sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* A decisão da Suprema Corte Brasileira revela de forma clara e inequívoca o seu caráter elitista e o seu papel de guardiã das Leis que servem aos interesses das classes dominantes. Este papo que o Ministro não deve se preocupar com o clamor popular e sim com a "legalidade constitucional" é uma grande balela. Entendimentos e interpretações jurídicas mudam muitas vezes quando são para defender interesses das elites dirigentes. O Estado brasileiro, assim como seus similares em outros países globalizados são uma falsa ilusão de representação popular. A democracia representativa em crise no Brasil, encontra na empáfia do Poder Judiciário um dos maiores obstáculos para o seu avanço.

* Não importa se são políticos do PT, PMDB, PSDB e outros, essa não é a discussão principal. O que precisa ser questionado é a forma como são nomeados os Ministros do Supremo e a falta de um controle social sobre todos os poderes da República. É um assunto complexo que envolve um amplo debate com os vários segmentos da sociedade. Precisamos reavaliar se estes "conceitos democráticos" de forma de governo Tripartite ( Executivo, Legislativo e Judiciário) que remonta ao Século XVII, ainda atende aos interesses da maioria do povo e revê-los à luz de um novo tempo. Por que não introduzirmos alguns dispositivos de democracia direta?

*

* Esta questão que envolve o "nebuloso" caso de concede e cancela licença para a realização do empreendimento nas Dunas do Peró é mais complicado do que se pensa. Esta APP - Área de Proteção Permanente, denominada APA do Pau Brasil, começou no Governo Benedita da Silva. Veio atravessando governos até que no Governo Cabral saiu o decreto, mas sem definir os devidos procedimentos de manejo. Além disso, de forma misteriosa, recortou da área contínua do Parque esta em que está o empreendimento dos loteamentos e do suposto hotel do Cub Med. O Parque Ecológico estranhamente ficou descontínuo e o INEA permitiu esta licença de construção. É um dos poucos resquícios de Mata Atlântica com áreas de restinga e que abriga espécies em extinção da fauna e flora. É também o maior aquífero subterrâneo de Cabo Frio.

* È um completo absurdo que se permita a destruição deste local. Os ambientalistas e a sociedade civil de nossa cidade precisam continuar nesta luta para impedir a degradação em "nome do progresso" deste importante espaço de preservação ambiental. Poderosos interesses econômicos estão do outro lado. É de se lamentar também a ausência da participação da Câmara de Vereadores nesta questão. O Executivo Municipal precisa vir a público e explicar com maior transparência a rapidez com que embargou e liberou o empreendimento.


* O TSE suspendeu ontem a análise de admissão de dois novos partidos: O Solidariedade do Paulinho da Força(PDT-SP) e o PROS - Partido Republicano da Ordem Social, formado basicamente por militares tristinhos com o fim da ditadura. Hoje temos 30 partidos registrados com a possibilidade do 31º que seria a Rede Sustentabilidade da presidenciável Marina Silva que depende de certificações das assinaturas recolhidas. Marina Silva tem pouco mais de 10 dias para cumprir a determinação do tribunal. É uma corrida contra o tempo!


* Finalmente chegou ao fim o movimento grevista dos Agentes Comunitários de Saúde(ACS's) e dos Agentes de Combates a Endemias(ACE's). Foram recebidos pelo prefeito que devidamente pressionado, aceitou as reivindicações de efetivação dos cargos e aumento salarial. Foi uma vitória da perseverança e firmeza dos trabalhadores. Parabéns a liderança e aos demais companheiros. Não há vitória sem luta!!!!


* Mais um flagrante da infâmia do trabalho infantil foi detectado no Estado do Rio Grande do Norte. Na cidade de João Câmara, meninos e meninas que trabalhavam no recolhimento e cozimento da castanha de caju perdiam suas digitais, devido a um ácido que é eliminado pela castanha durante o seu descasque e cozimento. O MP local promete apurar o caso e estabelecer responsabilidades. Impressiona o descaso das autoridades nas mais variadas esferas de poder com a questão do trabalho infantil no Brasil. Há pouquíssimos relatos de punições.


* Segue repercutindo na mídia local as recentes demissões que aconteceram no "novo" velho governo(trocando as aspas à pedido). Toda hora sai um boato que um novo nome vai ter "a cabeça degolada". Este modelo de gestão pública que incha a máquina no "andar de cima", precariza e desvaloriza no "andar de baixo" é regra há 16 anos. Além de representar um ônus enorme e desnecessário para os cofres públicos, uma cadeia de comando muito grande emperra administrativamente os projetos, que quando existem, custam a deslanchar. São estruturas criadas a partir de nebulosos acordos políticos pré-eleitorais, sem nenhuma identidade programática, preservando apenas interesses pessoais e eleitoreiros. Neste momento, a Terra é mais amada para uns do que para outros!

* Estes "caras" que governam a cidade há quase 20 anos não vão mudar. Deixam isso bem claro todo dia em suas entrevistas e aparições na mídia local. Esta triste rotina só pode ser mudada através da análise crítica da população e pelo instrumento democrático do voto. Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016!


* Por falar no governo municipal, duas perguntas na área do transporte público: 1- Alguém viu por aí os 22 ônibus novos prometido pela prefeitura e pela concessionária? 2 - Cadê a reformulação do Conselho Municipal de Transportes?
A 1,00 real ou a 0,50 centavos, a verdade é que o transporte coletivo da cidade continua ineficiente, sem responder adequadamente aos anseios da população. Mas tem gente que continua ganhando muito!!!!


* O incrível "Campeonato de Processos" entre MM e AC segue sem parar. Toda semana tem um rodada de novos processos, com o ex-prefeito Marquinhos levando considerável vantagem. Parece que o "audaz" administrador público deixou vários "penaltes" contra sua própria meta para serem batidos pelos adversários alairzistas. Entretanto, já ouvi dizer que o time marquinista vai reagir.

* A ENQUETE a ser elaborada para definir o nome e o modelo do troféu a ser entregue ao vencedor, teve que ser adiada novamente, devido a problemas técnicos do blog. Logo, logo, ela estará postada aqui. Só para lembrar, os derrotados neste campeonato somos todos nós!

* A cerimônia de entrega do Troféu será apresentada por um "super matemático" que calculará todo o montante de dinheiro que os "probos" administradores tem que devolver aos cofres públicos. Olha, é uma grana de "responsa"!!!!!!!!


* Logo mais, as rapidinhas......................

Um comentário :

  1. Por enquanto, eu ainda não vi nenhuma etiqueta e sequer um código de barras em um dos ´22 ônibus novos´ da Dona Salineira nas ruas de autorama da cidade PAGODE!
    E as minhas sobrinhas de 03 anos estão, lá fora só cantando: enganei os bobos na casca do ovo!

    Mas me de R$0,50 para me enganar, caso eu esteja errado. Não teve um comercial, tipo, Alice do País das Maravilhas mora aqui,da Dona Salineira na TV , parecido com final de desfile de moda, exibindo os ´ônibus novos`?

    Cara, ninguém merece os solavancos nos ´ônibus novos ´ da Dona Salineira. O motorista sai do acostamento, ou durante o trajeto, passa a marcha e tome ´pescoçada´.

    Cláudio Leitão, mudando de assunto. como a cor branca engana, não é? Lavou, esfregou por fora, parece novo.


    Ah, Se te um povo no meu Brasil varonil, que tem a solução para resolver o problema de transporte público, esse povo é o de Cabo Frio.
    Você reclama e lá vem a ´solução´: compra um carro ou uma motinha. Para arrasar e derrubar a pouca esperança, que nos resta, ainda vem com a mania de pouca coisa, fala no diminutivo: ´motinha´. Tão inteligentes e solucionáveis.

    ResponderExcluir