"UMA IDEIA TORNA-SE UMA FORÇA MATERIAL QUANDO GANHA AS MASSAS ORGANIZADAS".
Karl Marx
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
NOTÍCIAS E FATOS
* Hoje, a partir das 14 horas, o STF retoma o julgamento do Mensalão, analisando a questão da aceitação ou não dos Embargos Infringentes. O placar atual está em 5x5, faltando o voto do Ministro Celso de Melo, decano do tribunal. Seu voto é aguardado com grande expectativa e segundo analistas jurídicos será pelo acatamento dos embargos. Não sei, acho que precisamos esperar para ver, pois a pressão da opinião pública é muito grande neste momento. Existe a previsão de grande manifestação nas portas do STF. Caso sejam acatados os recursos dos mensaleiros, a matéria será rediscutida podendo mudar sentenças e pode também prolongar o tempo de julgamento, levar a prescrição de alguns crimes e reafirmar a impunidade para aqueles do "andar de cima" da sociedade.
* O PSOL está impetrando no STF um Mandado de Segurança visando impedir o leilão do Campo de Petróleo de Libra na Bacia de Campos. Libra é um campo já descoberto com reservas estimadas em cerca de 15 bilhões de barris, onde os investimentos em sua descoberta já foram feitos. Os recursos provenientes deste leilão serão direcionados ao superávit primário, e por consequência, absorvidos pelo grande "buraco negro" do pagamento de nossa dívida interna.
O regime de partilha, aplicável ao pré-sal, prevê 15% em dinheiro para o Brasil como royalties e uma participação no óleo-lucro de somente 0 a 30% do petróleo na prática. Assim, o cartel internacional fica com a maior parte da riqueza mais cobiçada do mundo.
Apenas 30% de Libra será da Petrobras, o que vai favorecer as empresas petroleiras transnacionais. O PT que tanto criticou o regime de partilha de FHC, faz um processo bastante parecido de privatização das riquezas nacionais.
* A recente decisão do TSE de negar recursos contra a expedição de diplomas de mandatos eletivos, beneficiará 11 governadores que cometeram vários crimes eleitorais e corriam o risco de perderem seus mandatos. A absurda decisão dá um "salvo conduto" aos maus políticos que vencem eleições utilizando-se de todas as maneiras "espertas" ao arrepio da lei. Conheça quem são os governadores que se elegeram usando estes artifícios e vão levar seus mandatos até o final:
Acre - Tião Viana(PT); Alagoas - Teotonio Vilela(PSDB); Amazonas - Omar Aziz(PMN); Ceará - Cid Gomes(PSB); Mato Grosso do Sul - Andre Puccinelli(PMDB); Maranhão - Roseana Sarney; Minas Gerais - Antonio Anastacia(PSDB); Piauí - Wilsom Martins(PSB); Roraima - Anchieta Junior(PSDB); Tocantins - Siqueira Campos(PSDB) e Rio de Janeiro - Sergio Cabral. Alguém duvidava que o Cabral estivesse nesta lista!!!!!!!!!!!
* Este caso do embargo a obra do "loteamento" que está sendo implantado na APP das Dunas do Peró começa a ficar "esquisito". O prefeito Alair Correa recebeu ontem a "visita" do presidente do Club Med, Sr. Janyck Daudet e parece que começa a mudar de ideia sobre o cancelamento da obra. O prejuízo ambiental já é nítido e está acontecendo. Não houve até agora nenhuma sinalização de investimento do Club Med no local. A prefeitura precisa tratar deste caso com mais transparência. A sociedade não vai tolerar nenhuma "armação nebulosa" neste caso. Os ambientalistas e as redes sociais estão com os olhos bem abertos!!!!!
* Alguém lembra do caso do Shopping Park Lagos no Portinho? Veio o embargo, depois a "visita" dos empresários e logo depois a obra foi liberada sob algumas condições de "compensações". O critério não pode ser esse. A análise tem que ser técnica e levar em conta os possíveis prejuízos ambientais. Não custa lembrar que a nossa maior riqueza é o nosso patrimônio natural. O problema é que "os caras" gostam mesmo é de asfalto e concreto!!!!!
* Por falar no governo Alair, ontem caiu mais um secretário. Renato Vianna foi demitido da Secretaria de Serviços Públicos. Não adianta esconder, o "pau está cantando" dentro do governo. Uma aliança ampla com segmentos fisiológicos, sem identidade de programas e projetos para a cidade acaba sempre assim. Disputas internas de poder, máquina inchada no "andar de cima" e nomeações políticas em detrimento de nomeações técnicas fazem há 09 meses o governo "patinar" em várias áreas essenciais para sofrimento da população. O secretário nega e diz que ele pediu afastamento.
* Resolvidas parcialmente as demandas dos professores da rede municipal, falta a prefeitura se debruçar com mais atenção para as reivindicações dos profissionais saúde, os ACS e ACE, que continuam na espera para serem recebidos pelo prefeito. Todo nosso apoio ao movimento destes valorosos trabalhadores, após 35 dias em greve.
* Ainda sobre greves, permanece a greve dos professores da rede estadual. O Sepe avisa que realizará um Ato na Candelária, no dia 20 de setembro, sexta-feira, as 12 horas, com os grevistas depois seguindo até as escadarias da Alerj quando haverá uma nova assembléia, as 15 horas. Reiteramos nosso apoio a categoria e o nosso repúdio às intransigências da Secretaria Estadual de Educação.
* A Vênus Platinada se deu mal! A Rede Globo foi condenada em decisão do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, orgão do Ministério da Fazenda, a pagar mais de 1 bilhão em impostos sonegados. Não cabe mais recurso à decisão. Desde 2009, a emissora através de inúmeras tentativas negava a sonegação. Ficou muito feio Rede Globo!!!!!!
* O caso Amarildo continua "dando panos para mangas" ao governo Cabral. Recentemente aconteceu uma denúncia de que comandantes da UPP subornaram uma testemunha para não contar o que sabia sobre o desaparecimento do pedreiro. O caso está sendo investigado pela polícia civil. Este caso serve de pano de fundo para números mais graves. Dados da Comissão de Direitos Humanos da Alerj dão conta de que cerca de 5.500 pessoas desaparecem por ano no Estado, a maioria com envolvimento da polícia. Enquanto isso, os rapazes do Black-Bloc continuam presos.
* O Grêmio Estudantil do Colégio Municipal Rui Barbosa - GELEL, comunica para o próximo dia 21 de setembro, sábado, as 09:30h, uma palestra com o Professor Alexandre Samis, Doutor em História Social pela UFF, cujos temas serão: Anarquismo, Movimentos Sociais, Black Bloc e Vandalismo. A palestra é aberta e imperdível. Estarei lá!!!!
* Mais tarde, as rapidinhas.............................
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário