram seus princípios não é responsabilidade de ninguém, apenas dos seus executores. O debate apenas mostra de que lado da trincheira cada grupo se coloca.

2 comentários :

  1. AINDA BEM QUE FALTA SÓ UM ANO PARA JÂNIO MENDES DEIXAR O CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL. JÂNIO NUNCA MAIS!!!!
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir
  2. Que novidade essa manchete do Extra! È duro de aceitar,mas já estamos acostumados sem estar, com as "diferenças sociais".

    Mas eu não sei o que é pior: usar essa Sandália Crocs(vide foto Jornal) ou fumar crack? Rsrsrs Eu acho essa sandália muito feia. Parece o sapato do Mickey Mouse.


    ResponderExcluir