sábado, 14 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Algumas pessoas comentaram comigo esta semana de como é enfadonha e repetitiva as notícias sobre política postadas em todos os blogs da cidade. Sem tirar a razão destas pessoas, respondi que as notícias derivam dos atos e ações políticas praticadas por estes mesmos agentes eleitos pela população. Logo, a responsabilidade sobre o que ocorre de bom ou ruim nas questões políticas da cidade deve ser compartilhada pelos eleitores, afinal como diz a sabedoria popular "políticos não vêm de Marte".

* A vitória de alguns maus políticos reflete a vontade popular da maioria. O engraçado de tudo isso é que depois de votar sucessivas vezes neste mesmo político, o eleitor reclama da política de uma maneira geral, esquecendo que esta sucessão de erros também é responsabilidade sua. O modelo e a forma de fazer política não mudará se continuarmos a ter o mesmo comportamento desatento, pouco observador, não analítico e acharmos que "político é tudo igual" e que é impossível mudar esta realidade.

* Um processo de renovação dos quadros políticos é tema urgente na pauta das eleições de 2014 e 2016. A princípio, não deve ser encarado como uma solução perfeita. Sempre poderemos ter decepções com os novos eleitos, não há garantias escritas na testa de ninguém. Outro cuidado é verificar se a "cara nova" não representa os velhos interesses de grupos ou políticos já encastelados no poder. Esta é a pior renovação, pois é a novidade do engodo e da enganação. Também não podemos cair naquele argumento reducionista que não devemos reeleger ninguém. Quem faz um bom trabalho e se coloca ao lado do povo trabalhador e da população de modo geral, merece continuar exercendo tal função pública. Estes políticos existem e estão lá nos defendendo, o que precisamos é apurar nosso senso político e cidadão, buscar mais informações e reconhecê-los.

* Uma coisa é certa. Nenhuma mudança política virá se continuarmos elegendo sempre os mesmos. Nenhuma mudança virá se não tivermos a coragem e a ousadia de implementarmos um largo processo de renovação destes quadros políticos, via processo eleitoral, independente dos riscos a serem assumidos. Já dizia Ghandi no século passado:"Seja você a mudança que quer ver no mundo". Também podemos refletir sobre uma frase do brilhante poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht: "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."

* Entendo que independente da natureza das notícias políticas, se boas ou ruins, devemos conhecê-las e os blogs e redes sociais tem a rara oportunidade de fazer tudo isso em tempo real. Elas podem nos fazer mudar de opinião sobre alguns temas e vão, aos poucos, nos ajudando a apurar o senso crítico. Lado político quase todo mundo tem, é legítimo e normal, sob o ponto de vista democrático da "livre opinião".

* Aqui na cidade você vai encontrar blogs que criticam determinados políticos e se omitem na crítica a outros. Você também vai encontrar blogs que apenas visam elogiar e ser corrente de transmissão de poder do mandatário de plantão. Alguns blogs tem clara intenção difamatória, com linguagem chula e agressiva, sem apresentar nenhuma prova do que postam e que servem a interesses políticos inconfessáveis. Você vai encontrar blogs informativos de notícias que não emitem opiniões políticas e vai encontrar também blogs mais independentes que vão apresentar uma visão crítica mais geral. Mas no fim, todos acabam tendo um lado político, já que que o "poder" vai sempre estar em disputa, buscando a conquista de corações e mentes da população internauta cabofriense.

* Enfim, meu caro leitor, a política, em seu sentido mais amplo e não apenas aplicada a questões partidárias, faz parte do cotidiano de nossas vidas e tudo, tudo mesmo, depende de decisões políticas. Logo, temos que ir a luta e tentar acertar sempre, e se for o caso, temos que aprender também com nossos erros.


* Permanece o impasse entre o Sepe Lagos e a Prefeitura com relação a pauta de reivindicações da categoria. Em assembléia, ontem, os professores decidiram por um Ato de Vigília no dia 17 de setembro, as 9 horas, em frente e prefeitura. Deliberaram também por uma paralisação de advertência de 48 horas ( dias 16 e 17), tudo isso em função da absurda recusa do prefeito Alair Correa em receber os dirigentes e membros do sindicato. Segue abaixo uma frase de reflexão para o nosso alcaide:
"O AUTORITÁRIO não debate, bate; não conduz, induz; não expõe, impõe; não explica, implica"
Edmund Macedo


* Um "Jovem Revolucionário do PP" publicou um artigo num blog local acusando os dirigentes do Grêmio Estudantil Síntese do IFF Cabo Frio de promoverem palestras aos estudantes daquela escola federal, convidando apenas pessoas ou políticos ligados ao PSOL. Não é um fato verdadeiro. O Único político ligado ao PSOL a fazer palestras no colégio foi o Deputado Estadual Marcelo Freixo, figura pública reconhecida em todo estado, que habitualmente palestra em escolas secundárias, abordando temas ligados à políticas públicas para a juventude. Talvez o jovem rapaz prefira uma palestra do Dornelles ou do Maluf sobre a correta utilização dos recursos públicos.


* Os moradores dos bairros periféricos seguem denunciando o caótico quadro da segurança pública em nossa cidade. Monte Alegre, Boca do Mato, Rainha da Sucata, Cantinho do Céu, Morro do Limão e outros são áreas críticas, onde os moradores estão sendo vítimas da opressão dos criminosos. Isto é do conhecimento das autoridades municipais que nada fazem a respeito. Sabemos das limitações do município nesta área, mas a omissão completa em defesa dessas pessoas começa a causar indignação e desgaste ao novo "velho" governo. Isto também acontecia no governo anterior, o que mostra que o descaso é antigo. Estão esperando o que para tomar providências? Alguma tragédia anunciada?


* As "brigas e o fogo amigo" existentes no novo "velho" governo refletem uma prática antiga, acontecida também no governo anterior de MM, de inchar a máquina pública com excessos de cargos de comando e confiança para cumprir nebulosos acordos políticos pré-eleição. Esta estrutura pesada, ineficiente e onerosa para os cofres públicos gera esta confusão administrativa e fazem as ações de governo empacarem ou caminharem de forma muito lenta. É um velho filme que vemos há 16 anos nesta cidade. Será que um dia vamos ver este filme queimado??????

* Os bastidores dizem que vem mais confusões por aí. Novas demissões estão previstas mesmo depois do "esporro" do prefeito em alguns colaboradores. O engraçado é que ele foi o "mestre criador" de tudo isso, mas não podemos negar que o "pupilo" Marcos Mendes foi um aluno aplicado.


* Em breve a Região dos Lagos vai ganhar mais um hospital regional do Estado. Trata-se do Hospital Regional de Bacaxá que já vai nascer sob o signo da terceirização nebulosa das OS's. Recentemente, o Hospital Regional de Araruama também ganhou este modelo de gestão. Na foto, o Dep. Estadual Paulo Melo(PMDB) e o ínclito Secretário Estadual de Saúde, Sergio Cortez, "engenheiros desta arquitetura". Estas privatizações na saúde do Estado tem gerado insatisfação nos profissionais de saúde e graves denúncias de desvio de dinheiro público. Tem político aqui em Cabo Frio que apoia este esquema.


* O Professor Rogério Carvalho, presidente municipal do PSOL, segundo testemunhas, se emocionou e chegou as lágrimas quando teve seu nome citado pelo Vereador Celso Campista(PSB), na tribuna da Câmara de Vereadores, reconhecendo o valor e a contribuição do povo campista na construção da Cabo Frio de hoje.


* Aliás, o PSOL de Cabo Frio informa que realizará a partir de outubro alguns cursos para a sua militância, são eles:
Introdução ao Marxismo - Com Claudio Leitão
Introdução a Fabricação de Pequenos Artefatos Explosivos - Doc Bomberman Costa
Instruções Práticas para Manifestantes de Rua - Charles Pimenta
Como Invadir Prefeituras e Câmaras - Victor Davidovich com a participação luxuosa da Prof. Denize Alvarenga
Instruções e Técnicas de Observação e Pechinchas em Lojas - Erika Borges
Introdução a História do Rock - Professor Rogério Carvalho
Introdução ao Violão e Guitarra - Luiz Felipe
Introdução a Locução Radiofônica - Beto Junior
Vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail: cfpsol@uol.com.br


11 comentários :

  1. Esse discurso me faz lembrar o PT. Antes um partido caçador de corruptos, hoje um partido de corruptos caçados. Dá-lhe JANIRA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Companheiro, partido nenhum tem o monopólio da ética. Nunca dissemos que não poderia acontecer desvios. O caso da Janira está sendo tratado pelo PSOL com toda a transparência. Esta é a diferença que vc não quer admitir. No Psol os desvios são punidos. Vários já foram expulsos. Isso também está colocado aqui no blog. Como é muito raro acontecer no PSOL o que ocorre rotineiramente em alguns partidos, neste momento, todo mundo quer tirar casquinhas. O debate é livre e cada um opina como quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos que até o fim da próxima semana o caso seja resolvido. O PSOL não pode se dar ao luxo de se igualar aos partidos pragmáticos , cujos capangas virtuais, ávidos por um fato que lhes aplaque a culpa de viver sem ideologia, procuram culpar indiscriminadamente.

      Excluir
  3. Raro kkkkkkk, só Vereador já foram quase 20 pra fora, pra um partido pequeno , toma rumo....

    ResponderExcluir
  4. Esse Rogério, é o famoso QUEM pra sacanear Vereador? Ele, assim como vc Leitão, vão ralar a vida inteira com esse discurso hipócrita, e não chegarão onde ele chegou....Isso dói né, eu entendo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimos preocupados com o Psol, vc acha 20 muitos, rsrsr. Se fossem expulsos os políticos corruptos do PT, PMDB, PSDB, PP, PRB, PSB, PR e demais tinha que construir outro complexo em Bangu.
    Como te falei na postagem passada, a sua lógica política é inteiramente diferente da nossa. Não nos interessa ganhar desse jeito, Cargo público para nós tem outra conotação. No Psol as pessoas trabalham, tem sua ocupação e ninguém quer fazer de cargo público um negócio para ganhar dinheiro. Eleição hoje, na grande maioria das vezes, liga a vitória ao poder econômico, não ao preparo e competência, por isso esta sacanagem na política que vc parece gostar e concordar. Cuidado com suas previsões, vc pode ter uma surpresa no futuro.

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa companheiro, não se deve desrespeitar as pessoas assim, as nossas demandas como ficaram gravadas no programa eleitoral, debates e entrevistas são demandas que também são boas para vc. Qualquer cidadão é importante, o "ser famoso" não é qualidade de nada. O discurso não hipócrita como vc diz, ao contrário ele é coerente, e mesmo sem os tais "votinhos" como vc diz, tem incomodado, senão vc não estaria aqui postando e tendo sua postagem respeitada.

    ResponderExcluir
  7. "Esse Rogério" é apenas um homem de quarenta anos que trabalha em três empregos de professor, sendo dois vínculos públicos por concurso e um particular totalizando 68 horas semanais. Ainda assim, encontra tempo para militar e se expor na liderança do PSOL que acredita."Esse Rogério" inclusive não se sente melhor do que ninguém e entende o que motiva um ataque anônimo e agressivo como esse: a dor."Esse Rogério" acredita que só resta o anonimato , a agressão e a dor àqueles que se sentem derrotados na vida pessoal, profissional e pública. Quanta infelicidade deve motivar uma alma dessas? Nem homem suficiente é para assumir o que escreve. Que credibilidade pode ter um indivíduo desses?Quanta dor.... Fique em paz, "QUEM" desconhecido.
    (Alguém com equilíbrio pode me dizer que história é essa de falar mal de vereador?)

    ResponderExcluir
  8. Vcs perdem tempo com anonimo?
    Dê CARTAO VERMELHO pra ele!
    Pensa q engana quem, bobão!

    ResponderExcluir
  9. Sr. Rogério, procure ler com atenção o comentário do Leitão sobre o Celso, e me diga se ele foi sacaneado ou não. É por que ele não tem a cultura de vocês? Será que realmente o Sr derramou lagrimas? Ele pode nao ser culto, mas é muito mais inteligente que vocês. Quer respeito, você e o Leitão ( caçador de corruptos ) então respeite. Pode ser até, que o Sr não tenha participação nesse comentário infeliz, seja obra só do caçador Leitão, o PROBO. Dá-lhe Janira.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo, eu não tive a intenção de "sacanear" a fala do vereador. Vc me entendeu mal. Nunca julguei ninguém por ter ou não "cultura acadêmica". Sinceramente, não foi esta intenção. Acho que o vereador foi um vitorioso na sua luta. A brincadeira era direcionada apenas ao Rogério, já que a gente sempre brinca com ele pelo fato de ser campista e inclusive, apaixonado por ser de Campos, sempre valorizando a cidade. Eu não sou caçador de ninguém, sou um cidadão comum, como vc, crítico duro sim das coisas erradas que percebo na cidade. Sou um cidadão probo, sim, honesto, trabalhador, com carteira assinada desde os 15 anos de idade. Não milito politicamente tendo como obsessão atingir um cargo público. Nunca tive emprego público e nem boquinha com políticos. O caso da Janira não tem nada a ver comigo. Internamente somos adversários no partido, pois entendemos que o partido sob direção dele e de sua corrente fugiu dos princípios programáticos de quando foi criado. Desejo sorte ao vereador e concordo que ele não precisa de ter uma cultura formal para fazer um mandato digno e ao lado da população. Repito, em momento nenhum tive intenção de desrespeito ao mesmo. Espero que tenha ficado claro.

    ResponderExcluir