domingo, 29 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Em mais um ato de violência e truculência a PM de Cabral, desta vez a pedido do prefeito Eduardo Paes, arrombou uma porta lateral da Câmara de Vereadores do Rio e retirou os professores que ocupavam a casa legislativa com pancadas e empurrões, ferindo vários "meliantes" como merendeiras, inspetores de turmas, zeladores e professores. É inacreditável a falta de habilidade do governador e do comando da PM para lidar com os movimentos sociais. Se a população não repudiar todos estes atos nas urnas em 2014 e não tirar esta "quadrilha e seus asseclas" do poder, o processo democrático e a democracia representativa precisam ser "enterrados no Estado do Rio de Janeiro.

* E tem deputados e vereadores nesta cidade que apoiam esta "canalhada". A população de Cabo Frio precisa avaliar corretamente este tipo de posição inaceitável para quem gosta de dizer que está ao lado das lutas populares. Estamos vivendo um período negro de engodos e enganações. Informação e renovação precisam estar na pauta da campanha, tanto em 2014 quanto em 2016.


* A juventude, principalmente os estudantes precisam saber identificar quem são os inimigos da educação e quem está na linha de frente da defesa por uma educação de qualidade. O contingente eleitoral na juventude cresce e pode ser definidor em várias cidades. É necessário que mais jovens participem da vida política de suas cidades, inclusive, lançando nomes representativos para disputar eleições e interferir de forma mais direta nos projetos destinados à educação e as políticas para a juventude. Sempre é bom lembrar que tudo isso depende de decisões políticas. Não adianta o discurso alienante que odeia política e que todos são iguais. Entrem, participem e façam a diferença!!


* Vale a pena retwitar o Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ), parlamentar que é Professor de História e está sempre ao lado das lutas pela educação:
CabralPaes: o 'argumento' da força (policial) contra a força dos argumentos (da Educação Pública). Reagiremos, DOCENTEMENTE: em cada sala de aula, em cada rua e praça, TODOS saberão como são tratados pelos governantes os que defendem uma escola de qualidade!


* Vale a pena também destacar o desabafo do Prof. Edir Pereira da Silva sobre o episódio que expressa toda a revolta da categoria:

HOJE NÃO QUERO DESEJAR BOM DIA, POIS O RIO DE JANEIRO ESTÁ DE LUTO DESDE ÀS 22H35MIN. DA NOITE DE ONTEM, UNDO A POLÍCIA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL INVADIU O PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL E AGREDIU OS PROFESSORES MUNICIPAIS QUE ESTAVAM OCUPANDO O PRÉDIO. PARA CONSEGUIR SEU INTENTO NEFASTO, A PM DE CABRAL SE UTILIZOU DE BOMBA DE EFEITO MORAL, GÁS DE PIMENTA, GÁS LACRIMOGÊNIO, CACETE E MUITA RAIVA NO CORAÇÃO AO PONTO DE MACHUCAR DIVERSOS COLEGAS. A EDUCAÇÃO MORRE LENTAMENTE PELAS 652 ESCOLAS FECHADAS, POR TURMAS, FECHADAS, PELA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA, PELA DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL, PELO DESESTÍMULO SALARIAL, PELOS DESVIOS DE VERBAS PRA EMPRESAS PRIVADAS, PELA FALTA DE APOIO DE INSTITUIÇÕES COMO MP, OAB E ABI DIANTE DESTAS ATROCIDADES, PELA SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO QUE ASSISTE A TUDO PASSIVAMENTE SEM VER QUE SÃO OS FILHOS DOS TRABALHADORES O MAIORES PREJUDICADOS. PARA INFELICIDADE DE TODOS E PREJUÍZO GERAL DA NAÇÃO: A EDUCAÇÃO ESTÁ NA UTI, POR UM FIO DE VIDA. HOJE ESTOU DE LUTO, PROFUNDAMENTE DECEPCIONADO COM COLEGAS QUE AGEM COMO SE NADA DE IMPORTANTE ESTEJA OCORRENDO...


* Outra questão grave não discutida, tanto pela grande mídia (esta de forma proposital) quanto pela população (esta por desconhecimento) é a situação de nossa dívida pública, particularmente, a dívida interna. A dívida interna consome de 43 a 47% do Orçamento Geral da União, mas afeta, através dos repasses, todos os estados e municípios. É uma sangria brutal de recursos públicos que vão parar nas "algibeiras" dos rentistas, donos do capital, grandes bancos nacionais e transnacionais. Não é a toa que são os maiores doadores de campanhas eleitorais para que nada mude em termos de políticas econômicas.

* Nos últimos 20 anos, tanto o PSDB quanto o PT foram obedientes em receitar a cartilha determinada pelo sistema financeiro, em detrimento das políticas públicas essenciais, como por exemplo, a saúde, a educação e a habitação. As ridículas destinações orçamentárias para estas áreas, 4,1% para a Saúde, 3,9% para a Educação e 1,5% para a habitação, explicam porque pessoas morrem nas filas dos hospitais, as crises sucessivas na educação e o imenso déficit habitacional no país. A população por falta de informação, devidamente enganada pela mídia, elege e reelege estes "caras" para mandatos sucessivos para continuar esta política econômica que não atende a classe trabalhadora e a maioria da população.
Para mais informações acesse o site: auditoriacidada.org.br


* Brasília se prepara para ser a cidade das ciclovias no Brasil. Em breve vai inaugurar algumas obras nesta área, ao longo do espaço urbano, humanizando e melhorando sua mobilidade, atingindo 600 km de ciclovias e igualando padrões mundiais de cidades preocupadas com esta questão. Aqui no blog iniciamos uma campanha institucional, CICLOVIAS JÁ, visando sensibilizar nosso atual prefeito que adora fazer obras faraônicas, principalmente de asfalto e concreto, a enxergar esta questão como prioritária para uma cidade como Cabo Frio que tem sua maior riqueza no seu patrimônio natural.

* Até 2015, atendendo legislação federal, todas as prefeituras do Brasil vão ter que ter um Plano Municipal de Mobilidade Urbana e as ciclovias são alternativas previstas para melhorar está área. Que tal nos anteciparmos e desde já começarmos a sugerir ideias e possibilidades. Cabo Frio é uma cidade plana, com pequenas distâncias entre seus bairros e reúne todas as condições para uma rede integrada que vai trazer benefícios em várias áreas. Abaixo no blog, você vê o início da campanha. Participe enviando sugestões e materiais pelo e-mail:
cidadaniaesocialismo@hotmail.com

Daqui a pouco as rapidinhas..................



Nenhum comentário :

Postar um comentário