domingo, 8 de setembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Os moradores do Distrito de Tamoios começam a manifestar sua insatisfação com o início do novo "velho" governo. As rádios locais e mídias de redes sociais estão cheias de reclamações. Foram feitas muitas promessas, mas como de praxe, o ritmo das obras e realização de políticas públicas naquelas áreas essenciais estão devendo e muito. O descaso com o distrito é histórico, mas por incrível que pareça, continua votando e elegendo sempre os mesmos governantes.

*

* Dados retirados do "mini portal da transparência nublada" dão conta que até o mês de agosto deste ano, o novo "velho" governo já arrecadou cerca de 450 milhões de reais. Só de royalties foram 240 milhões. Além da obra do praia, do alargamento de avenidas, algumas pequenas obras e do pagamento do PCCR, não houve nada significativo que justifique esta dinheirama. Será que todo esse dinheiro está em caixa?


Tem muita gente valorizando demais as recentes pesquisas eleitorais efetuadas na cidade faltando um ano para as eleições. Elas refletem o quadro neste momento, quadro esse, muito instável pela insatisfação latente e crescente da população com a política. Acho melhor os supostos líderes "colocarem suas barbas de molho". Quem tem mandato, principalmente, precisa continuar trabalhando muito.

* Por falar em pesquisa, a mídia local divulgou uma pesquisa sobre a aprovação do atual governo municipal e os resultados apresentados na minha modesta opinião são muito ruins, a não ser que alguém ache que 7% de ótimo e 23% de bom é sinal de boa avaliação. Eu acho que não, e vocês?


* O "campeonato de processos" entre MM e AC seguiu firme esta semana. Vários gols marcados para cada lado. Parece que o time marquinista está melhorando sua divulgação. Vou repetir: Se somar o que estes "caras" tem que devolver aos cofres públicos em condenações diversas daria para fazer umas 10 mil casas populares. Ainda esta semana vamos lançar uma enquete para sugerir o tipo de troféu a ser entregue ao "campeão". Os derrotados somos todos nós.


* Por falar em casas populares, Cabo Frio, neste momento, possui um déficit habitacional de cerca de 20 mil casas para famílias que moram em situação indigna. Durante os últimos 16 anos, apesar da magnitude orçamentária de quase 6 bilhões de reais que transitaram pelos cofres públicos, não houve nenhuma política direcionada a esta área. É uma grande irresponsabilidade que tem ajudado a aprofundar a desigualdade social já existente. Enquanto isso quem governou parece que está muito bem de vida e de imóveis.

* Ainda na área de habitação, muitos moradores não tem a situação do seu imóvel regularizada, principalmente, nas áreas periféricas. Também neste campo, a regularização fundiária, praticamente nada foi feito. O governo federal aprovou uma legislação que facilita todo este processo. Isso também faria aumentar a arrecadação de IPTU. Na campanha política de 2012 falamos na tv sobre isso e registramos nosso projeto nesta área no Programa de Governo junto ao TSE. Depois de ouvir e ver, os outros candidatos começaram a falar também, mas não tinham nada registrado ou previsto em seus programas de governo. Daí, nada realizado até agora!!!


* A maior "caixa preta" do orçamento da cidade é a Limpeza Urbana. É praticamente impossível descobrir os reais valores que são gastos nesta área. Este quadro transpassa os governos dos últimos 20 anos. Existe uma grande máfia no Estado, dominada por políticos, que são os verdadeiros donos destas empresas, colocadas em nome de "testas de ferro". Aqui, além da empresa contratada para a coleta, tem o custo do aterro sanitário e as inúmeras empreiteiras de "varriçao", que em sua maioria pertencem a vereadores( não em nome deles, é claro) e pessoas ligadas ao governo. Os últimos dados verificados dão conta de uma despesa de quase 80 milhões de reais por ano.


* O caso "Janira Rocha" tem causado aos militantes do partido grande desgaste dentro e fora do partido. As críticas tem vindo de várias áreas, desde a grande mídia, até setores da sociedade civil. Algumas são virulentas e tentam igualar todo mundo numa vala comum. Internamente acirrou as divergências entre as correntes políticas fundadoras do partido. O partido desde a sua fundação tem tido uma atitude política correta, com mandatos combativos, como aliás era o da Janira, fiscalizando o executivo e se colocando sempre ao lado das lutas dos trabalhadores e setores excluídos da sociedade. Entretanto, o Psol e nem nenhum outro partido está imune a ter desvios de conduta de seus membros. A diferença está na quantidade e na forma de tratar estas questões. No Psol são investigadas e punidas. Já foi expulso um senador e cerca de 15 vereadores. Isso ninguém quer falar.


* O Programa Cidadania e Socialismo, nesta segunda, na JovemTV, ao vivo, as 15:30 horas, abordará os temas, Políticas para a Juventude e Movimento Estudantil. Os convidados serão os diretores do Grêmio Síntese do IFF Cabo Frio, Victor Davidovich e Leonardo Uchoa. Ao final, sorteio do livro da semana e uma peça do artesanato local aos participantes pelo telefone da tv (2629.2571) ou pela página do programa no facebook.


Logo mais as rapidinhas....................

5 comentários :

  1. PERFEITA A COLOCAÇÃO QUE CLÁUDIO LEITÃO DÁ PARA O CASO JANIRA.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir
  2. Jornal Nacional. Chico Alencar e Jean Willis também tiravam dinheiro pra BOCA DE URNA !!!!!!!!! Vai sobrar quem neste chiqueiro? ADEUS PSOL ou BEM VINDO. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, esta não vai colar. A população do Rio de janeiro conhece a conduta, principalmente, do Chico Alencar. Na questão da Janira, sim, os fatos são graves e o partido tomou a iniciativa de apuração e em breve vai anunciar sua decisão. Agora, não seja covarde, assuma suas posições e suas críticas como homem, não como um anônimo que vive em sofrimento com a sua identidade.

    ResponderExcluir
  4. ANÔNIMO VC. VIVE PENDURADO NUM CHIQUEIRO E PENSA QUE TODOS SÃO IGUAIS. NO SEU COMENTÁRIO TERMINA COM UM CONVITE: "BEM VINDO", MAS O PSOL É MAIOR DO QUE OS ATOS PRATICADOS PELOS SEUS INTEGRANTES E IRÁ APURAR OS FATOS. AGORA, UM CONSELHO: PREOCUPE-SE COM O SEU CHIQUEIRO...SEU PORCO SEM IDENTIFICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. A POSTAGEM RESPONDENDO AO ANÔNIMO É MINHA, APENAS ESQUECI DE ASSINAR.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir