sábado, 21 de setembro de 2013

O PAPEL DO PSOL NAS LUTAS PELA EDUCAÇÃO





O PSOL está presente em todas as lutas por uma educação pública de qualidade, acreditando nessa como única maneira de acabar com as desigualdades sociais. A escola pública é o espaço para discussão e transformação da sociedade, divulgação do conhecimento e formação dos filhos dos trabalhadores.
Não podemos negar ou deixar para segundo plano a escola enquanto instrumento para esquematizar os rumos do socialismo e da luta dos trabalhadores e daqueles que vivem à margem do mundo do trabalho, os desprovidos e os que dependem diretamente dos serviços públicos essenciais.
A compreensão da organização da sociedade capitalista, baseada na exploração e alienação de uma maioria por uns poucos privilegiados é fundamental para mostrar que o reconhecimento das classes sociais e da luta entre essas classes pode levar a um novo modelo de sociedade, diferente do que se apresenta.
A escola se constitui como ponto de partida para a conscientização e mobilização da classe trabalhadora, contra a opressão e exploração a que são submetidos como a desvalorização, culpabilização e terceirização daqueles responsáveis pela formação e construção do conjunto de práticas e saberes necessários a essa transformação: os educadores!
Ao PSOL cabe apoiar, desenvolver e potencializar a organização dos profissionais da educação, professores, funcionários administrativos e de apoio, por uma educação pública que assegure aos filhos da classe trabalhadora as condições de formação e capacidade crítica necessária para constituir uma sociedade mais justa e responsável pelo pleno desenvolvimento da cidadania.
Aos profissionais da educação indignados e cientes de seu papel como fomentadores de mudanças duradouras fica a tarefa da reflexão e escolha dos mecanismos de atuação que melhor possibilitem essa ruptura social.


Doc Costa é professor de química da rede estadual e municipal de Cabo Frio e membro da executiva do PSOL Cabo Frio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário