terça-feira, 17 de setembro de 2013

RESPOSTA À PUBLICAÇÃO “ORIGINAL, GENÉRICO OU SIMILAR?”, ASSINADA POR CYRO MALDONADO E PUBLICADO NO BLOG CARTÃO VERMELHO (DE ALEX GARCIA)




Mais uma vez o blogueiro governista Alex Garcia (do blog CARTÃO VERMELHO), incomodado com as lutas travadas pelo Grêmio Estudantil Síntese e pelo próprio Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) a nível estadual, abre espaço para os que visam uma única coisa: a manutenção do status quo.

São tantas as falácias que serei obrigado a pontuar as questões para melhor discutir.

1) O PSOL não tenta dominar as iniciativas populares. O PSOL se apresenta como ferramenta de organização política do trabalhador e do estudante. Qualquer ação que fuja dessa vertente foge do próprio conteúdo programático do partido.

2) O Grêmio Estudantil Síntese não impõe uma ditadura de ideias e informações. Apenas dois palestrantes convidados até o momento tinham ligação com o PSOL. Como dissemos, vamos buscar para palestrar a convite do Grêmio indivíduos que defendam a democracia participativa, os direitos humanos, as minorias excluídas, o estudante, o trabalhador, etc. O contrário disso é inimaginável para uma entidade estudantil que se disponibiliza como ferramenta de luta dos estudantes. A ditadura de informações acontece quando um blog abre espaço somente para os ataques da direita e se fecha para as respostas.

3) Pretendemos em breve montar uma mesa de debates sobre regulamentação midiática. Fiquem atentos e talvez poderão aprender algo sobre ditadura de informações.

4) O caso da deputada estadual Janira está sendo investigado nas instâncias internas e externas do partido e as providências cabíveis ao PSOL serão tomadas, o que não acontece em outros partidos. Vale pontuar que Janira compõe uma corrente interna com a qual o PSOL Cabo Frio e os integrantes do Grêmio Síntese filiados ao PSOL não corroboram.

5) Queiram os governistas ou não, as pautas que as Jornadas de Junho defenderam são de ESQUERDA. Ou será que qualidade e preço baixo, ou até mesmo gratuidade, nos serviços públicos de transporte são pautas de direita?

6) A história não é de forma alguma imutável. Afirmar que estamos em um capitalismo e que isso nunca vai mudar é admitir a própria incapacidade de se relacionar com a sociedade e com a natureza de outra forma senão a exploratória.

7) A justiça está em grande parte contaminada pela influência do capital financeiro e, portanto, não serve às classes não burguesas e nem à democracia. Negar isso após a omissão da justiça em vários casos de corrupção do PSDB é surreal.

A UCE não é legitimada pelos estudantes de Cabo Frio. Sua diretoria não foi eleita e é composta, em parte, pela chapa que foi derrotada na própria base do IFF. Junto ao Grêmio Estudantil do Rui Barbosa, podemos lutar por considerável parte dos estudantes, já que as bandeiras de luta são comuns. De forma alguma nos botamos como representantes de todos os estudantes – ainda que a nossa legitimidade esteja além da legitimidade da UCE. Trabalhamos em conjunto com entidades estudantis como a ASSOCIAÇÃO ESTUDANTIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e a FEDERAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS TÉCNICAS.

9) A tecnologia não é exclusiva do capitalismo. Exclusiva do capitalismo é a tecnologia a serviço de interesses particulares e de lucros exacerbados.

10) “Eles sempre criam condições favoráveis para o incêndio, mas quando o fogo cresce metem o rabo entre as pernas e deixam apenas os incautos arderem nas chamas.” Inverídico. O Grêmio Síntese continua na rua depois de abafadas as Jornadas de Junho. Militantes do PSOL continuam nas assembleias dos profissionais de educação em greve e nas ocupações.

11) A história por traz de Che Guevara é repleta de incógnitas que diversos estudos disputam e não me sinto preparado para discutir a mesma. Entretanto, as frases que usamos refletem bem nosso posicionamento.

Cada crítica vinda daqueles que se posicionam pela manutenção do sistema e pela criminalização dos que ousam lutar por mudanças apenas nos abastece de mais fôlego e vontade.

Victor Davidovich
Dir. de Políticas no Grêmio Estudantil Síntese
Sec. de Movimentos Sociais no PSOL Cabo Frio

5 comentários :

  1. Fala ai Vitor sobre o passe livre rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Anônimo! Terça-feira( dia 17/09/2013),não seria a votação do projeto de lei? O que aconteceu? Foi aprovado? Ou o passe livre não foi tão livre assim?

      Excluir
    2. É engraçado a tentativa de ironizar um movimento social, como se não soubessem que qualquer conquista nesse sentido é difícil.

      O projeto terá que partir do executivo ou seria julgado, com jurisprudência, inconstitucional. Logo, vamos encaminhar na reunião de amanhã pela Comissão Especial de Transporte que nasceu na audiência pública de julho.

      Abraço
      Victor

      Excluir
    3. "O projeto será votado já na terça-feira (17) e será um grande passo para darmos ao estudante não só acesso ao ensino básico, mas ao................."

      Ironia só do destino e da politicada da nossa cidade, não é?
      Mas foi apenas uma pergunta baseada em pequeno "detalhe"(veja acima!), o qual eu li em um comentário no post anterior.
      Movimento social, para todos!


      Abraço!

      Excluir
  2. Curioso é ver crítica tão "embasada" não mostrar nenhuma proposta, nenhum nome foi dado para convites de possíveis palestras, nenhum partido foi citado como, esse sim, um exemplo. Nenhuma possibilidade de diálogo foi aberta seja com o grêmio ou com o partido e nenhuma solução foi dada para os estudantes...
    .
    É nada por nada...

    ResponderExcluir